Remédio com gengibre para a dor articular

6 de dezembro de 2018
Tanto o mel quanto o limão são anti-inflamatórios, por isso, somados ao gengibre e às suas propriedades para reduzir a dor, formam um remédio natural muito eficaz.

São muitas as pessoas que sofrem de dor articular e de algum jeito acabam se acostumando. Mas, existem vários remédios que ajudam a melhorar a qualidade de vida e esta dica à base de gengibre é muito eficaz. Descubra a seguir.

A dor articular

É possível melhorar a dor articular? Infelizmente na atualidade não tem cura, porém pode ser tratada e é possível melhorar a qualidade de vida.

A artrite, artrose ou reumatismo são realidades muito comuns que obrigam as pessoas a tomarem anti-inflamatórios ou calmantes; medicamentos que a longo prazo podem trazer consequências, principalmente para os rins e para o fígado.

A saber, as articulações são as uniões entre os ossos que oferecem mobilidade e elasticidade. Essas também estão recobertas por cartilagem, um tecido que pode ser regenerado mantendo uma alimentação adequada.

No entanto, por que sofremos com a dor articular? Às vezes, os fatores genéticos, o desgaste, a idade, menos colágeno, perda de resistência, infecções, lesões e inclusive causas ainda não determinadas, provocam estas dores tão frequentes.

Neste artigo, recomendamos consultar um médico para poder começar o tratamento desde o começo; porém, em casa, siga este simples conselho. Vamos lá!

Leia mais: 10 remédios caseiros para a artrite e as dores articulares

Remédio com gengibre para a dor articular

Chá de gengibre

O gengibre é uma das plantas medicinais com mais propriedades. Utilizada desde a antiguidade, é famoso por suas propriedades digestivas e principalmente por reduzir a dor e a inflamação causadas pela artrite.

Seu segredo? Dispor de elementos chamados gingeróis. O gengibre era usado com tanta frequência para tratar a dor, que foram realizados mais estudos para verificar se efetivamente podia oferecer benefícios para os que padeciam de artrite.

Em 2007, a Universidade do Arizona realizou estudos sobre as propriedades anti-inflamatórias do gengibre. Observou-se claramente que os gingeróis reduziram eficazmente a produção de substâncias químicas que contribuíam para a inflamação.

Aliás, a prestigiosa Universidade Johns Hopkins também demonstrou que os compostos do gengibre permitem suprimir substâncias químicas inflamatórias de forma eficiente.

Saiba mais: 3 razões para consumir gengibre diariamente

Como preparar um remédio para a dor articular com gengibre

Gengibre anti-inflamatório

  • Uma colher de gengibre fresco ralado
  • Um copo de água
  • Duas colheres de mel
  • Um pouco de canela

Em alguns de nossos artigos já falamos das ótimas propriedades da canela e do mel para combater a dor articular. Combinados atuam como um potente anti-inflamatório ideal para ser tomado pelas manhãs.

Se a eles adicionamos o gengibre, teremos um remédio magnífico que permitirá atenuar e prevenir a dor. Por isso, vale a pena tomá-lo umas duas vezes por dia para ver o efeito.

Para esta receita basta fazer uma decocção com o gengibre, jogar o mel e polvilhar com canela. Ou se preferir, adicione um pedaço de canela.

Além disso, a preparação é ideal para começar o dia, mas também pode-se beber uma xícara no meio da tarde.

  • Correia, R. A. M., & Cortez, D. B. (2018). O uso do gengibre como coadjuvante nas doenças inflamatórias como a osteoartrite e artrite reumatóide. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa31(60), 73-82.
  • BARRETO, E. D. C., & BORTOLINI, V. M. D. S. (2016). GENGIBRE: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. 13ª Mostra de Iniciação Científica1.