4 usos medicinais desconhecidos da água de berinjela

Antigamente, a berinjela era considerada tóxica, por causa de sua cor. Mas tudo não passava de um preconceito sem razão de ser, pois este legume tem propriedades nutricionais que o tornam um aliado da saúde.
4 usos medicinais desconhecidos da água de berinjela

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Além de muito versátil ao ser usada na cozinha, a berinjela tem sido usada como, por exemplo, um complemento para quem quer emagrecer, controlar a taxa de colesterol, diminuir o açúcar no sangue e até para combater o reumatismo.

Neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre cada uma dessas propriedades. Além disso, também compartilharemos a receita da água de berinjela. Por isso, não deixe de preparar em casa e usufruir dos benefícios.

Benefícios nutricionais e medicinais da berinjela

Pesquisadores de uma universidade de São Paulo descobriram que a berinjela foi capaz de diminuir em 30% o nível de colesterol em coelhos. Entretanto, esse resultado não conseguiu ser comprovado em seres humanos. Ainda assim, a berinjela é conhecida por trazer muitos benefícios à saúde, entre eles:

  • É rica em proteínas, vitamina A e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e alcaloides.
  • Bom para diminuir a pressão sanguínea.
  • Previne a arteriosclerose e problemas circulatórios.
  • Ajuda a combater os sintomas da artrite.
  • Diminui o nível de açúcar no sangue, sendo bastante usada por quem tem diabetes. Mas não deve ser usada por muito tempo por quem não sofre com a doença, pois pode causar hipoglicemia e anemia.
  • Purifica o fígado e facilita a digestão.
Colesterol

1. Redução do colesterol

Atualmente, o colesterol alto é um dos problemas que mais afetam as pessoas. Devido ao estresse, sedentarismo e dieta inadequada.

Além disso, regular o nível do colesterol requer acompanhamento médico. Entretanto, você pode conversar com algum especialista para saber como complementar seu tratamento com remédios naturais.

O principal benefício da água de berinjela é que ela possui um composto ativo chamado ácido clorogênico, que facilita a eliminação de gorduras ruins. Além disso, é uma fonte de flavonoides que previne diferentes problemas do coração relacionados ao colesterol alto.

2. Reumatismo

O ácido clorogênico também tem ação anti-inflamatória e antibiótica que contribui para tratar diferentes dores, como as do reumatismo e da artrite, por exemplo.

Quem sofre com reumatismo pode tomar água de berinjela todos os dias para combater a inflamação, sempre com acompanhamento médico.

3. Retenção de líquidos

A berinjela é um potente diurético, promovendo a eliminação, através da urina, do excesso de líquidos no organismo. Por isso, quem quer emagrecer geralmente gosta de tomar a água de berinjela para “desinchar” o corpo e promover a saciedade, diminuindo medidas rapidamente.

Gordura_abdominal

4. Para diminuir a gordura abdominal

Além de ser um potente diurético, o suco da berinjela misturado à água também é depurativo, purificando o corpo de toxinas, o que nos ajuda a emagrecer.

Com um sangue mais limpo, livre do excesso de glicose, gorduras e outros elementos nocivos, sentimos menos fome, mais vigor (mesmo comendo menos), e também temos menos desejo por alimentos engordativos, como doces e frituras, preferindo os mais saudáveis. Em outras palavras, bem-estar atrai mais bem-estar.

Também acredita-se que o consumo regular da água da berinjela ajuda o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, dois órgãos muito importantes para o metabolismo.

É claro que, para emagrecer, é preciso combinar o consumo desta bebida com uma dieta balanceada e um bom programa de exercícios. Veja abaixo como preparar a famosa água de berinjela.

Agua-de-berinjela-para-emagrecer

Receita de água de berinjela

Ingredientes

  • 1 berinjela média
  • 1 litro de água
  • Suco de meio limão

Modo de preparo:

  • Primeiramente, lave bem a berinjela e corte-a em pequenos pedaços. Em uma chaleira, leve ao fogo um litro de água e, quando começar a ferver, adicione a berinjela.
  • Em seguida, deixe cozinhar em fogo lento durante 25 minutos, até que o legume fique macio. Depois de pronto, deixe repousar por, pelo menos, uma hora.
  • Depois desse tempo, filtre o líquido com um coador.
  • Por fim, guarde em um frasco de vidro escuro, junte o suco de um limão médio e misture bem.

Dica: para retirar o sabor amargo da berinjela, antes de cozinhar os pedaços, coloque um pouco de sal por cima deles. Depois de cerca de duas horas, você vai notar que o legume libera um líquido escuro, responsável pelo sabor amargo.

Lave os pedaços muito bem para remover todo o sal antes de cozinhar os pedaços, seguindo os passos acima.

Como tomar a água de berinjela

Por fim, beba três copos de água de berinjela ao longo do dia. Tome um copo em jejum, outro depois do almoço e uma xícara média à tarde ou antes de dormir. Recomenda-se realizar este tratamento durante sete dias seguidos, uma a duas vezes por mês.

Pode interessar a você...
5 razões para consumir água de berinjela com limão
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 razões para consumir água de berinjela com limão

A água de berinjela com limão é um complemento à nossa dieta. Um recurso econômico, saudável e medicinal que favorecerá muitos de nossos processos básicos.



    • Sadilova E, Stintzing FC, Carle R., “Anthocyanins, colour and antioxidant properties of eggplant (Solanum melongena L.) and violet pepper (Capsicum annuum L.) peel extracts”, Z Naturforsch C. 2006 Jul-Aug;61(7-8):527-35.
    • Jing P et al., “Effect of glycosylation patterns of Chinese eggplant anthocyanins and other derivatives on antioxidant effectiveness in human colon cell lines”, Food Chem. 2015 Apr 1;172:183-9.
    • Das S et al., “Cardioprotective properties of raw and cooked eggplant (Solanum melongena L)”, Food Funct. 2011 Jul;2(7):395-9.