5 propriedades adelgaçantes da pimenta chili
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A pimenta chili é o fruto das plantas herbáceas da América, onde tem sido usada há séculos na cozinha. Tem um sabor picante que funciona muito bem para melhorar o sabor de certos pratos.
Além de suas propriedades culinárias, aqui vamos falar sobre as propriedades adelgaçantes da pimenta chili. Você descobrirá que ela tem muitas e é uma boa razão para incluir esse ingrediente em sua vida.
1. Previne o acúmulo de gordura
A primeira das propriedades adelgaçantes da pimenta chili é que ela faz você suar de maneira considerável. Esta fruta contém capsaicina, um componente ativo que lhe dá o sabor picante.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Maastricht (Holanda), a pimenta chili favorece a eliminação de gorduras acumuladas em excesso.
Isto se deve a um mecanismo que é ativado e que causa a morte celular de células de gordura imaturas.
Leia também: Bebida de gengibre, cúrcuma e pimenta caiena para desintoxicar o corpo
2. A pimenta chili acelera o metabolismo
A pimenta chili tem propriedades de emagrecimento porque acelera o metabolismo em até 25%, razão pela qual promove a perda de peso.
A transpiração causada por alimentos condimentados ajuda a perder calorias e a perder peso.
Nesse sentido, temperar as refeições com pimenta chili, sem abusar, é uma forma de aproveitar suas propriedades.
3. Reduz o apetite
Outra das propriedades adelgaçantes da pimenta chili é que, graças à capsaicina, reduz o desejo de comer demais.
Um estudo revelou que consumir um grama de pimenta chili reduz o apetite e aumenta a queima de gordura em pessoas que não consomem chili regularmente.
No entanto, também foi observado que em pessoas acostumadas a comer alimentos condimentados não se verificaram esses efeitos, o que significa que pode ser desenvolvida uma certa tolerância a esse alimento.
4. Propriedades termogênicas
A capsaicina é usada como termogênico para perder peso porque:
- Queima calorias
- Aumenta a temperatura corporal basal
- Acelera o metabolismo
Por esse motivo, é comum encontrá-la em produtos comerciais que favoreçam a queima de gordura. Se você quiser aproveitar este benefício, leia abaixo que nós lhe daremos a receita de um gel frio.
Você quer saber mais? Leia: O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?
5. A pimenta chili previne a obesidade
De acordo com um estudo da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, graças à capsaicina, a pimenta chili ajuda a queimar gordura e inibir a proliferação de células de gordura. Por isso a pimenta chili é um dos melhores ingredientes para perder peso e prevenir a obesidade.
Claro, lembre-se que nenhum alimento sozinho fará o trabalho completo. É necessário que você siga uma dieta saudável e faça exercício físico.
Bebida desintoxicante de pimenta chili
Experimente esta bebida por 30 dias. Você não precisa se preocupar com o sabor, porque todos os ingredientes complementam bem o chili.
Ingredientes
- 1 pimenta chili verde
- ½ pepino
- 1 ramo de aipo
- 1 fatia de abacaxi
- 1 copo de água (200 ml)
Preparação
- Processe todos os ingredientes.
- Se preferir, você pode coar, embora nós recomendemos consumir a fibra natural de todos os ingredientes.
Batida queima-gordura natural de pimenta chili
Você pode tomar esta batida em jejum ou antes de dormir para aproveitar as propriedades adelgaçantes da pimenta chili. Outra opção é aplicá-la diretamente na pele, principalmente em áreas com estrias.
Se você escolher a aplicação tópica, você notará uma sensação de calor devido à ação termodinâmica da pimenta. O único cuidado que você deve ter é evitar aplicá-lo na pele com ferimentos ou lesões, pois você sentirá ardor.
Ingredientes
- 1 pimenta chili moída
- Suco de 1 limão
- 1 colher de chá de mel (7,5 g
- ½ copo de chá verde (100 ml)
Preparação
Misture todos os ingredientes e consuma. Caso contrário, o mel dará a consistência necessária para aplicar na pele.
Gel frio para reduzir centímetros ao abdômen
Este gel redutor frio é ideal para aproveitar as propriedades adelgaçantes da pimenta chili. É a escolha perfeita para quem procura opções com ingredientes completamente naturais.
Ao aplicar o gel todos os dias:
- Você favorecerá a desintoxicação do organismo.
- Você vai melhorar a circulação.
- Você reduzirá a gordura acumulada.
Recomendamos aplicá-lo na pele limpa com uma massagem e deixar descansar por algumas horas. Uma excelente opção é aplicá-lo antes de se exercitar para melhorar os resultados.
Ingredientes
- Casca de laranja seca em pedaços pequenos ou pó
- Casca de toranja seca em pedaços pequenos ou em pó
- 4 colheres de sopa de algas secas (60 g)
- 1 pimenta chili
- 1 colher de sopa de pimenta de caiena (16 g)
- 2 colheres de sopa de canela em pó (30 g)
- 3 colheres de sopa de sementes de linhaça (45 g)
- 1 xícara de vinagre de maçã (250 ml)
- 1 xícara de água (250 ml)
Procedimento
- Misture as cascas de frutas cítricas com as algas e a pimenta cortada em pedaços.
- Adicione a pimenta de caiena, o vinagre de maçã e a água.
- Leve para ferver.
- Retire do fogo e espere repousar um pouco antes de se coar.
- Adicione a canela e as sementes de linhaça e volte ao fogo por mais 40 minutos.
- Retire do fogo quando estiver pronto, coe e guarde em uma jarra hermética para manter na geladeira.
Agora que você conhece as propriedades adelgaçantes da pimenta chili e algumas receitas para aproveitá-las, você só precisa incluí-la em sua vida.
Quer seja como alimento ou de forma tópica, você certamente verá grandes benefícios em algumas semanas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Janssens, P. L. H. R., Hursel, R., Martens, E. A. P., & Westerterp-Plantenga, M. S. (2013). Acute Effects of Capsaicin on Energy Expenditure and Fat Oxidation in Negative Energy Balance. PLoS ONE, 8(7). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0067786
- Ludy, M. J., & Mattes, R. D. (2011). The effects of hedonically acceptable red pepper doses on thermogenesis and appetite. Physiology and Behavior, 102(3–4), 251–258. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2010.11.018
- Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., … Büsselberg, D. (2017, May 19). Chili pepper as a body weight-loss food. International Journal of Food Sciences and Nutrition. Taylor and Francis Ltd. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
- Morales Martínez, C. E., & Marquez Aguirre, A. L. (2016). The Prospective Antiobesity Effect of Capsaicin Synthetic Analogs: A Matter of Weight. Medicinal Chemistry, 06(05). https://doi.org/10.4172/2161-0444.1000371
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.