5 chaves para enfrentar e superar os imprevistos

9 de abril de 2019
Para que situações inesperadas não nos sobrecarreguem, é fundamental aprender a enfrentar e superar eventos inesperados de forma eficaz e rápida. Só então poderemos manter nosso bem-estar.

Eventos imprevistos podem surgir durante as férias, por exemplo, quando um voo foi cancelado após o planejamento de uma viagem.

Além disso, pode acontecer também quando uma excursão é agendada e naquele dia ficamos doentes ou quando recebemos uma multa. Essas situações são inesperadas, mas a partir de hoje saberemos como lidar com elas de uma maneira melhor. Confira.

1. Seja mais flexível

É preciso ter flexibilidade para lidar com os imprevistos

A primeira das chaves para enfrentar e superar o inesperado é aprender a ser mais flexível.

Se programarmos um período de férias ou fizermos um plano com alguém de uma maneira muito rígida, qualquer situação inesperada que surgir será muito mais difícil de aceitar. Estas são algumas dicas que podemos realizar:

  • Sempre tenha um plano B para, assim, poder sair desse imprevisto.
  • Economize. Caso o imprevisto seja uma questão de dinheiro, tenha sempre um valor de reserva. Embora seja pequeno, sempre nos dará segurança.

Uma maneira de praticar a flexibilidade é fazer mudanças nas rotinas que realizamos diariamente. Desta forma, também perceberemos se somos muito exigentes e rígidos em relação a nós mesmos.

Leia este artigo: 5 dicas para superar a incerteza emocional

2. Aceite os imprevistos

Outra chave para enfrentar e superar os imprevistos é simplesmente aceitá-los. Negá-los não é uma opção que nos ajudará a encontrar uma solução.

Se aceitarmos o inesperado, não perderemos energia ficando com raiva, mas vamos investir na tentativa de encontrar uma saída.

Levar as mãos à cabeça ou acreditar que temos má sorte é algo que também não devemos fazer. Não há razão para encontrarmos tal situação. Os imprevistos surgem, eles são parte da vida.

3. Abra espaço para os imprevistos

Esta terceira maneira de superar os imprevistos pode nos permitir ver uma parte de nós mesmos que é muito rígida e exigente.

Se nunca deixarmos espaço para imprevistos e quisermos ter tudo sob controle, é mais provável que passemos a negá-los quando surgirem.

Manter tudo sob controle não é possível. Embora existam coisas que podemos controlar, há muitas outras que não estão ao nosso alcance. Estar ciente dessa realidade nos ajudará a superar o imprevisto de uma maneira melhor.

4. Estabeleça prioridades para superar imprevistos

É preciso estabelecer prioridades para superar os imprevistos

É sempre aconselhável estabelecer prioridades. Quando surgirem, devemos nos fazer uma pergunta: qual é a coisa mais importante que podemos fazer neste momento? Isso nos ajudará a deixar de lado pensamentos negativos e se concentrar em superar esse imprevisto.

Imagine que temos uma multa e estamos um pouco apertados com dinheiro este mês. Bem, em vez de reclamar, ficar com raiva e até culpar alguém, nossa prioridade é pagar essa multa. O que temos que pensar é como fazer isso.

Diante disso, pode haver várias opções. Se tivermos alguma poupança pequena, podemos usá-las, podemos tentar reduzir algumas despesas este mês (mesmo que isso signifique privar-nos de algumas coisas), pedir dinheiro emprestado a um parente, etc.

Em suma, temos que agir para resolver o que é verdadeiramente importante.

Descubra: Evite conflitos externos que levam a conflitos internos

5. Mantenha a calma

A última das nossas dicas para superar os imprevistos é manter a calma. Quando algo nos pega de surpresa, é normal que não saibamos o que fazer, que comecemos a transpirar e fiquemos muito nervosos. Tudo isso fará com que não possamos pensar com clareza.

Além disso, temos que eliminar as expectativas que possamos ter e não antecipar o que pode acontecer.

Por exemplo, se continuarmos com o exemplo que demos na seção anterior, das multas. Se pensarmos muito a respeito ficaremos obcecados com a ideia de que, se não pudermos pagar a multa, teremos que pagar mais pelos atrasos.

Por outro lado, manter a calma nos ajudará a pensar nos passos que temos que dar para resolver o problema que nos aflige. Só assim podemos pensar com racionalidade e força.

Em conclusão, como você enfrenta e supera o imprevisto? Você deixa espaço para eles acontecerem ou você está sempre procurando ter tudo sob controle?

  • Alejo Riveros, A, Rojas Arias, P, Pérez-Acosta, AM. PSICOLOGÍA Y ASUNTOS ECONÓMICOS: UNA APROXIMACIÓN AL ESTADO DEL ARTE. International Journal of Psychological Research [Internet]. 2008;1(1):49-57. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299023503008
  • Dungan, J. A., Stepanovic, M., & Young, L. (2016). Theory of mind for processing unexpected events across contexts. Social cognitive and affective neuroscience11(8), 1183-92.
  • Wessel, J. R., & Aron, A. R. (2017). On the Globality of Motor Suppression: Unexpected Events and Their Influence on Behavior and Cognition. Neuron93(2), 259-280