Cuidados para manter a pele jovem aos 40

Para cuidar da pele após os 40 é importante manter hábitos de vida saudáveis ​​e alguns cuidados básicos. Neste espaço vamos contar o que você pode fazer para atrasar o aparecimento dos sinais de envelhecimento.
Cuidados para manter a pele jovem aos 40

Última atualização: 02 Março, 2021

A maioria das mulheres busca estratégias para manter a pele jovem aos 40 anos. Embora seja conveniente começar a cuidar da derme muito mais cedo, é nessa idade que as rugas começam a preocupar mais. 

Como explica uma publicação da Dermato-Endocrinology, o envelhecimento da pele é um processo complexo influenciado por fatores endógenos e exógenos.

Portanto, quando você leva em consideração alguns cuidados e hábitos saudáveis, é possível retardar o desenvolvimento de rugas e outros sinais de envelhecimento. O que você deve ter em mente após os 40?

Cuidados para manter a pele jovem aos 40

É muito importante notar que não existe uma fórmula milagrosa para manter a pele jovem aos 40 anos ou em outras idades. Porém, de acordo com informações da American Academy of Dermatology, a manutenção de hábitos de vida saudáveis ​​é essencial para o cuidado da pele. Com isso, surgem benefícios como:

  • Reduzir linhas finas e rugas.
  • Reduzir o risco de câncer de pele.
  • Manter a tez mais brilhante e mais jovem.
  • Prevenir (ou iluminar) uma tez manchada.
  • Manter a firmeza juvenil da pele por mais tempo.

Portanto, além de escolher um creme antirrugas ou outro método antienvelhecimento, é aconselhável manter alguns cuidados básicos como parte da rotina de beleza. Também é saudável comer bem, fazer exercícios e visitar um dermatologista.

1. Limpeza

Limpeza da pele
A limpeza facial é o primeiro passo para manter a pele jovem, pois permite eliminar as impurezas e regenerar as células.

Sempre ao acordar, é preciso fazer uma rotina de beleza que consiste em limpar o que resta da maquiagem com água morna e sabonete. Posteriormente, com os círculos de algodão desmaquilhantes e um limpador adequado, continuaremos removendo as impurezas do rosto para que fique completamente limpo.

Esse processo deve ser feito antes de dormir e de manhã, pois é muito importante para manter a pele mais jovem e luminosa.

2. Hidratação

Outro hábito muito importante para conseguir uma pele mais jovem aos 40 é fazer uma rotina diária para hidratar a pele. Segundo estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatologya aplicação de hidratantes ajuda a suavizar a pele e melhorar suas características. 

Além disso, também ajudam a fornecer ao rosto substâncias benéficas como vitaminas, antioxidantes botânicos, peptídeos, agentes clareadores da pele, anti-inflamatórios botânicos e agentes esfoliantes.

Para isso, os cremes noturnos são ideais, principalmente aqueles com propriedades para neutralizar o envelhecimento precoce, como colágeno, ácido hialurônico e vitamina C.

3. Proteção solar: um cuidado básico para manter a pele jovem aos 40

Proteção solar: um cuidado básico para manter a pele jovem aos 40

As manchas no rosto começam a ser mais comuns a partir dos 40, por isso deve-se usar um creme com proteção solar todos os dias, com um fator de proteção de pelo menos 30, independentemente de estar nublado ou ensolarado.

De acordo com pesquisas publicadas na Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, o filtro solar ajuda a prevenir e reduzir os sinais de envelhecimento que surgem da exposição solar direta. 

Portanto, aplique em todo o rosto, pescoço e decote, pois essas áreas revelam mais os sinais de envelhecimento. Recomenda-se também o uso de maquiagem que inclua proteção solar.

4. Sérum

Nem todo mundo usa esses produtos, mas eles são um dos melhores aliados para manter a pele jovem e macia. Aplique um sérum antes do hidratante e você verá como sua pele fica muito mais luminosa e com um brilho saudável. Recomendamos aqueles com efeito restaurador ou ricos em vitaminas.

