5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade
A ansiedade é um estado transitório de tensão em que o indivíduo sente medo e desejo de resolver determinada situação. A ansiedade pode gerar estresse ou sofrimento mórbido. Para evitar isso, vamos falar sobre 5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade.
O indivíduo é cercado por um ambiente e deve lidar com situações que surgem em sua vida. A família, o trabalho, os amigos e o parceiro são os pilares emocionais da pessoa. Durante o curso da vida, procure fortalecer o seu eu interior para alcançar o equilíbrio em cada um desses pilares.
A ansiedade começa com uma fase de preocupação, depois os pensamentos dominam a mente, porque a pessoa não tem controle sobre sua vida. Você vive em um estado de tensão e preocupação, mas, se você não tomar cuidado em controlar as emoções e vivê-las uma de cada vez, pode acabar experienciando uma crise de ansiedade.
Nas crises de ansiedade, você pode recorrer a um psicólogo para obter as ferramentas necessárias para lidar com as emoções. Entre os métodos para aliviar a ansiedade, o yoga trabalha para controlar o estresse.
A eficácia do yoga para controlar a ansiedade está na espiritualidade e na calma que cada prática oferece. A ansiedade faz o indivíduo focar no futuro e nas situações que ele não pode controlar, mas essa disciplina propõe viver o presente e limpar a mente.
Quando você sentir ansiedade e preocupação, tente praticar yoga e você verá a transformação que ocorrerá em sua vida. Aqui vamos deixar 5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade.
1. Você desconecta a mente dos problemas
O yoga desconecta você dos problemas, porque toda a prática requer concentração. Assim, você vai parar de pensar nas coisas que estão te perturbando, porque você estará concentrado no momento.
- A prática do yoga ensina a deixar os problemas de lado porque eles não podem controlar a sua vida. Você precisa tomar cuidado e não se preocupar.
- O yoga oferece as ferramentas de relaxamento para lidar com os problemas e não deixar que uma situação o perturbe.
- Relaxe e respire; os problemas sempre têm solução.
Recomendamos ler: A importância de não pensar em problemas que não se materializaram
2. Equilíbrio entre o espiritual e o terreno
A prática do yoga cria um elo entre o espiritual e o terreno. A meditação pode ser uma ferramenta para alcançar este estado, porque o espírito sobe para se concentrar e ver a vida como a coisa mais preciosa dos seres humanos.
O espiritual não o desconecta da realidade, porque você deve enfrentá-la. No entanto, ter uma conexão espiritual permite que você viva com outra perspectiva. Você não precisa necessariamente praticar o hinduísmo ou o budismo para alcançar essa conexão, já que o espiritual vai além da religião.
3. Você aprende a viver o presente
A ansiedade te transporta para o futuro com raiva do passado, mas o yoga te leva para viver no presente. A vida é composta de momentos e você precisa aproveitar cada um deles, pois as memórias são construídas diariamente.
A prática de yoga para a ansiedade te dá as ferramentas para se concentrar no presente. As posturas e a respiração são uma expressão de viver o momento, porque elas são realizadas em todas as práticas do yoga. Não se preocupe se você não tiver o mesmo desempenho todos os dias… é normal.
Cada aula de yoga é única. A carga emocional e física que você carrega determinará a prática. Viver o presente e desfrutar de toda a prática do yoga ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.
Não deixe de conferir esse artigo: Devemos esquecer a dor para começar de novo
4. Fortalece seu corpo e fornece bem-estar físico
O yoga dá ao seu corpo um espaço para honrá-lo e trabalhar seu físico. Com cada postura, você exercita as partes do corpo de modo que os músculos, ossos, pulmões e coração sejam fortalecidos.
As mudanças físicas que o yoga gera serão notadas e você se sentirá bem, pois estará dando ao seu corpo mais saúde. Com cada prática de yoga, você desenvolve a flexibilidade, resistência e tônus.
- As posturas ajudarão a corrigir e aliviar o desconforto.
- O yoga fará com que você se sinta mais animado e não tenha pensamentos e energias negativos.
5. Fornece uma perspectiva de vida onde você é o foco
No yoga, você é o foco do seu universo e não há nada nem ninguém que o perturbe. É um momento para você, onde você proporciona saúde e bem-estar ao corpo. Na prática do yoga, existe apenas você, e você deve se esforçar para realizar cada posição e avançar na busca pelo equilíbrio.
Praticar yoga para a ansiedade fará com que você avance e afaste tudo o que o preocupa e faz com que você se sinta mal emocionalmente. Os problemas devem ser resolvidos com atitude e disposição positivas, porque a vida é cheia de desafios.
Essas 5 ótimas dicas de yoga o ajudarão a controlar a ansiedade e a viver plenamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Ellis, A., Grieger, R., & Marañón, A. S. (1990). Manual de terapia racional-emotiva (Vol. 2). Barcelona, España: Desclée de Brouwer.
- Li, AW, y Goldsmith, CAW (2012, marzo). Los efectos del yoga sobre la ansiedad y el estrés. Revisión de Medicina Alternativa. https://doi.org/10.1016/j.jinsphys.2011.01.005
- Streeter, C. C., Whitfield, T. H., Owen, L., Rein, T., Karri, S. K., Yakhkind, A., … Jensen, J. E. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 16(11), 1145–1152. https://doi.org/10.1089/acm.2010.0007
- Rodriguez, J. L., & Meadows, E. A. (2012). Anxiety Disorders. In Encyclopedia of Human Behavior: Second Edition(pp. 169–176). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375000-6.00028-8</span>
-
Kirkwood, G., Rampes, H., Tuffrey, V., Richardson, J., & Pilkington, K. (2005). Yoga for anxiety: a systematic review of the research evidence. British journal of sports medicine, 39(12), 884-891.
-
Calle, R. (2006). El Yoga Mental: El arte de lograr la calma interior (Vol. 537). Edaf.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.