Ioga em casa: confira as dicas mais importantes

15 de fevereiro de 2019
Se você não tiver tempo para ir a uma aula de ioga, adapte uma área de sua casa que te proporcione calma e pratique ioga quando quiser.

A ioga pode ser praticada em qualquer lugar, tudo dependerá de sua constância e esforço em cada sessão. Se você se decidir por esta última opção, aqui daremos as chaves para praticar ioga em casa.

Quando decide-se começar a praticar ioga, costuma-se entrar num impasse sobre o lugar que será utilizado. Recomenda-se começar em um lugar específico, porque você vai ter um professor que irá guiá-lo em relação às posturas e irá ajudá-lo a descobrir o mundo da ioga. Depois de iniciar as práticas, você poderá fazer suas posturas em casa.

Em suma, fazer ioga não é uma questão de lugar, mas o sim da disposição que você tem para dar ao seu corpo um momento de saúde. Quando você conhece as posturas da ioga você pode melhorar a técnica em casa e na hora que quiser.

A casa é o templo de cada pessoa e fazer ioga nesse espaço vai te ajudar a criar uma atmosfera de paz e harmonia. Não há lugar mais acolhedor do que a sua casa, você não acha? Estas são as 5 principais chaves para consolidar uma prática de ioga em casa.

1. Tenha um espaço para a prática de ioga em casa

Em primeiro lugar, decida o lugar da casa onde você vai praticar, pode ser a sala, o quarto ou onde você sentir que pode realizar as posturas com conforto. Organize esse espaço antes de iniciar a prática e encha-o de energia como seu lugar especial.

Para isso, você pode incluir alguns elementos que te gerem tranquilidade, como um som com músicas relaxantes e óleos ou varinhas aromatizantes. Se o lugar é em frente a uma janela com uma boa vista, você certamente vai sentir inspirado.

Leia também: Quais são as posturas de ioga mais fáceis?

Pegue o seu tapete e comece a praticar em casa, não tenha medo, porque você vai estar confortável. Você pode usar vários itens, como cadeiras e paredes para praticar as posturas. É o seu espaço, assim que, aproveite-o.

Pegue uma colchonete ao praticar ioga em casa

 

2. Programe um horário

Certamente, a ioga exige disciplina porque a constância e prática serão as chaves para melhorar a técnica nas posições. Com uma prática constante você conseguirá acostumar seu corpo à respiração yogue. Tentar meditar seria uma boa opção para limpar a mente.

Mesmo que você não tenha uma aula definida, organize uma hora e dias para treinar durante a semana. A programação irá ajudá-lo a organizar o tempo entre sua rotina diária e a ioga. Quando você está em casa se depara com muitos elementos de distração: elimine-os e crie um equilíbrio entre suas tarefas e a prática.

3. Defina as características da prática

Na ioga há muitos estilos e correntes para praticar, decida o mais confortável para você e faça os exercícios. Ao estar em casa você tem a flexibilidade de escolher as posições que você quer fazer e nas quais você quer aperfeiçoar a técnica.

Então, um dia você pode fazer posturas invertidas, torções, relaxamento ou simplesmente meditar. Decida o melhor para o seu bem-estar e explore as diferentes facetas da ioga. A prática será completa, porque você vai conhecer um pouco de cada corrente.

Veja também: O que acontece com o corpo ao começar a praticar ioga?

4. Concentre-se e defina objetivos

Os objetivos podem ser: melhorar a técnica, aprender mais sobre a ioga e simplesmente aproveitar a atividade. Defina-os e organize sua prática em torno deles. Ao ter um plano de práticas você poderá concentrar-se e cumprir os objetivos um por um.

Sem dúvida, a concentração será fundamental para melhorar a cada dia; Não tenha pressa se você não consegue fazer uma posição, porque o importante é aproveitar o momento. A ioga não se trata de perfeição, mas de dar paz e força para o seu corpo. Concentre-se e verá as alterações durante a prática.Mulher fazendo postura de ioga

5. Dedique tempo e desfrute do presente

A consistência irá ajudá-lo a melhorar a cada dia, viva cada prática e desfrute o presente. Não pense no futuro ou no passado, viva o aqui e agora, porque a ioga irá conectá-lo à realidade.

Ficar em casa poderia te angustiar porque as preocupações ou pendências tentarão ocupar a sua mente. Afaste-os e pratique para apaziguar a negatividade que rodeia você. Deixe as preocupações e se ocupe  em ter uma boa  prática de  ioga em casa para aumentar seu bem-estar.

Em conclusão, aproveite o espaço em sua casa e integre a ioga em sua vida. Estas 5 chaves para consolidar uma prática de ioga em casa irão ajudá-lo a envolver a ioga em todos os aspectos da sua vida. Praticar ioga deve ser um estilo de vida, desfrute da paz que lhe dá e aprender todos os dias. Viver o presente.

  • Garfinkel, M., & Schumacher, H. R. (2000). Yoga. Rheumatic Disease Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/S0889-857X(05)70126-5

  • Prescot, A., Karri, S. K., Ciraulo, D. A., Perlmutter, R., Whitfield, T. H., Renshaw, P. F., … Jensen, J. E. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2010.0007

  • Woolery, A., Myers, H., Sternlieb, B., & Zeltzer, L. (2004). A yoga intervention for young adults with elevated symptoms of depression. Alternative Therapies in Health and Medicine.