5 segredos para reduzir a inflamação

A inflamação é um processo natural do organismo, que anuncia que algo não está funcionando adequadamente dentro do corpo.
5 segredos para reduzir a inflamação

Última atualização: 14 Novembro, 2018

Assim como a febre, a inflamação é resultado da tentativa do nosso organismo de combater agentes invasores, como vírus e bactérias prejudiciais.

O problema é que algumas vezes ela se torna crônica, podendo desenvolver doenças como artrite, problemas cardiovasculares e até obesidade e diabetes.

Alguns estudos também encontraram relações entre a inflamação crônica e problemas de saúde mental, como a depressão, a ansiedade e a deterioração cognitiva.

O que posso fazer para combater a inflamação?

É possível fazer muitas coisas para minimizar e até eliminar processos inflamatórios. Muitas vezes, a alimentação desequilibrada e outros hábitos inadequados, como o sedentarismo, promovem a inflamação.

Neste artigo, compartilhamos cinco estratégias básicas para desinflamar o organismo e melhorar a saúde em geral.

1. Diminuir o consumo de açúcar

a inflamação

A maioria das pessoas consome grandes quantidades de açúcar na sua dieta sem ter consciência do dano que o doce em excesso causa ao sistema imunológico.

O “vício em açúcar” é muito difícil de combater. Mas, com força de vontade e algumas substituições, você pode fazer muito pela sua saúde e consumir pouco ou nada de açúcar (sem abrir mão de suas guloseimas prediletas).

Confira as seguintes dicas:

  • Experimente sucos de frutas sem nenhum tipo de adoçante. Laranjas, morangos, bananas e mangas são naturalmente doces e não precisam de açúcar. Compre frutas maduras e da estação. Em vitaminas, use bananas, ameixas ou passas para adoçar.
  • O mel e a estévia são bons substitutos do açúcar, inclusive em bolos e bolachas.
  • Refrigerantes são quase inteiramente feitos de água, açúcar e corantes. Possuem zero nutrientes e causam dependência. Sempre que possível, troque o “refri” gelado por água ou sucos.

2. Comer mais alimentos alcalinos

a inflamação

Os alimentos alcalinos ajudam a regular o pH natural do sangue, melhorando o funcionamento de todos os órgãos vitais. Já as dietas muito ácidas provocam alterações no nível da célula e em todo o corpo.

Entre os alimentos que mais acidificam o sangue e que devem ser evitados ou consumidos com moderação estão:

  • Café
  • Açúcar branco
  • Farinhas brancas, como o trigo e a maisena
  • Enlatados
  • Carnes vermelhas
  • Embutidos, como salame e presunto
  • Leite e laticínios

Já estes alimentos ajudam a deixar o pH sanguíneo equilibrado:

  • Vegetais e folhas verdes
  • Chás de ervas, como o chá branco e verde
  • Vinagre de maçã
  • Frutas
  • Cereais integrais

3. Dormir bem

Dormir bem é essencial para a saúde. Foi por isso que a natureza nos reservou várias horas de escuridão total para descansar o corpo.

É durante esse período que nossa “máquina” corporal tem tempo para reparar os seus sistemas sem ser perturbada.

O problema é que encurtamos a noite com iluminação artificial, televisão, celulares, internet e todo o tipo de estímulos que nos mantêm acordados e sem sono até tarde.

Você não precisa se mudar para uma fazenda para dormir bem. Apesar de isso ser uma boa ideia por um tempinho, como nas férias.

Basta deixar o celular, o computador, a televisão e outros aparelhos eletrônicos de lado, pelo menos, uma hora antes de dormir.

4. Fazer exercícios

a inflamação

Existe uma grande quantidade de vídeos online e livros que ensinam exercícios rápidos e eficazes para se adequar a todo estilo de vida.

Por isso, não tem desculpa para não se exercitar. Sempre destacamos o quanto os exercícios são importantes para a saúde em geral. Além de tonificar os músculos, os mantêm bem irrigados pela circulação sanguínea, aquecidos e flexíveis.

O aumento na circulação ajuda o corpo a eliminar toxinas, diminuindo os processos inflamatórios que causam tanta dor.

Quanto de exercício é necessário?

Apenas 30 minutos de exercícios diários são suficientes para reduzir a inflamação provocada por problemas como a artrite e as doenças cardiovasculares.

5. Comer mais gorduras saudáveis

Você sabia que as membranas que envolvem as células e até organelas que existem dentro delas são compostas por lipídios ou gorduras?

As gorduras de boa qualidade são essenciais para a nossa saúde. É por isso que temos que incluí-las na nossa dieta.
A boa notícia é que podem ser encontradas em alimentos gostosos e nutritivos.

Confira algumas fontes de ácidos graxos essenciais:

  • Sementes de chia
  • Linhaça
  • Azeite de oliva
  • Sardinhas
  • Frutas secas
  • Nozes e amêndoas
  • Abacate
  • Peixes gordurosos
Pode interessar a você...
Conheça os melhores remédios naturais para as inflamações
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Conheça os melhores remédios naturais para as inflamações

Conheça remédios naturais para as inflamações. Elas são a resposta do sistema imunológico a invasores estranhos como vírus e bactérias.