4 batidas para combater o estresse, a fadiga e o cansaço

Talvez no final do dia você se sinta exausto, sem energia e com pouca motivação. Essas batidas podem te ajudar a recuperar as forças e promover o estado de calma que você tanto precisa. Descubra!
4 batidas para combater o estresse, a fadiga e o cansaço

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

O ritmo frenético do nosso dia a dia, a extensa lista de tarefas e o conjunto de preocupações que nos invadem nos afetam tanto física como mentalmente. Viver com pressa tem a grande desvantagem de nos impedir de descansar e, infelizmente, isso tem as suas consequências: no final do dia nos sentimos exaustos, estressados ​​e com a necessidade crescente de acrescentar mais uma ou duas horas ao dia.

Acumulamos dores, sofrimentos e pensamentos negativos nas costas, quase sem perceber, até que um belo dia o corpo nos lembra que não podemos continuar vivendo tão rápido.

Seja por um desconforto no pescoço, uma dor de cabeça constante ou simplesmente uma sensação de opressão ou tristeza. A questão é que aos poucos vamos ficando sem energia, com falta de desejo e motivação.

O problema é que, quando estamos mentalmente cansados, nossa percepção fica turva, torna-se muito mais negativa e nos tornamos mais sensíveis emocionalmente. É o que diz o neurocientista Matthew Walker.

O bom é que podemos reverter essa situação ou pelo menos fazer a nossa parte para ficarmos calmos, buscar opções para nos energizar e assim evitar que o estresse e o cansaço acabem nos esgotando.

Exercícios físicos, meditação ou ioga são práticas altamente recomendadas. E além disso, algumas batidas caseiras podem nos ajudar a aliviar o estresse acumulado e promover um estado de calma, saciando nosso apetite e nos ajudando a saborear deliciosas misturas. Claro, o ideal é que sejam acompanhados de bons hábitos de sono, alimentação e exercícios.

1- Batidas para combater o cansaço

A sensação de cansaço nos enfraquece física e mentalmente. O acúmulo de muitas tarefas pendentes e a sensação de ter pouco tempo disponível têm suas consequências, seja por ter tido uma noite ruim, por muito esforço físico ou por realizar diversos trabalhos sem descanso.

Embora a melhor solução para combater esse estado seja aproveitar algum tempo para relaxar ou fazer pausas durante o dia para se desconectar, também pode ser útil beber a batida natural que descreveremos a seguir.

É uma combinação de leite de amêndoa, abacate e limão, cujos nutrientes recarregam o corpo. Entre seus componentes podemos destacar noz por suas proteínas e antioxidantes de alta qualidade (poli fenóis), de acordo com cientistas da Universidade de Scranton.

Ingredientes

  • 1 limão
  • Nozes (para experimentar)
  • 1 abacate maduro.
  • 2 rodelas de limão (para decorar).
  • 2 xícaras de leite de amêndoa (500 ml).

Como preparar

  • Leve o leite à geladeira e misture com a polpa de abacate, suco de limão e noz.
  • Processe tudo por alguns minutos e retire após obter uma mistura homogênea.
  • Sirva a batida em um copo e decore com as rodelas de limão.

2- Batidas energizantes para aliviar a fadiga

A fadiga geralmente causa falta de motivação, perda de energia, dificuldade para manter a atenção e desinteresse pela vida. Embora muitas vezes seja devido ao desenvolvimento de alguma patologia, às vezes é o resultado de uma vida agitada e sem descanso.

Assim como quando nos sentimos cansados, exercícios físicos, prática de mindfulness e um estilo de vida saudável podem nos ajudar a acabar com esse estado. No entanto, as batidas também podem nos ajudar a nos sentirmos melhor se as usarmos como complementos às recomendações anteriores.

A bebida energética que descreveremos a seguir é 100% natural e combina ingredientes como cenoura, beterraba e maçã para recarregar o corpo e melhorar seu funcionamento. Além disso, de acordo com o Journal of Agricultural and Food Chemistry, o falcarinol, um composto encontrado na cenoura, tem um importante efeito na prevenção do câncer.

