10 truques para combater o calor

09 Outubro, 2020
Embora seja difícil de acreditar, tomar uma ducha de água fria pode nos fazer sentir ainda mais calor, já que o corpo eleva a temperatura para mantê-la estável. O ideal é tomar uma ducha com água morna.

O verão é sinônimo de férias, passar muito tempo ao ar livre e aproveitar o clima quente. Se você acha que às vezes a temperatura fica insuportável, então essa série de recomendações e truques que ajudam a combater o calor será útil para você.

1. Transpirar e beber água

Beber água antes e depois de uma sessão de sauna pode ajudar a reduzir o risco de desidratação.

Suar é um mecanismo natural de defesa para regular o calor e ajuda o corpo a se manter refrescado. Esse processo de refrigeração é realizado por milhões de glândulas sudoríparas localizadas em diferentes regiões do corpo (apócrinas) e na pele (écrinas).

No entanto, transpirar por algumas horas pode levar à desidratação. Portanto, é necessário beber água regularmente para manter o equilíbrio do corpo.

Para combater o calor, não é necessário beber grandes quantidades de água gelada. Basta beber uma quantidade suficiente de líquido, em temperatura fresca. Você também pode molhar as orelhas com um pouco de água fresca de vez em quando, um truque simples que ajuda a amenizar o calor.

Visite este artigo: 9 dicas para desintoxicar o corpo de forma natural

2. Evite tomar ducha de água fria

Muita gente pensa que um bom banho de água fria reduz a temperatura corporal. Contudo, o efeito produzido é a ativação do organismo para que eleve a temperatura e não perca calor.

Então, o mais adequado é tomar uma ducha de água morna, já que é o suficiente para baixar a temperatura, mas também serve para que o organismo não retenha o calor.

3. Use roupas pretas

Combata o calor: vista roupas pretas

Geralmente, recomenda-se o uso de roupas de cores claras no verão, pois as cores em tons escuros concentram o calor.

No entanto, é preciso reconhecer que o corpo humano é outra fonte de calor. Roupas brancas refletem a temperatura quente do corpo, mas não a deixam sair. Assim, o calor acaba voltando para o corpo. Por outro lado, roupas pretas vão absorver o calor.

Então, o uso de roupas claras ou escuras dependerá das condições climáticas.

4. Use um chapéu

Esses acessórios são importantes para se proteger dos raios solares. Prefira modelos que sejam feitos de fibras sintéticas que não absorvam o suor. Além disso, devem ter ventilação para permitir que a transpiração e o calor se dissipem.

5. Use roupas leves, soltas e respiráveis

Segundo os especialistas de Maldita Ciencia, “roupas escuras oferecem uma vantagem sempre que exista corrente de ar, por mais leve que seja” e acrescentam: “roupas escuras também absorvem energia (calor) proveniente do próprio corpo e, sempre que houver pelo menos uma brisa leve, ajuda a dissipá-lo do corpo”.

Portanto, muitas pessoas recomendam, além de usar roupas leves, folgadas e confortáveis, usar roupas de cores escuras, como as pretas.

6. Faça refeições leves

Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais ajudará a combater o calor, hidratar o corpo e gozar de boa saúde. Os melhores alimentos, por seu alto teor de água, são as verduras e as frutas. Veja a seguir algumas opções mais recomendáveis:

  • Pera.
  • Maçã.
  • Melão.
  • Alface.
  • Pepino.
  • Tomate.
  • Brócolis.
  • Cenoura.
  • Melancia.
  • Espinafre.

7. Coma algo apimentado

Alimentos apimentados estimulam a transpiração, o que pode ajudar a regular a temperatura do corpo em algumas ocasiões. Agora, se você não gosta de comida apimentadas ou se isso nem sequer chama sua atenção, então é melhor escolher frutas ricas em água, como melancia e melão.

8. Não abuse de bebidas com cafeína, álcool ou açúcar

Sorvetes, refrigerantes, sucos prontos e até a cerveja, em vez de refrescar o corpo, ativam a perda de líquidos corporais e, em alguns casos, aumentam o calor.

Se quiser, coma aquele delicioso sorvete de frutas que você tanto gosta, mas não abuse desse recurso com frequência, pois pode ser contraproducente para você, inclusive para sua aparência.

Quer saber mais? Leia: 9 frutas para hidratar seu corpo naturalmente

9. Refresque áreas específicas do corpo

Aplicar compressas frias em regiões como os pulsos, atrás dos joelhos, nuca e pescoço é uma opção fácil e útil. Isso porque as veias e artérias estão muito mais próximas da pele.

Assim, ao entrar em contato com uma bolsa de água fria, a temperatura do fluxo e da circulação sanguínea diminui. O efeito: maior frescor no corpo.

Como você pode ver, esses truques não são tão difíceis de aplicar. Assim, esperamos que ajudem para que seu verão seja incrível e, principalmente, para que você aproveite a temporada de calor. Você também pode verificar as recomendações do Ministério da Saúde da Espanha.