4 truques básicos para tratar a pele seca

· 5 de fevereiro de 2019
Tomar banho quente ou ficar muito tempo debaixo d'água são dois maus hábitos que, em vez de favorecer a pele, a prejudicam e a tornam mais vulnerável. 

A pele seca é o produto de múltiplos fatores. Muitas vezes, uma combinação de maus hábitos, como tomar banho com água muito quente, tomar banho várias vezes ao dia, não se hidratar adequadamente, não utilizar produtos adequados e assim por diante.

Embora essas ações pareçam não ter impacto, a verdade é que sim. E ainda que a pele seca não pareça ser um problema a princípio, com o passar do tempo, a tensão, a coceira, e o desconforto, começam a afetar a qualidade de vida.

Deve ser lembrado que a pele é o órgão mais extenso do corpo e é responsável pelo cumprimento de muitas funções primordiais, como a regulação da temperatura e a proteção dos órgãos internos contra fatores externos. Além disso, a pele pode indicar se algo não está certo na saúde.

Portanto, manter a pele bem cuidada e hidratada não deve ser apenas uma prioridade quando se trata de ter uma boa aparência, mas também para manter a saúde do corpo.

Cuidados para a pele seca

Em geral, para cuidar da pele seca não é necessário recorrer a medidas extraordinárias. Em vez disso, devemos prestar atenção a todos esses pequenos hábitos prejudiciais quando se trata de proporcionar benefícios para a saúde.

A seguir, vamos dizer quais são alguns dos cuidados básicos que você deve ter em mente se tem a pele seca.

1. Beba água o suficiente

Beber água o suficiente pode ajudar a tratar a pele seca

Sim, manter uma boa hidratação é fundamental para que a pele possa realizar corretamente suas funções e ter uma aparência saudável. Esta é uma das razões pelas quais os médicos recomendam beber 8 copos de água por dia.

Muitas pessoas acreditam que basta utilizar cremes hidratantes, do ponto de vista externo. A verdade é que o melhor é combinar a hidratação ‘externa’ e a ‘interna’.

Atenção! Não caia em extremos. O consumo excessivo de água (hiperidratação) também é prejudicial ao organismo.

Pode te interessar: Opções para tomar água de qualidade em casa

2. Ajuste a temperatura da água

Muitas pessoas tomam banhos quentes todos os dias por gostarem mais. No entanto, este é um dos piores hábitos para a saúde da pele, pois destrói suas barreiras naturais de proteção.

Além disso, tomar banho muitas vezes também altera a produção dessa gordura natural, tão essencial para a proteção da pele.

Então, tomar banho em excesso e com água quente pode causar ressecamento na pele e, de acordo com cada pessoa, mais complicações a médio e longo prazo. Neste sentido, deve-se considerar o seguinte:

  • É preciso ajustar a temperatura da água: nem muito fria nem muito quente.
  • Evite passar muito tempo debaixo d’água.
  • Em geral, recomenda-se tomar banho apenas uma vez por dia. No entanto, isso pode variar dependendo da pessoa.
  • Depois de uma atividade esportiva, você terá que tomar banho.
  • Ensaboe bem a parte dos pés e das axilas.
  • Use sabonetes neutros, de preferência sem perfume.
  • Use sabonetes adequados para as áreas íntimas.
  • Após o banho, aplique um creme, loção ou óleo hidratante.

3. Depile-se corretamente

Se depilar com lâmina pode deixar a pele ainda mais seca. A medida que se retira o pelo indesejado, os óleos naturais também são removidos.

Para evitar que isso aconteça, procure se depilar depois do banho. Neste momento, o pelo fica mais macio e flexível e, portanto, mais fácil removê-lo. Não deixe de usar um creme ou uma espuma de depilar.

Ao terminar, recomenda-se aplicar uma loção hidratante para promover a hidratação da pele. Você também pode usar óleo de coco, que tem propriedades hidratantes.

Leia também: 6 incríveis benefícios do óleo de coco

4. Use protetor solar

Usar protetor solar pode ajudar a tratar a pele seca

A falta de proteção solar diária pode ser uma das causas da pele seca, da aspereza, das rugas, etc. No entanto, os danos podem ser evitados com a aplicação de um protetor solar de amplo espectro (FPS 30 ou 50) durante todo o ano. Inclusive em dias nublados ou durante o inverno, em geral.

  • Para evitar lábios secos e rachados no inverno, use um protetor labial com proteção solar 15.
  • No verão, use camisas leves, soltas e de mangas compridas quando estiver ao sol e um chapéu de abas largas (cerca de 2 polegadas) para evitar que o sol afete o pescoço, os ouvidos e os olhos.

Lembre-se

Com relação aos cuidados com a pele, o melhor é implementar pequenas medidas que, quando repetidas diariamente, causam um grande impacto positivo. Além disso, é importante não esperar que ela esteja em um mau estado para agir. 

Caso a pele seca não melhore com estes cuidados básicos, consulte o seu dermatologista para que avalie o caso e te indique o que fazer.

  • ”¿Es bueno ducharse todos los días?” ABC – Sociedad. 2014. [En línea] Disponible en: https://www.abc.es/sociedad/20140723/abci-beneficios-ducharse-201407221956.html
  • ”Protección solar: ¿cuál es el factor óptimo?” Más Dermatología. 2008; 5: 21-24. [En línea] Disponible en: http://www.masdermatologia.com/PDF/0029.pdf