Alguns alimentos muito saudáveis para o seu café da manhã

· 3 de fevereiro de 2018
A escolha dos alimentos para a primeira refeição do dia é determinante para o ganho de energia necessária para enfrentar bem a jornada

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Do seu consumo depende a maior carga energética do corpo.

Alguns alimentos muito saudáveis para o café da manhã podem ter um impacto positivo no rendimento do dia.

Tomar café da manhã tem muitos benefícios:

  • Ativa o corpo depois de um longo período de jejum.
  • Aumenta as endorfinas conhecidas como os hormônios da felicidade.
  • Melhora o humor, o rendimento e a criatividade.

Além disso, um café da manhã com alimentos saudáveis diminui o risco cardíaco. Também reduz a ansiedade e o estresse.

Criar o hábito de tomar café da manhã é o primeiro passo para uma vida saudável. Consumir os alimentos adequados ajuda a comer corretamente no resto do dia.

Se a primeira refeição for pouca ou carregada de muito açúcar, no meio da manhã o corpo vai sentir fome. Em troca, uma boa dose de proteína e de glicose manterá seu corpo saciado até a próxima refeição.

No caso das crianças é fundamental o café da manhã, pois está associado a uma maior capacidade de aprendizagem e atenção. Além disso, influencia no humor.

Lista de alimentos saudáveis para o café da manhã

Um café da manhã saudável deve ter proporções de proteínas, cereais e frutas. Essa combinação ajuda a ativar o corpo.

Cereais

Cereais com frutas para o café da manhã

  • A aveia é um dos alimentos mais saudáveis para o café da manhã. Uma tigela de aveia dá uma sensação de saciedade e contribui para a digestão. Contém potássio, ômega 3 e ajuda na saúde do coração.
  • Os cereais integrais oferecem os carboidratos que o corpo necessita. Como são complexos, não têm a ação rápida dos hidratos de carbono simples. Assim, se mantém por mais tempo a sensação de estômago cheio.
  • Um par de fatias de pão integral ou uma xícara de cereal integral pode ser uma boa opção. Também pode-se substituir por frutos secos, como uvas passas e amêndoas.

Leite ou derivados lácteos

Lácteos para o café da manhã

Embora haja controvérsia sobre o consumo de lácteos, o leite é uma boa opção para o café da manhã.

É importante escolher entre os derivados do leite mais fáceis de serem digeridos: iogurte, requeijão ou queijo fresco. Os lácteos pesados deixam a digestão e o rendimento do dia lentos.

Antes de escolher o leite de vaca, lembre-se de que os leites vegetais são uma opção mais nutritiva. São ricos em açúcar, têm um alto teor de vitaminas e minerais e, além disso, têm poucas calorias e são mais fáceis de serem digeridos.

É possível escolher entre o leite de amêndoas, de arroz ou de aveia. Eles, inclusive, podem ser preparados em casa.

As vitaminas com frutas são alimentos muito saudáveis para o café da manhã. Podem ser complementadas com aveia ou outro cereal integral. São uma boa opção para um café da manhã rápido.

Proteínas

Evitar sandwiches para o café da manhã

O consumo de proteínas no café da manhã aumenta a sensação de saciedade. Além disso, diminui a necessidade de carboidratos.

  • Um sanduíche ou um lanche integral com peito de frango ou de peru é muito saudável. Também se recomenda consumir ovos cozidos ou mexidos.
  • As vitaminas proteicas são uma boa opção para o café da manhã. É importante ler bem as informações nutricionais antes de consumi-las, pois algumas são ricas em gorduras e açúcares.

Frutas

Frutas para o café da manhã

O café da manhã deve incluir uma porção de frutas do tamanho de uma xícara. Você pode adicioná-las a um cereal, à alguma vitamina ou comer apenas a fruta mesmo.

As frutas oferecem o açúcar que o corpo necessita para ser ativado. Seu sabor doce também ajuda a diminuir a ansiedade. São ricas em vitaminas e minerais.

As frutas cítricas como a toranja ou a laranja são as mais indicadas. Ambas contam com um alto teor de açúcar e vitaminas. Uma boa opção pode ser preparar uma bebida isotônica com o suco da fruta.

Outras opções de alimentos saudáveis

  • A banana é um alimento rico em potássio. É uma opção de lanche no meio da manhã para recarregar as energias. Também pode ser incluída no cereal.
  • O café é um bom estimulante matutino. Seu consumo adequado energiza o corpo e acelera o metabolismo. Em excesso pode causar insônia ou ansiedade.
  • As manteigas vegetais são alimentos muito saudáveis para o café da manhã. Pode-se optar por uma rabanada de pão integral com pasta de amendoim ou amêndoa acompanhada de uma porção de frutas.

Alimentos que você deve evitar durante o café da manhã

  • Os carboidratos simples: é o caso de bolos e pães doces. Apesar de oferecerem uma boa carga energética ao corpo, sua duração é curta. Além disso, contribuem para aumentar a ansiedade.
  • O consumo em excesso de lácteos e açúcares: no caso dos açúcares, não oferecem nutrientes. Os lácteos em excesso, por sua vez, podem ocasionar transtornos digestivos.
  • As gorduras saturadas: contribuem para o excesso de peso e para problemas cardiovasculares.