5 benefícios da acupuntura que você vai querer conhecer

· 21 de abril de 2019
Mesmo que você tenha medo das agulhas, entre os muitos benefícios da acupuntura está o de utilizar agulhas tão fininhas que nem as notamos, mas sentimos seus grandes efeitos positivos.

É necessário fazer uma menção especial ao fato de que a acupuntura não substitui nenhum tratamento médico. Como veremos, é uma ajuda e um complemento, principalmente nos casos em que soframos de alguma enfermidade grave.

Ademais, sempre é melhor consultar com nosso médico para verificar se a acupuntura pode nos ajudar.

Benefícios da acupuntura

Agulhas fininhas para acupuntura

1. Diminui a dor

O primeiro dos benefícios da acupuntura é que diminui a dor. Não importa se ela está relacionada à menstruação, se é fruto de enxaquecas ou resultado de má circulação.

Inclusive se nosso problema for fibromialgia, dores nas costas ou entorse, a acupuntura nos ajudará a tolerar melhor a dor que estamos sentindo.

A maneira de conseguir isso é através de agulhas muito fininhas que são colocadas em pontos específicos do corpo.

Se tivermos pavor às agulhas, isso não deveria ser um problema, já que as usadas na acupuntura não doem e não se notam, porque são extremamente finas. O único que vamos sentir é um alívio da dor.

2. Entre os benefícios da acupuntura está o de liberar o estresse e a ansiedade

No mundo no qual vivemos, o estresse e a ansiedade se converteram em um estado permanente para muitas pessoas. Por esse motivo, necessitamos realizar determinadas atividades como mindfulness ou meditação para livrar-nos deles.

Aliás, a acupuntura também pode nos ajudar e, inclusive, pode ser mais eficaz que muitas massagens.

Graças às suas agulhas se restabelece o equilíbrio na energia do corpo que leva a um estado de relaxação. Depois de várias sessões notaremos como se nos tivessem tirado um peso de cima.

Leia também: Os melhores conselhos para lutar contra o estresse

3. Combate a insônia

a acupuntura ajuda a insônia

Outro dos benefícios da acupuntura é que melhora a insônia. Geralmente, está relacionada ao estresse e à ansiedade.

Quando realizamos uma sessão de acupuntura, liberamos estes dois estados, e isso melhora nossa qualidade de sono.

Além disso, a acupuntura também ajuda a reduzir os processos depressivos ou eliminá-los. Assim, combate também os pensamentos ruminantes que causam uma grande sensação de angústia e evitam que possamos dormir tranquilamente.

Descansar bem é essencial para poder desempenhar nossas funções do dia a dia, ser mais produtivos e felizes. Quando não descansamos, ficamos irritáveis e qualquer situação negativa provocará nosso mau humor. A acupuntura pode ajudar a evitar isso.

4. Diminui as reações alérgicas

Muitas pessoas sofrem de alergias na pele. Algumas doenças relacionadas são: a psoríase, os eczemas ou a dermatite. Estes problemas, mesmo tratados, voltam a aparecer.

A acupuntura pode ser um bom complemento para aumentar a eficiência de qualquer tratamento.

Se tivermos um eczema e, ademais do que nos aconselhe o médico, optamos por complementar o tratamento com sessões de acupuntura, os resultados certamente, podem ser muito melhores.

Entretanto, sempre aconselhamos consultar com o médico por esta opção para que nos oriente sobre se a prática é adequada para nosso caso.

Talvez isso também te interesse: Dicas para lidar com a notícia de um câncer

5. Ajuda nos tratamentos de câncer

O último dos benefícios da acupuntura é que brinda uma grande ajuda em qualquer tratamento que estivermos fazendo contra o câncer.

Não somente porque reduz as dores e alivia a ansiedade propiciando um melhor estado de ânimo, mas porque permite diminuir os efeitos secundários dos tratamentos.

Os tratamentos de quimioterapia contra o câncer geralmente produzem vômitos e tonturas, debilitando o sistema imunológico.

A acupuntura ativa este sistema e reduz os mal-estares causados pela quimioterapia. Entretanto, como no caso anterior, é importante a consulta com o médico.

A acupuntura é um tipo de medicina praticada há muitos anos. Apesar de que a medicina avançou muito, há determinadas técnicas milenárias que podem aportar muitos benefícios.

Então, você conhecia todos estes benefícios da acupuntura? Alguma vez fez uma sessão?