Combata os fungos nas unhas com um tratamento de cúrcuma

· 31 de maio de 2017
Graças às propriedades medicinais da curcumina, o composto ativo da cúrcuma, poderemos combater os fungos da unhas de forma eficaz e ainda fortalecê-las

Os fungos nas unhas, que podem aparecer tanto nos pés como nas mãos, são conhecidos em termos médicos como onicomicoses. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como combater os fungos nas unhas com um tratamento de cúrcuma.

Trata-se de uma infecção por dermatófitos ou leveduras que, em um ambiente adequado, podem se proliferar sem inconvenientes sob a estrutura da unha.

É um problema muito comum na população e, mesmo que existam muitas formas de preveni-la, costuma acontecer pelo menos uma vez na vida da maioria das pessoas. 

Ainda que, em geral, não represente um problema de saúde grave, sua presença pode gerar enfraquecimento, quebra e perda total da unha.

Além disso, algumas pessoas sentem dor ao utilizar certos tipos de calçados e, com os dias, notam que o aspecto das unhas é amarelado e feio.

Felizmente, é uma condição que pode ser tratada de forma natural graças às propriedades antimicóticas de ingredientes como a cúrcuma.

Neste artigo contaremos por que ela é tão efetiva e como utilizá-la para esta finalidade.

Pegue lápis e papel!

Tratamento de cúrcuma para combater os fungos nas unhas

Fungos nas unhas dos pés

A cúrcuma (Curcuma longa) é uma raiz que pertence à mesma família do gengibre: as zingiberáceas.

Desde a antiguidade vem sendo valorizada por seu alto teor de nutrientes e propriedades para a saúde que, tanto interna quanto externamente, ajudam a manter o bem-estar do corpo.

Utilizada como corante e condimentos de muitas preparações, é um ingrediente que não falta na cozinha de milhões de pessoas.

Mesmo que a maioria de suas aplicações estejam relacionadas com a gastronomia, a cúrcuma também costuma ser utilizada como base para muitos remédios caseiros.

Isso se deve aos seus potentes efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos cuja assimilação promove o alívio de muitas condições que afetam a saúde.

Veja também: Como cuidar das unhas para fortalecê-las 

Por que utilizar o tratamento de cúrcuma para combater os fungos?

Cúrcuma para combater os fungos das unhas

Com relação ao tratamento de cúrcuma contra os fungos nas unhas, este ingrediente vem demonstrando efeitos muito interessantes.

Ela não só combate os micro-organismos que causam a infecção, como também ajuda a aliviar o enfraquecimento e alteração de cor que a unha passa durante o problema.

  • A curcumina, seu principal composto ativo, exerce um efeito antifúngico e antibacteriano que ajuda a frear o crescimento das leveduras e dermatófitos que geram esta doença.
  • Além disso, proporciona um extra de nutrição para as cutículas e superfície das unhas. Assim, aumenta sua força para evitar a quebra.
  • Inclusive, por seu teor de vitaminas, antioxidantes e minerais, é uma grande aliada para combater os danos que costumam aparecer devido ao contínuo contato com produtos químicos e superfícies do ambiente.

Como preparar o tratamento de cúrcuma para combater os fungos das unhas?

Tratamento de cúrcuma para combater os fungos das unhas

Com a finalidade de potencializar os efeitos da cúrcuma no tratamento dos fungos nas unhas, propomos combiná-la com o maravilho óleo de coco.

Descubra: Como usar o óleo de coco para ter um cabelo espetacular

Este ingrediente tem compostos antibacterianos e antifúngicos que, ao serem absorvidos, ajudam a frear o crescimento dos fungos que provocam este incômodo problema.

Por outro lado, graças aos seu ácidos graxos essenciais e antioxidantes, proporciona hidratação e nutrição para as cutículas, controlando o excesso de ressecamento e a quebra constante.

Ingredientes

  • 3 colheres de óleo de coco orgânico (45 g)
  • 3 colheres de cúrcuma em pó (30 g)

Utensílios

  • Frasco de vidro com tampa

Modo de preparo

  • Coloque o óleo de coco para derreter, este deve ser 100% orgânico, quando estiver fundido, misture-o com a cúrcuma em pó.
  • Assegure-se de obter um produto cremoso e retire do fogo.
  • Deixe repousar por alguns minutos e, quando estiver morno, armazene-o no frasco de vidro.
  • Uma vez solidificado, comece a utilizá-lo sobre as unhas.

Modo de uso

  • Pegue a quantidade de remédio de cúrcuma que considerar necessária e esfregue sobre as unhas afetadas pelos fungos.
  • Deixe que seja bem absorvida durante 30 ou 40 minutos e enxágue.
  • Se gostar, aplique-o sobre as plantas dos pés e outras áreas susceptíveis ao desenvolvimento dos fungos.
  • Repita seu uso todos os dias, até notar uma mudança notória nas unhas.

Para finalizar!

Saiba que, para conseguir ótimos resultados, devemos complementar a aplicação do remédio com bons hábitos de higiene e o uso de calçados ventilados.

Evite entrar em contato com ambientes úmidos, já que, infelizmente, estes facilitam o crescimento dos fungos.

Limpe bem seu calçado e meias, principalmente se os fungos entraram em contato com eles.

Evite compartilhar utensílios de uso pessoal, tais como:

  • Sabonetes
  • Cortador de unhas
  • Toalhas
  • Esmalte para unhas
  • Lixas

Cuide, também, de sua alimentação para que seu sistema imune esteja forte ante a presença de fungos e bactérias.

  • Cecilio Filho, A. B., Souza, R. J. de, Braz, L. T., & Tavares, M. (2000). Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Ciência Rural. https://doi.org/10.1590/S0103-84782000000100028
  • Apisariyakul, A., Vanittanakom, N., & Buddhasukh, D. (1995). Antifungal activity of turmeric oil extracted from Curcuma longa (Zingiberaceae). Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/0378-8741(95)01320-2