Como combater os fungos nas unhas com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

21 de setembro de 2017
Tanto o bicarbonato de sódio quanto o vinagre de maçã têm propriedades antifúngicas se forem aplicados de maneira constante.

É possível combater os fungos nas unhas com ingredientes naturais. Conheça um tratamento caseiro fácil e eficaz neste artigo.

Os fungos que se desenvolvem nas unhas, em uma condição conhecida como onicomicose, são um problema que se apresenta pelo crescimento excessivo de dermatófitos ou leveduras.

É um problema muito comum na população e que, ainda que não seja grave, pode causar alterações na cor, textura e formato das unhas.

Sua principal causa é o contato com ambientes contaminados, como o chão ou sapatos, mas também pode ocorrer pelo enfraquecimento do sistema imunológico e pelo suor excessivo.

Ainda que, a princípio, passe despercebido, com o tempo faz com que as unhas adquiram uma cor amarelada, quase sempre acompanhada de seu enfraquecimento e quebra.

Felizmente, existem vários remédios e produtos cosméticos que, por suas propriedades, ajudam a combater os fungos nas unhas antes de ocorrerem outras complicações.

Entre eles, encontramos um tratamento natural de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio, dois ingredientes antifúngicos que aceleram sua recuperação, sem causar efeitos adversos.

Neste artigo, contaremos quais são seus benefícios e como preparar em casa, seguindo passos bem simples.

Tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio para combater os fungos nas unhas

O tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio é uma opção natural para eliminar os fungos que afetam a estrutura das unhas.

Esse produto inibe o crescimento dos micro-organismos, evitando que enfraqueçam a unha ou que a tornem amarelada ou escura.

Ainda que o fungo não possa ser eliminado da noite para o dia, seu uso regular impede que eles continuem se proliferando ou contagiem outras pessoas.

No entanto, é primordial complementar seu uso com bons hábitos de higiene, já que uma limpeza correta é fundamental para alterar o ambiente de que os fungos necessitam para crescer.

Benefícios do vinagre de maçã

Vinagre de maçã para combater os fungos nas unhas

O vinagre de maçã é um produto obtido através do processo de fermentação da fruta, que permite a liberação de bactérias e leveduras saudáveis.

Eles não só lhe conferem seu sabor ácido característico, como também concentram propriedades antifúngicas e bactericidas que ajudam a proteger o organismo.

  • Contém ácido málico e ácido acético, duas substâncias de ação alcalina que ajudam a deter as infecções por leveduras.
  • Sua aplicação regular altera o ambiente de que os fungos necessitam para se proliferar, de modo que facilita sua eliminação.
  • Contém quantidades interessantes de bioflavonoides, vitaminas, minerais e fibras que, entre outras coisas, beneficiam a saúde da pele.

Benefícios do bicarbonato de sódio

Bicarbonato para combater os fungos nas unhas

O bicarbonato de sódio é um produto natural que tem sido usado com finalidades gastronômicas, domésticas e medicinais.

  • Possui propriedades antissépticas, alcalinas e antifúngicas, que facilitam o controle de vários tipos de infecções internas e externas.
  • Seu uso tópico remove as células mortas acumuladas na superfície da pele e, ao mesmo tempo, freia o crescimento dos fungos que atacam as unhas.
  • É ideal para regular o pH cutâneo, já que diminui o suor excessivo e outras alterações que facilitam o desenvolvimento dos fungos e bactérias.
  • Suas propriedades clareadoras ajudam a restabelecer o tom natural das unhas, ao mesmo tempo em que diminuem a cor desagradável amarelada ou marrom.

Como preparar este tratamento para combater os fungos nas unhas

Como combater os fungos nas unhas com vinagre de maçã e bicarbonato

O tratamento de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio é realizado em duas sessões simples:

  • Em primeiro lugar, devemos aplicar o vinagre de maneira direta sobre as unhas, seja com um algodão ou durante o banho.
  • Em seguida, após vários minutos com o produto, utilizaremos o bicarbonato de sódio para potencializar a ação antifúngica.

Ingredientes

  • 6 xícaras de água (1,5 litros)
  • ½ xícara de vinagre de maçã (125 ml)
  • 7 ½ colheres de bicarbonato de sódio (75 g)

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo para aquecer e, quando estiver numa temperatura suportável para a pele, adicione o vinagre de maçã.
  • Coloque os pés de molho no líquido e deixe-os repousar durante 15 minutos.
  • Passado esse tempo, seque-os bem e aplique o bicarbonato de sódio, com suaves massagens esfoliantes.
  • Aplique este ingrediente diretamente sobre as unhas e deixe agir por mais 15 minutos.
  • Enxágue com água morna e volte a secar.
  • Repita o tratamento todas noites, até melhorar o aspecto das unhas afetadas.

Leve em conta que, ainda que este método possa eliminar os fungos, os efeitos não surgem com uma única aplicação.

É primordial sermos constantes com o tratamento para submeter os fungos a um ambiente ácido que facilite sua eliminação total.

Recomendados para você