3 tratamentos com cúrcuma para a saúde da pele

Você sabia que alguns tratamentos com cúrcuma podem ser benéficos para a pele? Essa incrível especiaria esconde algumas virtudes curativas que a tornam um excelente remédio para muitas condições.
Estes tratamentos com cúrcuma podem ser uma maneira simples e natural de melhorar, por exemplo, acne, fotoenvelhecimento facial ou alopecia. Descubra como prepará-los e usá-los passo a passo.
Tratamentos com cúrcuma
A cúrcuma (Curcuma longa) é um tempero muito comum na culinária de muitas culturas. Além de se destacar por sua intensa cor amarela, que realça a aparência dos pratos, destaca-se também pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além disso, ajuda a prevenir a proliferação de células tumorais.
Graças a essas poderosas virtudes, alguns tratamentos com cúrcuma podem ser uma maneira eficaz e natural de melhorar alguns problemas de pele. A chave para esses remédios é a curcumina, que é o princípio ativo que atua topicamente e oralmente.
No estudo citado, considera-se que ela pode ser eficaz no tratamento de algumas condições comuns, tais como as que citamos em seguida:
- Acne
- Alopecia
- Dermatite atópica
- Fotoenvelhecimento facial
- Comichão
- Psoríase
Leia também: Cúrcuma: benefícios na luta contra o câncer
1. Cúrcuma para tratar a acne
O primeiro destes tratamentos com cúrcuma para acne baseia-se nas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta especiaria. Além disso, alguns estudos detalharam seus efeitos sobre essa questão.
A pesquisa citada confirma a eficácia da aplicação de um creme à base de extrato de rizoma de cúrcuma. Em particular, consegue-se “regular a secreção excessiva de sebo em pessoas que sofrem de acne e problemas relacionados”.
Ingredientes
- 1 colher de chá de extrato de cúrcuma (5 ml)
- ½ xícara de gel de aloe vera (100 g)
Preparo
- Para preparar este remédio, só temos que misturar bem os dois ingredientes até que a cúrcuma se dissolva completamente no gel de Aloe vera.
Aplicação
- Recomendamos mantê-lo na geladeira. Além disso, se o remédio estiver frio, aumentaremos seu efeito calmante e anti-inflamatório.
- Aplicar de manhã, depois de lavar e limpar a pele e à noite, antes de deitar.
- Por fim, se o tom que nos deixa na pele nos incomoda, vamos aplicá-lo apenas à noite.
2. Cúrcuma contra o fotoenvelhecimento facial
O fotoenvelhecimento facial é a oxidação sofrida pela pele devido à exposição ao sol. Para combatê-lo e prevenir o envelhecimento prematuro, podemos recorrer a antioxidantes, tanto interna quanto externamente.
Portanto, além de manter uma dieta rica em frutas e vegetais, usaremos a cúrcuma a nível tópico. Além disso, vamos suplementá-lo com vitamina E, outro poderoso antioxidante.
Ingredientes
- 1 colher de chá de extrato de cúrcuma (5 ml)
- ½ xícara de vitamina E (100 ml)
Preparo
- Primeiramente, misture o extrato com vitamina E.
- Em seguida, armazene em um recipiente escuro, na geladeira, para evitar a oxidação.
Aplicação
- Primeiramente, aplique com uma massagem suave em todo o rosto.
- Em seguida, deixe a noite toda e lave a pele pela manhã.
Leia também: Alimentos que fornecem vitamina E
3. Cúrcuma contra a alopecia
A alopecia é uma condição que afeta muito a autoestima de homens e mulheres. Embora em muitos casos seja difícil freá-la, os tratamentos com cúrcuma e outros ingredientes medicinais podem nos ajudar a preveni-la ou reduzi-la.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de extrato de cúrcuma (10 ml)
- ½ xícara de gel de aloe vera (100 g)
- ¼ xícara de suco de cenoura (62 ml)
- ¼ xícara de óleo de amêndoa (60 ml)
Preparo
- Primeiramente, misture bem o extrato de cúrcuma com o gel de Aloe vera.
- Em seguida, adicione o óleo de amêndoa e continue batendo.
- Por fim, adicione o suco de cenoura e emulsione tudo para misturar bem as diferentes texturas.
- Mantenha na geladeira por no máximo uma semana.
Aplicação
- Primeiramente, aplique este tratamento em todo o couro cabeludo, enquanto massageia para penetrar bem.
- Em seguida, deixe por pelo menos meia hora. Idealmente, deixe durante a noite. Podemos usar uma touca de banho e uma toalha.
- Por fim, repita o tratamento duas ou três vezes por semana.
Agora, já conhecemos três tratamentos eficazes com esta especiaria que podem nos ajudar a melhorar alguns problemas que afetam a pele. Em qualquer caso, recomendamos sempre uma visita ao dermatologista para resolver todas as nossas dúvidas.
Pode interessar a você...