Água de berinjela ajuda na queima de gordura e controle do colesterol

· 29 de julho de 2016
Além de favorecer a depuração de líquidos e toxinas, a água de berinjela também é saciante, e por isso nos ajudará a evitar o desejo de comer.

O controle do sobrepeso e do colesterol se transformou em uma prioridade para milhares de pessoas que tomaram consciência dos efeitos que estes males acarretam para a saúde. Felizmente, existem alguns “truques” para nos ajudar neste objetivo, e um deles é a água de berinjela.

Mais além de um problema estético, a acumulação de gordura leva a problemas crônicos como doenças cardíacas, diabetes, problemas articulares, entre outros.

Devido a isso, os especialistas em saúde e nutrição estão recomendando uma série de hábitos e medidas que contribuem para melhorar o estilo de vida.

Além disso, foram reveladas diversas “ajudas” que, por seu valor nutricional, representam uma boa alternativa para perder peso com mais facilidade.

A água de berinjela é uma dessas opções naturais que facilita a limpeza arterial e a diminuição do peso corporal.

É uma bebida rica em fibras e substâncias antioxidantes que favorecem o gasto energético e a expulsão dos líquidos retidos.

Seu consumo de forma contínua é um grande complemento na dieta; especialmente para aqueles que têm dificuldades para perder peso.

Leia também: Zumba, a maneira divertida de perder peso

Quais são os benefícios da água de berinjela?

água de berinjela para perder gordura

Uma das principais vantagens da berinjela no momento de perder peso é que ela contém muitos nutrientes e poucas calorias.

Seu significativo teor de água lhe confere um efeito diurético que combate a retenção de líquidos e a inflamação.

Graças ao seu teor de vitamina E, um poderoso antioxidante, favorece a circulação do sangue e reduz o risco de doenças cardíacas.

Também é rica em potássio e sódio, dois minerais que, em níveis adequados, melhoram a saúde do sistema nervoso e cardiovascular.

O consumo desse alimento também impulsiona a desintoxicação do corpo, ao mesmo tempo em que melhora a função metabólica e controla os níveis de açúcar no sangue.

Seu teor de fibras melhora o movimento intestinal e previne transtornos como a prisão de ventre e gases.

Este nutriente também é o encarregado de dar um efeito saciante e melhorar a capacidade de absorção de gorduras no intestino; para impedir sua acumulação nas artérias.

Outra qualidade que não deve passar despercebida é que estimula a bile e protege a saúde do fígado frente ao excesso de gordura.

É considerada um grande suplemento contra a anemia e os problemas imunológicos; já que oferece boas quantidades de magnésio e ferro.

Leia também: 6 alimentos para aumentar o magnésio na dieta

Como preparar água de berinjela para queimar gordura e controlar o colesterol?

água de berinjela

Com o preparo e consumo da água de berinjela não conseguiremos apenas melhorar a saúde e o peso; mas também daremos um impulso de energia ao nosso organismo para as tarefas do dia a dia.

Outra vantagem que não mencionamos é que é uma bebida muito fácil de preparar e não custa muito; porque seus ingredientes têm preços muito acessíveis no mercado.

Então, mãos à obra!

Ingredientes

  • 1 berinjela orgânica média
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água
  • 1 jarra de vidro

Preparo

  • Primeiro, limpe a berinjela com um pouco de vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio.
  • Quando estiver desinfetada, corte-a em vários cubinhos, mais ou menos de um centímetro e meio de grossura.
  • Depois, coloque os pedaços na jarra de vidro e adicione o litro de água.
  • Tire o suco de um limão e adicione-o na mistura.
  • Coloque a bebida na geladeira e deixe repousar por uma noite.

 Modo de consumo

  • Para desintoxicar, tome a água durante sete dias seguidos a cada mês.
  • Porém, você também pode bebê-la três vezes por semana ou quando sentir uma vontade forte de comer.
  • O litro de água deve ser distribuído ao longo do dia (um copo antes de cada refeição principal).

Para conseguir bons resultados no controle de peso corporal é importante aumentar o consumo de frutas e vegetaise reduzir as gorduras e farinhas refinadas.

Além disso, devemos adotar uma rotina de exercícios diária, por no mínimo 30 minutos.

Seguindo essas recomendações simples pode-se perder vários centímetros em questão de semanas. 
Porém, é preciso levar em conta que cada metabolismo funciona de forma diferente e que, em alguns casos, os resultados podem demorar mais.
A berinjela não deve ser consumida crua em quantidades excessivas, porque contém um alcaloide chamado solanina que provoca vômitos e diarreias. 
Porém, não há nada a temer se for consumida nas quantidades indicadas.
Rotino, G. L., Sala, T., & Toppino, L. (2014). Eggplant. In Alien Gene Transfer in Crop Plants, Volume 2: Achievements and Impacts. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-9572-7