5 remédios naturais para tratar a pseudofoliculite

29 de dezembro de 2018
Aplique os seguintes remédios naturais e alivie todo o desconforto provocado pela pseudofoliculite em pouco tempo.

Você já experimentou irritação após barbear ou depois da depilação? Essa erupção cutânea que surge após o barbear ou a depilação e que é tão dolorosa é chamada de pseudofoliculite.

Essa irritação aparece quando os pelos voltam a crescer novamente na fase de crescimento e, em vez de crescer para fora, eles crescem dentro da pele.

Embora não seja um problema médico severo, é doloroso e muito irritante. A próxima vez que você tiver esse problema evite se coçar porque pode piorar o quadro.

Como saber que o que você tem é pseudofoliculite e nada mais?

Para saber se esses remédios são o que você precisa, preste atenção aos seguintes sintomas de pseudofoliculite:

  • Uma erupção cutânea aparece nas áreas do corpo que foram raspadas ou depiladas recentemente.
  • Você pode ver os pequenos pelos que não saíram. Se você tiver pele escura, você pode tentar passar os dedos pela área para identificar se o pelo está encravado.

1. Óleo de malaleuca

Óleo da árvore do chá serve para tratar a pseudofoliculite

O óleo de malaleuca tem vários benefícios para o corpo. Neste caso, ele atua como um poderoso antisséptico, combatendo a  inflamação e o desconforto. 

Lembre-se de que ao usar óleos, você deve diluí-los um pouco para evitar reações adversas.

Para preparar este remédio, você só precisa de 2 colheres de sopa de óleo de malaleuca, 1 colher de chá de azeite e 1 chumaço de algodão. Você só precisa misturar bem os dois óleos.

Conheça: 4 dicas para uma boa depilação

Uma vez pronto, lave a área com água e sabão. Impregne a mistura em um algodão e aplique na área afetada pela foliculite.

Com este remédio não é necessário enxaguar a área e você pode aplicá-lo 2 vezes ao dia até o problema desaparecer. Se a sua pele for muito sensível, aplique o óleo logo após se barbear.

Desta forma, você evitará o aparecimento das espinhas.

2. Compressas frias

As compressas frias são outra boa solução para os transtornos causados pelo barbear. O efeito imediato será a redução da inflamação, vermelhidão e coceira. Este remédio é ideal para a área íntima. 

Você verá que você pode usar sua roupa favorita sem problema em questão de minutos sem riscos. Você só precisará de um par de cubos de gelo e uma toalha.

Para fazer a sua própria compressa, enrole os cubos de gelo na toalha e coloque na área com a erupção cutânea.  Aplique compressas frias quantas vezes ao dia precisar.

3. Água de hamamélis

A água de hamamélia serve para tratar a pseudofoliculite

A água de hamamélis possui propriedades extraordinárias para a pele. Atua como um anti-inflamatório e diminui a vermelhidão.

Além disso, a hamamélis é um antisséptico natural. Isso é muito bom porque a pseudofoliculite mal curada pode causar infecções.

Embora não sejam feridas graves, podem complicar ao esfregar as roupas ou coçando para tentar acabar com a coceira.

Para isso, será preciso de 3 colheres de sopa de hamamélis e 1 chumaço de algodão. Pegue a hamamélis e impregne o pedaço de algodão. Aplique tantas vezes por dia quanto precisar.

Após cada aplicação, você notará alívio gradualmente.

4. Vinagre de maçã

vinagre de maçã é outra ótima opção para tratar a pseudofoliculite. Tem um efeito de cura muito rápido. Também é anti-inflamatório e seca as espinhas. Embora seja um remédio muito eficaz, não é ideal para todos.

Não aplique este remédio se a sua pele for sensível. Não o aplique na área íntima porque será muito doloroso. Para preparar este remédio, você só precisa de 1 colher de chá de vinagre de maçã e um pedaço de algodão.

Para usar este remédio, você só deve mergulhar o algodão no vinagre e aplicar sobre a área afetada. Deixe secar ao ar livre e enxágue com água fresca. Repita o processo 3 vezes ao dia até diminuir a sensação de queimação.

Visite este artigo: Como combater os fungos nas unhas com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

5. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio serve para tratar a pseudofoliculite

Outro tratamento simples e rápido é o bicarbonato de sódio com água. Este remédio proporcionará alívio imediato e sem efeitos adversos. Na verdade, quando você o aplicar, sentirá um rápido alívio e frescor.

Portanto, recomendamos para a pseudofoliculite e picadas de insetos.

Você só precisará de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de água. Misture estes dois ingredientes para formar uma pasta e aplique sobre a pele.

Deixe por 10 minutos. Cubra com uma gaze ou uma toalha para evitar que escorra. Enxágue com água fresca.

O que você deve evitar quando você tem pseudofoliculite?

Sabemos que este é um problema muito doloroso. Portanto, evite as seguintes ações que podem agravar o problema:

  • Evite raspar novamente. É melhor esperar 3 dias para barbear no lugar onde as espinhas apareceram. Tente evitar barbear por um tempo, ou pelo menos até a reação ter desaparecido.
  • Evite coçar ou estourar. No momento, isso pode parecer um alívio, mas depois de algumas horas você terá criado lesões que podem infeccionar.
  • Evite usar lâminas usadas. É possível que as espinhas tenham aparecido porque a lâmina de barbear está pouco afiada. Se for assim, recomendamos que você a troque por uma nova.
  • Ramos-e-Silva, M., & Pirmez, R. (2014). Red face revisited: Disorders of hair growth and the pilosebaceous unit. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2014.02.018
  • Jasterzbski, T. J., & Schwartz, R. A. (2015). Pseudofolliculitis cutis: A vexing disorder of hair growth. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/bjd.13427
  • Ross, E. V., Cooke, L. M., Timko, A. L., Overstreet, K. A., Graham, B. S., & Barnette, D. J. (2002). Treatment of pseudofolliculitis barbae in skin types IV, V, and VI with a long-pulsed neodymium:yttrium aluminum garnet laser. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1067/mjd.2002.124081