5 maneiras de mostrar ao seu parceiro que você se importa

30 de junho de 2019
Não consideremos as coisas como garantidas. O amor deve ser cuidado e a rotina é o seu principal inimigo. Portanto, mostre ao seu parceiro que você se importa todos os dias.

Quando foi a última vez que você teve a chance de mostrar ao seu parceiro que se importa? O estresse e as obrigações do dia-a-dia nos levam a um estado em que tomamos pouco cuidado com nosso relacionamento. No entanto, o amor deve ser cuidado, deve ser mimado, e deve ser reforçado. Por esta razão, hoje apresentamos 5 maneiras de mostrar ao seu parceiro que você se importa.

Mostre ao seu parceiro que você se importa

Seja como for. Um dos erros mais comuns em um relacionamento é tomar as coisas como garantidas. Deste modo, as manifestações do amor desaparecem pouco a pouco e o casal acaba numa rotina. Em casos extremos, chega até à separação e ruptura.

Portanto, em qualquer caso, devemos sempre cuidar do nosso relacionamento, mantê-lo equilibrado e saudável. Nesse sentido, devemos fazer nosso parceiro entender que continuamos com ele porque é o que realmente queremos, e que não é o marasmo do tempo, do costume, ou do conforto que nos mantém juntos.

1. Respeite o espaço do seu parceiro

Compartilhe tempo com suas amizades

Embora, como casal vocês sejam duas pessoas independentes, todo mundo tem suas necessidades, e precisa de privacidade e tempo para si.

Portanto, é essencial que você dê ao seu parceiro o espaço necessário para fazer as coisas sozinho, com seu grupo de amigos, ou o que lhe dê prazer. Desta forma, você se sentirá muito melhor consigo mesmo e, além disso, estará ansioso pelo momento de estar junto novamente.

2. Quebre a rotina

A rotina é um dos grandes inimigos de um relacionamento. Portanto, é importante que nós a quebremos de tempos em tempos.

Para isso, a surpresa pode transformar um dia em algo especial, uma demonstração de amor e de que você realmente quer cuidar do seu relacionamento. Portanto, convide seu parceiro um dia para sair para jantar, cozinhar algo em casa, surpreender com um presente, ou algo que goste ou que possam fazer juntos. Talvez um café da manhã na cama, por exemplo. Não é tão complicado

3. Contato físico

Casal mantendo contato físico

Os benefícios do contato físico são muitos, em todos os níveis, físicos e mentais. Com efeito, melhora o bem-estar e a saúde:

  • Reduz os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”.
  • Aumenta a produção de serotonina, dopamina e ocitocina, oferecendo uma sensação de bem-estar.
  • Reduz a dor
  • Estreita o vínculo emocional.

Portanto, não hesite em abraçar seu parceiro, pegue na sua mão, e ofereça todos aqueles mimos enquanto fortalece o relacionamento.

Recomendamos que você leia ademais: As crianças precisam dos seus abraços para se sentirem parte do mundo

4. Agradeça para mostrar ao seu parceiro que você se importa

Já havíamos indicado que um dos problemas em um relacionamento é considerar as coisas já concluídas ou “garantidas”. Acreditamos que as pessoas que amamos estarão sempre presentes e, além disso, acreditamos que as coisas que fazem por nós são quase sua “obrigação”.

Certamente isso é a rotina, de modo que paramos de considerar o esforço que a outra pessoa fez por nós. No entanto, isso não é bem assim. Se nosso parceiro cozinha todos os dias, uma boa maneira de mostrar que você se importa é agradecer-lhe por usar o seu tempo e pensamento para cuidar de você.

Desta forma, estaremos mostrando que não consideramos suas ações diárias como algo obrigatório, e que apreciamos estar com essa pessoa.

Confira também: Se um casal concorda em tudo, um dos parceiros pensa pelos dois

5. Confiança

Largue o celular para demonstrar ao seu parceiro que você se importa

A confiança no casal pressupõe a existência de outros fatores como autoestima, autoconfiança, honestidade, e comunicação entre ambos. Por esta razão, para confiar no outro, devemos primeiro nos encontrar em um estado de equilíbrio mental e psicológico.

Confiar na outra pessoa é uma ótima maneira de mostrar ao seu parceiro que se importa. Com efeito, pressupõe que você a respeite e acredite nele. Que o considera um ser humano moral, com princípios e atitudes. Além disso, essa confiança também aumentará sua autoestima, o que terá efeitos positivos no relacionamento.

Como você pode ver, não se trata apenas de dar flores no Dia dos Namorados. Pelo contrário, um relacionamento é algo que deve ser cuidado todos os dias, a fim de evitar cair na rotina. Por isso, é importante mostrar ao seu parceiro que você se importa, que seu relacionamento é uma escolha consciente.

Em suma, demonstre o que você quer e quem você quer, e que se sente uma pessoa feliz e com sorte por ter o seu parceiro ao seu lado.

 

  • Davis, P. K. (1993). El poder del tacto: el contacto físico en las relaciones humanas. Paidós Ibérica.
  • Grewen KM et al. “Warm partner contact is related to lower cardiovascular reactivity”, Behav Med. 2003 Fall;29(3):123-30.
  • Hertenstein, M. J., Holmes, R., McCullough, M., & Keltner, D. (2009). The communication of emotion via touch. Emotion, 9(4), 566-573.