Ingredientes

  • 3 cenouras
  • 1 beterraba
  • 1 maçã
  • 2 talos de aipo
  • 1/2 pepino grande
  • 1/2 copo de água (100 ml)

Como preparar

  • Primeiramente, lave muito bem as verduras e as frutas para desinfetá-las e eliminar todo tipo de sujeira.
  • Quando tudo estiver pronto, corte os ingredientes em pedaços grandes e leve-os ao processador ou liquidificador com meio copo de água para facilitar o processo.
  • Se você quiser, pode acrescentar um pouco de gelo.

3- Batidas contra a fadiga e o estresse

Suco de tomate para combater o estresse

Às vezes, a fadiga e o estresse andam de mãos dadas para tornar a vida mais complicada. Às vezes, o estresse será o protagonista principal e outras vezes, a fadiga. A questão é que ambos estão bastante relacionados.

Embora combatê-los completamente seja bastante difícil, principalmente por meio de remédios naturais, combinar alguns alimentos em batidas pode nos ajudar. Porém, é importante que não descuidemos da consulta com um profissional especializado caso estivermos vivendo uma sensação de estresse ou cansaço permanente.

Já para aqueles momentos de estresse intermitente ou pontual podemos recorrer a certas batidas aliadas à combinação de momentos de descanso e exercício físico. A seguir, deixaremos para você a receita de uma bebida natural de alface, tomate e salsa.

Ingredientes

  • 2 tomates
  • 2 ramos de aipo.
  • 1 ramo de salsa.
  • 4 folhas de alface.
  • ½ copo de água (100 ml).

Como preparar

  • Desinfete todos os ingredientes e logo depois, bata-os no liquidificador até obter um líquido homogêneo e livre de pedaços.
  • Deixe que esfrie na geladeira durante algumas horas ou acrescente um pouco de gelo para dar um toque mais refrescante.

4- Batidas para combater a ansiedade

suco de pera para combater o estresse

ansiedade é um dos problemas psicológicos mais comuns ao lado da depressão hoje. É um estado subjetivo em que a pessoa se sente ameaçada e com medo do que pensa que pode acontecer. Na verdade, se você não sabe se controlar, o impacto que isso pode ter na vida de uma pessoa será imenso, caótico e exaustivo.

É importante lembrar que a ansiedade, por si só, faz parte da natureza humana. Apenas em certas situações ela se torna conflitiva. Assim, recomenda-se procurar um profissional especializado quando ela se tornar incontrolável e permear o dia a dia da pessoa, uma vez que a mente ansiosa não costuma fazer as melhores escolhas e não tem controle total sobre si mesma.

Porém, apesar do tratamento psicológico que recebemos e das atividades que podemos iniciar, podemos incorporar algumas batidas na nossa dieta para promover aquele estado de calma de que tanto precisamos.

Ingredientes

  • 1 pera madura.
  • 2 colheres de sopa de aveia em pó (20 g).
  • 1 copo de infusão de hortelã (250 ml).
  • 5 colheres de chá de mel (25 g).

Como preparar

  • Lave muito bem a pera e leve-a ao liquidificador junto com a aveia, a infusão de hortelã e uma colher de mel de abelha.
  • Bata tudo durante dois minutos e beba fresco, sem coar.

Nota final

As batidas para lidar com o estresse podem ser um bom complemento à dieta, ajudando-nos a saciar o apetite, obter energia e aumentar o desempenho físico e mental.

Embora isso não signifique que sejam suficientes para nos sentirmos melhor, principalmente se o estresse, a ansiedade ou a fadiga nos acompanham ao longo do tempo. Se isso acontecer, é melhor consultar um especialista.

Pode interessar a você...
Contribuições das vitaminas nas dietas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Contribuições das vitaminas nas dietas

Sabia que as vitaminas nas dietas saudáveis são essenciais? Quer saber mais sobre esse assunto? Não deixe de ler esse artigo.