Ioga em casa: confira as dicas mais importantes

Se você não tiver tempo para ir a uma aula de ioga, adapte uma área de sua casa que te proporcione calma e pratique ioga quando quiser.
Ioga em casa: confira as dicas mais importantes

Escrito por Solimar Cedeño

Última atualização: 23 agosto, 2022

A ioga pode ser praticada em qualquer lugar, tudo dependerá de sua constância e esforço em cada sessão. Se você se decidir por esta última opção, aqui daremos as chaves para praticar ioga em casa.

Quando decide-se começar a praticar ioga, costuma-se entrar num impasse sobre o lugar que será utilizado. Recomenda-se começar em um lugar específico, porque você vai ter um professor que irá guiá-lo em relação às posturas e irá ajudá-lo a descobrir o mundo da ioga. Depois de iniciar as práticas, você poderá fazer suas posturas em casa.

Em suma, fazer ioga não é uma questão de lugar, mas o sim da disposição que você tem para dar ao seu corpo um momento de saúde. Quando você conhece as posturas da ioga você pode melhorar a técnica em casa e na hora que quiser.

A casa é o templo de cada pessoa e fazer ioga nesse espaço vai te ajudar a criar uma atmosfera de paz e harmonia. Não há lugar mais acolhedor do que a sua casa, você não acha? Estas são as 5 principais chaves para consolidar uma prática de ioga em casa.

1. Tenha um espaço para a prática de ioga em casa

Em primeiro lugar, decida o lugar da casa onde você vai praticar, pode ser a sala, o quarto ou onde você sentir que pode realizar as posturas com conforto. Organize esse espaço antes de iniciar a prática e encha-o de energia como seu lugar especial.

Para isso, você pode incluir alguns elementos que te gerem tranquilidade, como um som com músicas relaxantes e óleos ou varinhas aromatizantes. Se o lugar é em frente a uma janela com uma boa vista, você certamente vai sentir inspirado.

Pegue o seu tapete e comece a praticar em casa, não tenha medo, porque você vai estar confortável. Você pode usar vários itens, como cadeiras e paredes para praticar as posturas. É o seu espaço, assim que, aproveite-o.

Pegue uma colchonete ao praticar ioga em casa

 

2. Programe um horário

Certamente, a ioga exige disciplina porque a constância e prática serão as chaves para melhorar a técnica nas posições. Com uma prática constante você conseguirá acostumar seu corpo à respiração yogue. Tentar meditar seria uma boa opção para limpar a mente.

Mesmo que você não tenha uma aula definida, organize uma hora e dias para treinar durante a semana. A programação irá ajudá-lo a organizar o tempo entre sua rotina diária e a ioga. Quando você está em casa se depara com muitos elementos de distração: elimine-os e crie um equilíbrio entre suas tarefas e a prática.

3. Defina as características da prática

Na ioga há muitos estilos e correntes para praticar, decida o mais confortável para você e faça os exercícios. Ao estar em casa você tem a flexibilidade de escolher as posições que você quer fazer e nas quais você quer aperfeiçoar a técnica.

Então, um dia você pode fazer posturas invertidas, torções, relaxamento ou simplesmente meditar. Decida o melhor para o seu bem-estar e explore as diferentes facetas da ioga. A prática será completa, porque você vai conhecer um pouco de cada corrente.

4. Concentre-se e defina objetivos

Os objetivos podem ser: melhorar a técnica, aprender mais sobre a ioga e simplesmente aproveitar a atividade. Defina-os e organize sua prática em torno deles. Ao ter um plano de práticas você poderá concentrar-se e cumprir os objetivos um por um.

Sem dúvida, a concentração será fundamental para melhorar a cada dia; Não tenha pressa se você não consegue fazer uma posição, porque o importante é aproveitar o momento. A ioga não se trata de perfeição, mas de dar paz e força para o seu corpo. Concentre-se e verá as alterações durante a prática.

Mulher fazendo postura de ioga

5. Dedique tempo e desfrute do presente

A consistência irá ajudá-lo a melhorar a cada dia, viva cada prática e desfrute o presente. Não pense no futuro ou no passado, viva o aqui e agora, porque a ioga irá conectá-lo à realidade.

Ficar em casa poderia te angustiar porque as preocupações ou pendências tentarão ocupar a sua mente. Afaste-os e pratique para apaziguar a negatividade que rodeia você. Deixe as preocupações e se ocupe  em ter uma boa  prática de  ioga em casa para aumentar seu bem-estar.

Em conclusão, aproveite o espaço em sua casa e integre a ioga em sua vida. Estas 5 chaves para consolidar uma prática de ioga em casa irão ajudá-lo a envolver a ioga em todos os aspectos da sua vida. Praticar ioga deve ser um estilo de vida, desfrute da paz que lhe dá e aprender todos os dias. Viver o presente.

Pode interessar a você...
Pode-se praticar ioga a qualquer idade?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Pode-se praticar ioga a qualquer idade?

Praticar ioga é uma atividade para todos os gostos que podemos adaptar às nossas habilidades e idade, para obter todos os seus benefícios


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Garfinkel, M., & Schumacher, H. R. (2000). Yoga. Rheumatic Disease Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/S0889-857X(05)70126-5

  • Prescot, A., Karri, S. K., Ciraulo, D. A., Perlmutter, R., Whitfield, T. H., Renshaw, P. F., … Jensen, J. E. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2010.0007

  • Woolery, A., Myers, H., Sternlieb, B., & Zeltzer, L. (2004). A yoga intervention for young adults with elevated symptoms of depression. Alternative Therapies in Health and Medicine.


Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.