5 dicas para perder peso na menopausa com dieta

12 de junho de 2018
Há muitos aspectos da dieta que podem ser melhorados para perder peso na menopausa. Isso não só beneficia a forma física, mas também é decisivo para ter um ótimo estado de saúde.

Perder peso na menopausa é uma necessidade que vai além da estética. Embora seja normal se preocupar com a forma física ao chegar a esse estágio, a importância de um peso adequado está nos problemas de saúde.

O organismo e suas funções sofrem uma mudança súbita devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período; portanto, o metabolismo desacelera e há uma maior tendência a sofrer acúmulo de gordura, retenção de líquidos e perda de massa muscular.

Para neutralizar todos esses efeitos, é essencial entender o papel desempenhado pela dieta. Embora muitos diminuam sua importância, ter uma boa alimentação é crucial tanto para alcançar um peso saudável quanto para prevenir doenças.

Quais são as dicas para perder peso na menopausa? Quais mudanças devem ser feitas na dieta? Como sabemos que muitas mulheres desejam resolver estas questões, aqui estão algumas recomendações.

Dieta saudável para perder peso na menopausa

Seguir uma dieta saudável é a melhor maneira de perder peso na menopausa. Embora seja conveniente adotar outros hábitos complementares, a ingestão de alimentos de alta qualidade nutricional permite otimizar o metabolismo e manter um ótimo gasto energético.

Devido às mudanças que o corpo sofre nesta etapa, é necessário garantir uma correta absorção de nutrientes. De fato, existem alguns requisitos nutricionais especiais para prevenir doenças crônicas, como a osteoporose e a artrite.

A boa notícia é que não é necessário fazer restrições ou regimes rigorosos. Ao combinar ingredientes saudáveis, você pode criar um plano de dieta equilibrado, completo e controlado em relação às gorduras e calorias.

Alimentos para perder peso na menopausa

Gorduras saudáveis

Se o objetivo for apoiar as funções metabólicas para perder peso na menopausa, é conveniente incluir na dieta alguns alimentos que, devido às suas características, são muito benéficos:

  • Carnes magras (frango, porco ou peru)
  • Peixes e mariscos
  • Grãos integrais (aveia, arroz, pão integral, etc.)
  • Frutas e vegetais
  • Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja)
  • Oleaginosas e sementes
  • Gorduras saudáveis ​​(azeite de oliva, abacate, óleo de girassol)

Dicas para perder peso na menopausa

Além de levar em conta os alimentos ideais para perder peso na menopausa, é bom implementar uma série de dicas que ajudem a tornar a dieta mais saudável e eficaz.

1. Aumente o consumo de proteína

Fontes de proteína

Os alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico são essenciais em todas as dietas para mulheres na menopausa. Este macronutriente ajuda a manter a massa corporal magra e serve como fonte de energia para um melhor desempenho.

Adicioná-la à dieta diária complementa os efeitos do exercício, mantendo a massa muscular. Isso, ao mesmo tempo, “impulsiona” o metabolismo e ajuda a perder peso mais facilmente.

Alguns alimentos com proteínas são:

  • Carnes magras
  • Peixes e mariscos
  • Leguminosas e oleaginosas
  • Ovos e derivados
  • Laticínios

2. Tome um café da manhã balanceado

Um dos maiores erros que as mulheres cometem na menopausa é ignorar o café da manhã com a ideia de “economizar calorias”. Isso, longe de ser benéfico para perder peso, provoca um enfraquecimento e uma maior ansiedade pela comida.

Um café da manhã saudável e equilibrado deve corresponder a 25% do total de calorias diárias. Portanto, os alimentos não devem ser substituídos por um simples café com biscoitos ou alimentos processados ​​e pré-fabricados.

3. Aumente o consumo de frutas e vegetais

Alimentação saudável

As frutas e vegetais são os grandes aliados daquelas que desejam perder peso na menopausa. Esta variedade de alimentos é rica em nutrientes e propriedades que, quando assimilados, ajudam a queimar a gordura sem afetar a saúde.

  • Recomenda-se consumir entre cinco e seis porções por dia para controlar a ansiedade alimentar, obter energia e melhorar o metabolismo.

4. Evite gorduras saturadas e açúcares

O metabolismo funciona a uma taxa mais lenta após o início da menopausa. Por esta razão, para não sobrecarregar suas funções, é essencial limitar o consumo de alimentos com gorduras saturadas e açúcares tanto quanto possível.

  • Alimentos industrializados, produtos de panificação e doces não devem fazer parte do seu plano de refeições. É importante revisar os rótulos para não incluí-los inconscientemente na alimentação.

5. Aumente o consumo de água

Mulher bebendo água

Beber muita água ainda é uma das principais chaves para manter um peso saudável e equilibrado. Este líquido vital ajuda a desintoxicar o organismo, regula a temperatura e previne a ocorrência de baixas de energia.

  • Seu consumo prolonga a sensação de saciedade entre as refeições e melhora a digestão. Por esta razão, é aconselhável tomar entre 6 e 8 copos por dia.

Você está tentando perder peso na menopausa? Está preocupada em sofrer com problemas de excesso de peso? Não hesite em aplicar todas essas dicas para cuidar de si mesma nesta fase.

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