5 dicas para perder peso na menopausa com dieta

Há muitos aspectos da dieta que podem ser melhorados para perder peso na menopausa. Isso não só beneficia a forma física, mas também é decisivo para ter um ótimo estado de saúde.
5 dicas para perder peso na menopausa com dieta

Última atualização: 06 Janeiro, 2021

Perder peso na menopausa é uma necessidade que vai além da estética. Embora seja normal se preocupar com a forma física ao chegar a esse estágio, a importância de um peso adequado se relaciona com problemas de saúde.

O organismo e suas funções sofrem uma mudança súbita devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período. Portanto, o metabolismo desacelera e há uma maior tendência a sofrer acúmulo de gordura, retenção de líquidos e perda de massa muscular.

Para neutralizar todos esses efeitos, é essencial entender o papel desempenhado pela dieta. Embora muitos diminuam sua importância, ter uma boa alimentação é crucial tanto para alcançar um peso saudável quanto para prevenir doenças.

Quais são as dicas para perder peso na menopausa? Quais mudanças devem ser feitas na dieta? Como sabemos que muitas mulheres desejam resolver essas questões, compartilhamos a seguir uma série de recomendações.

Dieta saudável para perder peso na menopausa

Seguir uma dieta saudável é a melhor maneira de perder peso na menopausa. Embora seja conveniente adotar outros hábitos complementares, a ingestão de alimentos de alta qualidade nutricional permite otimizar o metabolismo e manter um ótimo gasto energético.

Devido às mudanças que o corpo sofre nessa etapa, é necessário garantir uma correta absorção de nutrientes. De fato, existem alguns requisitos nutricionais especiais para prevenir doenças crônicas, como a osteoporose e a artrite.

A boa notícia é que não é necessário fazer restrições ou regimes rigorosos. Ao combinar ingredientes saudáveis, você pode criar um plano de dieta equilibrado, completo e controlado em relação às gorduras e calorias.

Alimentos para perder peso na menopausa

Se o objetivo for apoiar as funções metabólicas para perder peso na menopausa, é conveniente incluir na dieta alguns alimentos que, devido às suas características, são muito benéficos:

  • Carnes magras (frango, porco ou peru).
  • Peixes e mariscos.
  • Grãos integrais (aveia, arroz, pão integral, etc.).
  • Frutas e vegetais.
  • Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja).
  • Oleaginosas e sementes.
  • Gorduras saudáveis ​​(azeite de oliva, abacate, óleo de girassol).

Dicas para perder peso na menopausa

Além de levar em conta os alimentos ideais para perder peso na menopausa, é bom implementar uma série de dicas que ajudem a tornar a dieta mais saudável e eficaz.

1. Aumentar o consumo de proteína

Fontes de proteína

Os alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico são essenciais em todas as dietas para mulheres na menopausa. Esse macronutriente ajuda a manter a massa corporal magra e serve como fonte de energia para um melhor desempenho.

Adicioná-la à dieta diária complementa os efeitos do exercício, mantendo a massa muscular, segundo um estudo publicado no ano de 2015. Isso, ao mesmo tempo, “impulsiona" o metabolismo e ajuda a perder peso mais facilmente. Alguns alimentos com proteínas são:

  • Laticínios.
  • Carnes magras.
  • Peixes e mariscos.
  • Ovos e derivados.
  • Leguminosas e oleaginosas.

2. Tomar um café da manhã balanceado

Um dos maiores erros que as mulheres cometem na menopausa é comer bolachas ou outros alimentos processados no café da manhã. Isso, longe de ser benéfico para perder peso, provoca um enfraquecimento e uma maior ansiedade pela comida.

Um café da manhã saudável deve conter alimentos vegetais e uma porção de proteína de alta qualidade. Caso não consiga cumprir esses requisitos, a melhor opção é optar pelo jejum intermitente.

3. Aumentar o consumo de frutas e verduras

Alimentação saudável

As frutas e as verduras são os grandes aliados daquelas que desejam perder peso na menopausa. Essa variedade de alimentos é rica em nutrientes e propriedades que, quando assimiladas, ajudam a queimar a gordura sem afetar a saúde.

Por outro lado, o consumo regular de vegetais está vinculado a um menor risco de doenças, conforme afirma artigo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

Recomenda-se consumir entre cinco e seis porções por dia para controlar a ansiedade alimentar, obter energia e melhorar o metabolismo.

4. Evitar gorduras saturadas e açúcares

O metabolismo funciona em um ritmo mais lento após o início da menopausa. Por essa razão, para não sobrecarregar suas funções, é essencial limitar o consumo de alimentos com gorduras trans e açúcares tanto quanto possível.

Alimentos industrializados, produtos de panificação e doces não devem fazer parte do seu plano de refeições. É importante revisar os rótulos para não incluí-los inconscientemente na alimentação.

5. Aumentar o consumo de água

Beber água: uma das dicas para perder peso na menopausa

Beber muita água ainda é uma das principais dicas para manter um peso saudável e equilibrado. Esse líquido vital ajuda a desintoxicar o organismo, regula a temperatura e previne a ocorrência de baixas de energia.

Seu consumo prolonga a sensação de saciedade entre as refeições e melhora a digestão. Por essa razão, é aconselhável tomar entre 6 e 8 copos por dia.

Adeque sua dieta na menopausa para perder peso

Você está tentando perder peso na menopausa? Está preocupada em sofrer com problemas de excesso de peso? Não deixe de aplicar todas essas dicas para cuidar de si mesma nessa fase.

Lembre-se da importância de manter uma alimentação variada, bem como de praticar exercício físico regularmente. Dessa forma, você evitará o ganho de peso e reduzirá o risco de doenças a médio e longo prazo.

Pode interessar a você...
5 truques para ser feliz e saudável durante a menopausa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 truques para ser feliz e saudável durante a menopausa

A menopausa não precisa ser um processo traumático. Descubra como se manter feliz e saudável durante a menopausa aqui nesse artigo.



  • Deer RR., Volpi E., Protein intake and muscle function in older adults. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2015. 18 (3): 248-53.
  • Alissa EM., Ferns GA., Dietary fruits and vegetables and cardiovascular diseases risk. Crit Rev Food Sci Nutr, 2017. 57 (9): 1950-1962.