5. Esfoliação

De acordo com a American Academy of Dermatology, a esfoliação da pele atua na remoção das células mortas, o que ajuda a acelerar sua renovação e, portanto, a retardar o envelhecimento precoce.

Não se esqueça de escolher bem a sua maquiagem, pois como falamos antes, a pele a partir dos 40 pode ficar mais ressecada. O ideal é escolher produtos mais oleosos ou com fórmulas especiais para peles maduras. Cuide bem da sua pele, independentemente da sua idade.

6. Aumente o consumo de vitaminas C e E

Alimentos com vitamina C
A vitamina C permite a geração adequada de colágeno, algo essencial para uma pele jovem e macia aos 40 anos.

A incorporação de fontes de vitaminas C e E na alimentação é fundamental para manter a pele lisa a partir dos 40 anos. Embora esses nutrientes devam ser consumidos desde a infância, ao atingir essa fase são decisivos para aliviar a deterioração da pele.

Um estudo publicado na Dermatologic Therapy descobriu que ambos os nutrientes “inibem os danos ultravioleta (UV) agudos do eritema, queimaduras solares e bronzeamento, bem como fotoenvelhecimento UV crônico e câncer de pele”. 

  • vitamina C tem efeito antioxidante que minimiza o impacto dos radicais livres nos tecidos. Também  auxilia na síntese de colágeno e  proporciona firmeza e elasticidade ao rosto. 
  • Por sua vez, a vitamina E é um protetor natural contra os raios ultravioleta e as toxinas. Sua assimilação adequada estimula o fluxo sanguíneo e facilita a regeneração dos tecidos.

7. Para ter uma pele jovem aos 40, você deve beber mais água

Em todas as fases da vida, beber muita água é essencial para a saúde. Porém, ao chegar aos 40, é preciso aumentar o consumo, principalmente quando não é feito com regularidade. Esse fluido vital minimiza a desidratação da pele e ajuda a manter a firmeza da pele.

Manter um estilo de vida saudável e adotar cuidados básicos permite manter a pele saudável e retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento, principalmente a partir dos 40 anos, quando começam a ser mais perceptíveis. No entanto, devemos consultar um dermatologista para aprender sobre outras técnicas antienvelhecimento.

It might interest you...
4 chás herbais para ter uma pele jovem
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 chás herbais para ter uma pele jovem

Por se tratarem de opções caseiras, estes chás herbais são ideais para conseguir uma pele jovem de maneira natural. Descubra-os neste artigo!



  • Ganceviciene R, Liakou AI, Theodoridis A, Makrantonaki E, Zouboulis CC. Skin anti-aging strategies. Dermatoendocrinol. 2012;4(3):308–319. doi:10.4161/derm.22804
  • Inoue, S. (2017). Skin Aging. In Cosmetic Science and Technology: Theoretical Principles and Applications. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-802005-0.00043-4
  • Tobin, D. J. (2017). Introduction to skin aging. Journal of Tissue Viability. https://doi.org/10.1016/j.jtv.2016.03.002
  • Draelos, Z. D. (2018). The science behind skin care: Moisturizers. Journal of Cosmetic Dermatology. https://doi.org/10.1111/jocd.12490
  • Garre A, Narda M, Valderas-Martinez P, Piquero J, Granger C. Antiaging effects of a novel facial serum containing L-Ascorbic acid, proteoglycans, and proteoglycan-stimulating tripeptide: ex vivo skin explant studies and in vivo clinical studies in women. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2018;11:253–263. Published 2018 May 29. doi:10.2147/CCID.S161352
  • Burke, K. E. (2007). Interaction of vitamins C and E as better cosmeceuticals. Dermatologic Therapy. https://doi.org/10.1111/j.1529-8019.2007.00145.x
  • Palma L, Marques LT, Bujan J, Rodrigues LM. Dietary water affects human skin hydration and biomechanics. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2015;8:413–421. Published 2015 Aug 3. doi:10.2147/CCID.S86822