5 passos para dizer adeus ao mau hábito

Terminar os maus hábitos não é uma tarefa fácil. No entanto, se você seguir algumas recomendações, talvez seja mais fácil para você. Veja estas 5 passos para dizer adeus ao mau hábito.

Às vezes, acabar com maus hábitos não é fácil. No entanto, se você seguir estes passos para dizer adeus ao mau hábito talvez pareça mais fácil. Não hesite e tome nota destas recomendações que serão mais úteis.

1. Pense se é um mau hábito ou um vício

Diga adeus ao mau hábito não misturando vícios

É essencial que, antes de tudo, você mesmo possa ver se você está enfrentando um mau hábito ou um vícioA principal diferença entre os dois é o contexto situacional em que ocorre.

Por exemplo, se é sempre em um horário fixo ou em certas circunstâncias que não variam, você tem os mesmos maus hábitos.

Pense o que aconteceria se a situação mudar. Se você poderia segurar um par de horas sem incorrer em seu mau hábito ou se você manteria a mente nisso de igual forma.

Você deve ter em mente que, no caso de um vício, isso não só tem uma série de sintomas ao nível fisiológico, mas também a níveis psicológicos e emocionais.

Portanto, é muito mais complicado lutar sozinho contra um vício. Neste caso, seria melhor se você consultasse um especialista ou um psicólogo. Se é um mau hábito, você pode corrigi-lo sozinho.

Veja também: Os 5 maus hábitos que praticamos quando queremos perder peso rapidamente

2. Defina o objetivo de se livrar desse hábito

Diga adeus ao mau hábito não comprando cigarros

Você deve definir o objetivo de você se livrar desse hábito. Para isso, você terá que definir as razões pelas quais você tem que deixá-lo. Pense nas consequências negativas e o que isso implica.

Não se esqueça de imaginar o que será a vida do dia-a-dia sem isso. O objetivo aqui é que você encontre as vantagens de abandonar esse hábito.

Portanto, o importante é fazer uma lista de todas as coisas negativas que esta prática pode causar. Só então você verá claramente por que você deve deixar o mau hábito e a situação em que você se encontra.

Além disso, pode ajudar preparar outra lista com futuras mudanças positivas. Para isso, você terá que descrevê-las muito bem. Desta forma, você conseguirá motivação para ser frutífera.

3. Defina um prazo para atingir seu objetivo

Diga adeus ao mau hábito largando o cigarro e o álcool

É importante marcar a data final em que você deseja vencer esse hábito. Esse é um dos passos para dizer adeus ao mau hábito mais importante. Portanto, seria aconselhável definir um período de tempo realista. O mais comum é estabelecer uma duração que oscila entre um e três meses.

Tenha em mente que, por muito que você queira, você não pode se livrar de um hábito em um dia. Então, estar ciente disso ajudará você a se preparar no seu íntimo.

Além disso, o simples fato de dividir o objetivo em várias etapas pode ajudar. Assim, você conseguirá que sua mente assimile as possíveis mudanças graduais sem que isso o coloque em estresse. Por exemplo, no dia seguinte, deixe de praticar esse hábito prejudicial durante a tarde.

Em uma semana, faça isso apenas nos finais de semana e, uma vez que o mês se passou, abandone-o, por exemplo.

4. Encontre pessoas que possam estar nas mesmas circunstâncias que você

Diga adeus ao mau hábito largando o cigarro

Através das redes sociais, você pode, talvez, encontrar pessoas que compartilhem a mesma situação. Suas histórias podem ser de inspiração. Você pode dizer-lhes suas preocupações, pedir conselhos, etc.

Eles estão em situações semelhantes, então, provavelmente eles realmente entenderão você e não o julgarão. Tenha em mente que quanto mais as pessoas próximas a você conhecem suas intenções, mais a possibilidade de falha é reduzida.

E é isso, embora muitas vezes não queiramos admitir isso, sempre achamos importante a opinião dos outros e, no entanto, não cedemos à influência da sociedade, e pode nos ajudar nos nossos propósitos de modificá-los.

Recomendamos que você leia: Você está preocupado com a saúde do seu cérebro? Descubra seis maus hábitos que podem afetá-la

5. Não tenha medo de voltar ao hábito

Diga adeus ao mau hábito deixando de tomar tanto remédio

De vez em quando você pensará em voltar ao hábito. É importante não ter medo dele e não se culpar se sentir momentos de fraqueza.

Nesse caso, o que você precisa fazer é tentar novamente abandoná-lo. Às vezes, as coisas não são alcançadas à primeira vez.

Você pode considerar o seu hábito como derrotado se tiverem decorrido 66 dias desde a data proposta e você não voltou para ele. Então você terá superado esse mau hábito que você teve.

Recomendados para você