3 tratamentos com cúrcuma para cuidar da saúde da pele
Você sabia que alguns tratamentos com cúrcuma podem ser benéficos para a pele? Essa incrível especiaria esconde algumas virtudes curativas que a tornam um excelente remédio para muitas condições.
Estes tratamentos com cúrcuma podem ser uma maneira simples e natural de melhorar, por exemplo, a acne, o fotoenvelhecimento facial ou a alopecia. Descubra como prepará-los e usá-los passo a passo.
Tratamentos com cúrcuma: um complemento para cuidar da pele
A cúrcuma (Curcuma longa) é uma especiaria muito comum na culinária de muitas culturas. Além de se destacar por sua intensa cor amarela, que realça a aparência dos pratos, ela se destaca também pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
O artigo Efeitos farmacológicos e nutricionais dos extratos da Curcuma longa L e dos cucuminóides explica o seguinte:
“As propriedades benéficas da cúrcuma contra estes processos [reparação de tecidos e cicatrização de feridas] a tornaram um tratamento eficaz para a cicatrização, para o tratamento da fístula anal e, em geral, para qualquer processo de reparação de tecidos”.
O estudo citado indica que a cúrcuma pode ser eficaz no tratamento de algumas condições comuns, como as listadas abaixo.
- Acne
- Comichão
- Psoríase
- Alopecia
- Dermatite atópica
- Fotoenvelhecimento facial
1. Acne
O primeiro tratamento com cúrcuma da nossa lista baseia-se nas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas dessa especiaria para tratar a acne. Alguns estudos detalham seus efeitos sobre essa condição da pele. Inclusive, existem estudos que confirmam a eficácia da aplicação de um creme à base do extrato do rizoma da cúrcuma.
Em particular, consegue-se “regular a secreção excessiva de sebo em pessoas que sofrem de acne e problemas relacionados”.
Ingredientes
- Uma colher de chá de extrato de cúrcuma (5 ml)
- Meia xícara de gel de aloe vera (100 g)
Modo de preparo
- Para preparar este remédio, basta misturar bem os dois ingredientes até que a cúrcuma se dissolva por completo no gel de aloe vera.
Modo de aplicação
- Recomendamos conservar este remédio na geladeira, já que frio seu efeito calmante e anti-inflamatório aumenta.
- Aplique-o de manhã após lavar e limpar a pele e à noite antes de deitar.
- Se você ficar incomodado com o tom que ele deixa na pele, aplique-o apenas à noite.
2. Fotoenvelhecimento facial
O fotoenvelhecimento facial é a oxidação sofrida pela pele devido à exposição ao sol. Para combatê-lo e prevenir o envelhecimento precoce, você pode recorrer aos antioxidantes, tanto interna quanto externamente.
Portanto, além de manter uma alimentação rica em frutas e verduras, você pode usar a cúrcuma de forma tópica. Você pode complementar seu uso com a vitamina E, outro poderoso antioxidante.
Não deixe de ler: 5 formas de usar uma cápsula de vitamina E na pele
Ingredientes
- Uma colher de chá de extrato de cúrcuma (5 ml)
- Meia xícara de vitamina E (100 ml)
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, misture o extrato de cúrcuma com a vitamina E.
- Armazene a mistura em um recipiente escuro e coloque-o na geladeira para evitar sua oxidação.
Modo de aplicação
- Aplique em todo o rosto massageando suavemente.
- Deixe agir durante toda a noite
- Lave o rosto pela manhã.
3. Alopecia
A alopecia é uma condição que pode afetar bastante a autoestima de homens e mulheres. Embora em muitos casos seja difícil retardar seu progresso, os tratamentos com cúrcuma e outros ingredientes medicinais ajudar a preveni-la ou reduzi-la.
Ingredientes
- Duas colheres de chá de extrato de cúrcuma (10 ml)
- Meia xícara de gel de aloe vera (100 g)
- ¼ de xícara de suco de cenoura (62 ml)
- ¼ de xícara de óleo de amêndoas (60 ml)
Modo de preparo
- Primeiramente, misture bem o extrato de cúrcuma com o gel de aloe vera.
- Em seguida, adicione o óleo de amêndoas e continue misturando.
- Por último, adicione o suco de cenoura e misture bem para integrar as diferentes texturas.
- Mantenha na geladeira por no máximo uma semana.
Modo de aplicação
- Aplique este tratamento em todo o couro cabeludo, massageando para penetrar bem.
- Deixe agir por pelo menos meia hora. Idealmente, você deve deixar durante a noite. Para isso, você pode usar uma touca de banho e colocar uma toalha sobre o travesseiro.
- Repita o tratamento duas ou três vezes por semana.
Estes são alguns dos muitos tratamentos com cúrcuma que podem ajudar a melhorar alguns problemas que afetam a pele. Se você quiser experimentar um deles, você deve primeiro consultar um dermatologista e seguir suas instruções.
Sem o aconselhamento de um profissional, o risco de sofrer reações adversas pode ser muito alto. Tenha em mente que cada tipo de pele é diferente e cada um exige uma série de cuidados e atenção específicos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Vaughn, A. R., Branum, A., & Sivamani, R. K. (2016). Effects of Turmeric (Curcuma longa) on Skin Health: A Systematic Review of the Clinical Evidence. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.5640
- Zaman, S. U., & Akhtar, N. (2013). Effect of turmeric (Curcuma longa Zingiberaceae) extract cream on human skin sebum secretion. Tropical Journal of Pharmaceutical Research. https://doi.org/10.4314/tjpr.v12i5.1
- Sahu, P. K., Giri, D. D., Singh, R., Pandey, P., & Gupta, S. (2013). Therapeutic and Medicinal Uses of Aloe vera : A Review. Scientific Research.
- Kaushik, R., Gupta, D., & Yadav, R. (2011). Alopecia: Herbal Remedies. International Journal of Pharmaceutical Science and Research. https://doi.org/10.13040/IJPSR.0975-8232.2(7).1631-37