4 plantas ideais para combater a dor da artrite
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
O problema é tão complexo que existem mais de cem categorias em que a artrite pode ser classificada, de acordo com o local afetado, causas do problema e características do paciente. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 4 plantas ideais para combater a dor da artrite.
Mas um sintoma é comum às pessoas que sofrem de artrite: a dor difusa e constante ou aguda e incapacitante, que limita muito sua qualidade de vida. Neste artigo, vamos apresentar algumas plantas com poderes curativos para reduzir a inflamação e a dor.
Alertamos que as plantas não têm o poder de “curar” a artrite, pois ela pode causar danos permanentes ao paciente se não for devidamente tratada. O acompanhamento de um médico reumatologista é fundamental.
Entendendo a dor da artrite
A artrite é uma doença que pode ser muito dolorosa e obrigar os pacientes a recorrer a uma forte medicação. A dor é consequência da inflamação e do atrito entre os dois ossos, já que, com o tempo, a cartilagem que amortece o contato e a fricção desaparece.
Conheça: Super bebida: trata a artrite, alivia a dor e a inflamação e protege o coração
Quando a cartilagem é normal, sua função é a de proteger a articulação, permitir um movimento suave e amortecer a pressão e os impactos causados pelo movimento.
Além da dor e da inflamação, a artrite também limita a capacidade de movimento, causa rigidez e, em alguns casos, pode inclusive causar o enrijecimento da pele.
4 remédios naturais para a dor da artrite
As pessoas que gostariam de utilizar remédios naturais para combater a dor da artrite podem recorrer a algumas ervas medicinais com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que reduzem a inflamação e a dor.
O tratamento será muito mais eficaz se realizarmos também algumas mudanças no nosso estilo de vida:
- Exercícios físicos adaptados às limitações de movimento causadas pela artrite.
- Alimentação equilibrada e alcalinizante.
- Aplicação de bolsas de água quente ou de gelo, cataplasmas anti-inflamatórias e argila.
- Massagens com óleos naturais e outras maneiras de combater a dor, como a acupuntura.
- Eliminar o excesso de peso.
- Não realizar atividades de alto impacto.
Leia também: Acupuntura: quais são seus benefícios para a saúde?
A seguir, apresentaremos quatro remédios para combater a dor da artrite. É preciso tomar duas a três xícaras dos chás por dia, durante pelo menos três meses.
O tratamento deve ser realizado sempre sob orientação médica, sobretudo se o paciente estiver tomando alguma medicação.
1. Salsaparrilha
A salsaparrilha é um excelente diurético devido ao seu teor de saponinas. A eliminação de líquidos melhora os sintomas das doenças reumáticas e ajuda a eliminar o acúmulo de líquidos lubrificantes nas articulações.
Como consequência, também melhora a mobilidade e reduz a dor. A planta também tem as seguintes propriedades:
- Ajuda a controlar o peso.
- Depura toxinas e limpa o sangue.
- Bom para tratar as doenças de pele.
- Reduz os níveis de colesterol.
- Alivia problemas respiratórios.
2. Chá verde
Uma bebida tradicional em muitos países, sobretudo do oriente, o chá verde é cada vez mais popular no Brasil. Rico em antioxidantes e flavonoides que ajudam a combater a inflamação.
Além disso, o chá verde é um poderoso anticancerígeno, mas tem uma desvantagem: dificulta a assimilação de ferro pelo organismo, por isso, deve ser consumido fora dos horários das refeições.
Também devemos escolher um chá verde de qualidade, orgânico, pois atualmente existem diversas marcas no mercado, e nem todas têm métodos saudáveis de plantio e processamento.
3. Chá de unha-de-gato
Também conhecida como “garra-do-diabo”, esta erva pode ser usada para combater as dores da artrite, artrose e reumatismo.
Para preparar seu chá, usam-se suas raízes, e não suas folhas. Cerca de 5 colheres de sopa das raízes picadas ou fatiadas para cada meio litro de água.
4. Cúrcuma
A cúrcuma é muito usada na culinária, mas também como erva terapêutica, por ser um excelente estimulante do sistema circulatório. Também tem propriedades antioxidantes, anticancerígenas e antidepressivas, além de ser um dos melhores alimentos anti-inflamatórios que existe.
Esse poder se deve à curcumina, ideal para tratar doenças reumáticas, como a artrite, a fibromialgia, etc. Pode ser consumida como chá ou colocada em emplastros, junto com a argila, por exemplo.
Como dito acima, também pode ser usada na culinária, dando cor e sabor a assados, sopas e cremes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ríos, J. L., & Recio, M. C. (2005). Medicinal plants and antimicrobial activity. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2005.04.025
- Al-Nahain A, Jahan R, Rahmatullah M. Zingiber officinale: A Potential Plant against Rheumatoid Arthritis. Arthritis. 2014;2014:159089. doi:10.1155/2014/159089
- Khanna S, Jaiswal KS, Gupta B. Managing Rheumatoid Arthritis with Dietary Interventions. Front Nutr. 2017;4:52. Published 2017 Nov 8. doi:10.3389/fnut.2017.00052
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.