Cuidados para manter a pele jovem aos 40

20 de julho de 2019
Se você já chegou aos 40, precisa considerar que não pode mais seguir com a mesma rotina de beleza de 10 anos atrás. Por isso, vamos apresentar alguns conselhos que você deve seguir para manter uma pele jovem e macia.

A partir dos 40 anos, a mulher começa a passar por várias mudanças, especialmente na pele devido à diminuição dos hormônios. Se você já chegou nessa idade, não se preocupe! A seguir, vamos te contar como manter e exibir uma pele jovem aos 40.

Uma pele limpa é o primeiro grande passo para ter um rosto jovem e sem sinal de impurezas. Mas se você já chegou aos 40, precisa considerar que não pode mais seguir com a mesma rotina de beleza de 10 anos atrás.

A pele precisa de cuidados próprios a cada faixa etária porque não é a mesma coisa ter 20 anos, quando a pele é macia, e ter 40 anos, quando as rugas e a flacidez se tornam muito mais evidentes.

Cuidados para manter a pele jovem aos 40

1. Limpeza

Rotina de limpeza facial

Após acordar, é preciso sempre fazer uma rotina de beleza que consista em limpar o rosto com água morna e sabão, a fim de remover os restos de maquiagem que possam ter ficado na pele. Posteriormente, com discos de algodão demaquilantes e um produto adequado para a limpeza da sua pele, continuamos retirando as impurezas do rosto para que, assim, fique totalmente limpo.

Esse processo deve ser realizado tanto antes de dormir quanto pela manhã, visto que é muito importante para manter a pele mais jovem e brilhante.

Leia mais: 5 máscaras ideais para uma pele radiante

2. Hidratação

Outro hábito importantíssimo para ter uma pele mais jovem depois dos 40 é fazer uma rotina diária para hidratar sua cútis. Para isso, os cremes para a noite são ideais, especialmente aqueles com propriedades para combater o envelhecimento prematuro, como o colágeno, o ácido hialurônico e a vitamina C.

3. Proteção solar: um cuidado básico para manter a pele jovem aos 40

As manchas no rosto começam a ser mais comuns depois dos 40 anos. Por isso, você deve sem dúvida usar um protetor solar adequado todos os dias. Independentemente de o dia estar nublado ou ensolarado, o fator de proteção mínimo deve ser 30.

Passe o filtro no rosto todo, no pescoço e no colo, pois essas regiões acabam evidenciando mais os sinais da idade. Também se recomenda o uso de maquiagens que incluam proteção solar.

4. Sérum

Esses produtos não são utilizados por todas as pessoas, mas são um dos melhores aliados para manter a pele jovem e macia. Aplique um sérum antes do seu creme hidratante e você verá como a sua pele fica muito mais iluminada e com um brilho saudável. Recomendamos aqueles produtos que têm efeito reparador ou que são ricos em vitaminas.

5. Esfoliação

Máscara para manter a pele jovem aos 40

Esfoliar a pele serve para retirar as células mortas, o que ajuda a acelerar sua renovação e, portanto, atrasa o envelhecimento.

Não se esqueça de escolher bem sua maquiagem, já que, como mencionamos antes, a pele depois dos 40 anos pode se tornar mais seca. O ideal é escolher produtos mais oleosos ou com fórmulas especiais para peles maduras. Cuide da sua pele independentemente da sua idade.

Recomendações para se sentir bem e ter a pele jovem aos 40

1. Controle seu peso

O metabolismo funciona mais lentamente à medida que envelhecemos, especialmente depois dos 30 anos. Se você não aumentar a intensidade da prática de exercícios, poderá ganhar alguns quilos por mês. Isso acontece mesmo que você se exercite e coma da mesma forma que fazia anteriormente. Quando você completar 40 anos, essa dinâmica poderá significar um aumento de 4,5 kg ou mais.

2. Aumentar a ingestão de vitaminas C e E

Alimentos com vitamina C

Incluir na alimentação fontes de vitaminas C e E é fundamental para manter a pele macia depois dos 40 anos. Embora esses nutrientes devam ser consumidos desde a infância, ao chegar nessa faixa etária são determinantes para minimizar a deterioração da pele.

  • A vitamina C tem um efeito antioxidante que minimiza o impacto dos radicais livres sobre os tecidos. Ao mesmo tempo, auxilia na síntese do colágeno e proporciona firmeza e elasticidade ao rosto.  
  • Por sua vez, a vitamina E é um protetor natural contra os raios ultravioleta e as toxinas.  Sua adequada assimilação estimula o fluxo sanguíneo e facilita a regeneração dos tecidos.

3. Escolha uma cor para o cabelo que combine com o tom da sua pele

Quando você completar 40 anos, é possível que tenha uma boa quantidade de cabelos brancos para esconder. Se a tintura que você usa for mais escura, certamente será preciso ir ao cabeleireiro com maior frequência para garantir que as raízes não fiquem à mostra. As cores mais claras ou fios com reflexo podem ocultar melhor os cabelos brancos, mas são mais caros de manter.

Leia também: Os 8 melhores óleos para manter a pele jovem e saudável

4. Prefira uma maquiagem mais clara

Uma base pesada e o pó podem entrar nas rugas e linhas de expressão, fazendo com que pareçam maior do que realmente são. Uma sombra mais suave e uma cor mais clara nos lábios podem ocultar melhor as imperfeições e, certamente, vão atrair menos a atenção para as áreas problemáticas. Hidrate bem a sua pele antes de aplicar a base para que as rugas do seu rosto fiquem menos aparentes.

5. Para ter uma pele jovem aos 40 você deve beber mais água

Em todas as fases da vida, beber água abundantemente é essencial para a saúde. No entanto, ao chegar aos 40, é necessário aumentar seu consumo, especialmente quando beber água não é um hábito. O líquido vital minimiza a desidratação cutânea e ajuda a manter a firmeza da pele.

  • San Mauro-Martín, Ismael, & Garicano-Vilar, Elena. (2015). Papel de la vitamina C y los β-glucanos sobre el sistema inmunitario: revisión. Revista Española de Nutrición Humana y Dietética19(4), 238-245. https://dx.doi.org/10.14306/renhyd.19.4.173
  • Scardovi, Silvio, Goglian, Andrea, Gendra, Paula, & Gendra, Cecilia. (2017). Estudio clínico de eficacia, duración y efectos adversos del implante de ácido hialurónico en área buco-maxilo-facial. Odontoestomatología19(30), 78-91.
  • Villegas Álvarez, Eunice Díaz de, Castillo Menéndez, María Dolores, Sabatés Martínez, Manuel, Curbelo Alonso, Marlene, Ramos Viera, Niurka, Radiación ultravioleta. Fotoenvejecimiento cutáneo. MediSur [en linea] 2005, 3