5 soluções para eliminar as verrugas dos dedos

22 Junho, 2020
Para remover as verrugas de forma eficaz e segura, é melhor procurar o dermatologista para um diagnóstico e tratamento adequados.

Se você precisa eliminar as verrugas, deve saber que pode optar pelos métodos convencionais, por meio de uma visita ao médico, ou recorrendo a remédios naturais. Estes últimos requerem um pouco mais de paciência.

Descubra neste artigo quais são as 5 melhores soluções naturais para eliminar as verrugas dos dedos. Você poderá consegui-lo em pouco tempo com a ajuda de alguns remédios como o leite da figueira, o alho, a artemísia, a banana ou o vinagre de maçã.

Tratamentos convencionais

Se quisermos eliminar as verrugas de maneira imediata, podemos recorrer ao dermatologista. Os dois tratamentos mais frequentes são por meio de congelamento e cauterização (laser). Além do método escolhido, também dependerá da região. No caso das que aparecem nos dedos, costumam se tratar de verrugas comuns.

Embora geralmente não estejam relacionados a nenhum problema sério de saúde, na maioria das vezes é um problema estético. Portanto, as pessoas geralmente querem eliminá-las o mais rápido possível.

Dessa forma, evita-se que elas se espalhem pelo corpo ou até infectem outra pessoa. Principalmente quando estão em áreas tão expostas quanto os dedos.

Verruga no dedo

Leia também: Elimine verrugas com este tratamento de alho e limão

Soluções para eliminar as verrugas dos dedos

Embora não haja evidências científicas de que esses remédios sejam 100% seguros, eficazes e recomendados, eles são usados ​​no campo popular para eliminar as verrugas dos dedos.

1. Leite de figueira

Este remédio é muito antigo e efetivo. Tem a vantagem de ser gratuito. Porém, nem todas as pessoas têm acesso a ele. Consiste em usar o leite branco que brota quando arrancamos um figo, ramo ou folha da figueira. Este líquido branco e viscoso contém látex, dentre outros componentes.

  • Aplique uma gota do leite sobre a verruga e cubra com uma gaze, sem apertar.
  • Deixe agir durante 8 horas e repita a aplicação.
  • A cada aplicação, deveremos usar um talo novo recém cortado.

2. Alho

O alho ajuda a eliminar as verrugas

O alho é um dos remédios mais populares para pôr fim às verrugas de forma natural. Todos o temos ao nosso alcance e, deste modo, evitaremos os efeitos secundários de outros tratamentos. O alho é um potente antibiótico e antisséptico muito efetivo.

  • Cortaremos um pequeno pedaço de alho, do mesmo tamanho que a verruga. Isso é fundamental porque o alho é tão potente que pode irritar a pele saudável que há ao redor da verruga.
  • Aplicaremos esse pedaço e o prenderemos com esparadrapo para que não saia do lugar. O trocaremos a cada 24 horas até que a verruga caia.

3. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã não é apenas um produto adequado para a limpeza da casa, também é um remédio para eliminar verrugas do dedo.

  • Empaparemos um algodão em vinagre de maçã e o aplicaremos sobre a verruga antes de deitarmos.
  • Vamos cobri-lo com uma gaze e deixaremos agir a noite toda.
  • Pela manhã, tiraremos o algodão e lavaremos a pele.
  • Repetiremos a cada noite até eliminar a verruga por completo.

Veja também: 9 formas de acabar com as verrugas rapidamente

4. Casca de banana

A casca de banana tem algumas propriedades que deveríamos conhecer antes de jogá-la fora. Seu teor de ácido salicílico natural a transforma em uma solução perfeita contra as verrugas, de acordo com as crenças populares.

  • Vamos precisar apenas de um pedaço de casca de uma banana que não esteja nem muito verde nem muito madura.
  • Esfregue a parte interna da casca de banana sobre a verruga várias vezes ao dia.
  • Durante a noite podemos deixá-la em cima da verruga com a ajuda de um esparadrapo.
A casca de banana ajuda a eliminar as verrugas

5. Artemísia

É tido que na medicina tradicional chinesa, a artemísia é usada para remover verrugas usando uma técnica conhecida como moxabustão.

Eles são um tipo de charuto ou cones feitos com folhas secas de artemísia que são aplicados perto da pele para fornecer calor intenso e local.

Nota final

Para eliminar as verrugas dos dedos, é melhor ir ao dermatologista e seguir as suas recomendações. O profissional nos oferecerá uma solução personalizada, confiável e segura que nos ajudará a acabar com o problema definitivamente.

Se você quiser experimentar algum remédio caseiro, tente pelo menos primeiro consultar o dermatologista para descobrir qual é o mais conveniente para o seu caso. Caso contrário, você se expõe a um maior risco de sofrer reações adversas.

  • Yun Y., Shin S., Kim KS., Ko SG., Choi I. Explore (NY). Republic of Korea. Three Cases of Cutaneous Warts Treated With Moxibustion. (2016).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27234466

  • Pazyar N., Faily A. Dermatol Reports. Garlic in dermatology. (2011).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4211483/

  • Bohlooli S., Mohebipoor A., Mohammadi S., Kouhnavard M., Pashapoor S. Int J Dermatol. Pharmacology Department, Ardabil University of Medical Sciences. Comparative study of fig tree efficacy in the treatment of common warts (Verruca vulgaris) vs. cryotherapy. (2007).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17472688