Melhor Com Saúde
 

Remédio com gengibre para a dor articular

Tanto o mel quanto o limão são anti-inflamatórios, por isso, somados ao gengibre e às suas propriedades para reduzir a dor, formam um remédio natural muito eficaz.

Remédio com gengibre para a dor articular

Última atualização: 12 Agosto, 2020

São muitas as pessoas que sofrem de dor articular e de algum jeito acabam se acostumando. Mas, existem vários remédios que ajudam a melhorar a qualidade de vida e esta dica à base de gengibre é muito eficaz. Descubra a seguir.

A dor articular

É possível melhorar a dor articular? Infelizmente na atualidade não tem cura, porém pode ser tratada e é possível melhorar a qualidade de vida.

A artrite, artrose ou reumatismo são realidades muito comuns que obrigam as pessoas a tomarem anti-inflamatórios ou calmantes; medicamentos que a longo prazo podem trazer consequências, principalmente para os rins e para o fígado.

A saber, as articulações são as uniões entre os ossos que oferecem mobilidade e elasticidade. Essas também estão recobertas por cartilagem, um tecido que pode ser regenerado mantendo uma alimentação adequada.

No entanto, por que sofremos com a dor articular? Às vezes, os fatores genéticos, o desgaste, a idade, menos colágeno, perda de resistência, infecções, lesões e inclusive causas ainda não determinadas, provocam estas dores tão frequentes.

Neste artigo, recomendamos consultar um médico para poder começar o tratamento desde o começo; porém, em casa, siga este simples conselho. Vamos lá!

Leia mais: 10 remédios caseiros para a artrite e as dores articulares

Remédio com gengibre para a dor articular

Chá de gengibre

O gengibre é uma das plantas medicinais com mais propriedades. Utilizada desde a antiguidade, é famoso por suas propriedades digestivas e principalmente por reduzir a dor e a inflamação causadas pela artrite.

Seu segredo? Dispor de elementos chamados gingeróis. O gengibre era usado com tanta frequência para tratar a dor, que foram realizados mais estudos para verificar se efetivamente podia oferecer benefícios para os que padeciam de artrite.

Em 2007, a Universidade do Arizona realizou estudos sobre as propriedades anti-inflamatórias do gengibre. Observou-se claramente que os gingeróis reduziram eficazmente a produção de substâncias químicas que contribuíam para a inflamação.

Aliás, a prestigiosa Universidade Johns Hopkins também demonstrou que os compostos do gengibre permitem suprimir substâncias químicas inflamatórias de forma eficiente.

Saiba mais: 3 razões para consumir gengibre diariamente

Como preparar um remédio para a dor articular com gengibre

Gengibre anti-inflamatório

  • Uma colher de gengibre fresco ralado
  • Um copo de água
  • Duas colheres de mel
  • Um pouco de canela

Em alguns de nossos artigos já falamos das ótimas propriedades da canela e do mel para combater a dor articular. Combinados atuam como um potente anti-inflamatório ideal para ser tomado pelas manhãs.

Se a eles adicionamos o gengibre, teremos um remédio magnífico que permitirá atenuar e prevenir a dor. Por isso, vale a pena tomá-lo umas duas vezes por dia para ver o efeito.

Para esta receita basta fazer uma decocção com o gengibre, jogar o mel e polvilhar com canela. Ou se preferir, adicione um pedaço de canela.

Além disso, a preparação é ideal para começar o dia, mas também pode-se beber uma xícara no meio da tarde.

Articulações doloridas? Veja como combater este desconforto

Articulações doloridas? Veja como combater este desconforto

Como podemos aliviar as articulações doloridas? Vamos dar algumas dicas em seguida para que você aplique em seu dia a dia.



  • Correia, R. A. M., & Cortez, D. B. (2018). O uso do gengibre como coadjuvante nas doenças inflamatórias como a osteoartrite e artrite reumatóide. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa31(60), 73-82.
  • BARRETO, E. D. C., & BORTOLINI, V. M. D. S. (2016). GENGIBRE: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. 13ª Mostra de Iniciação Científica1.