5 benefícios do gel de aloe vera para cuidar da sua pele

30 Dezembro, 2019
O gel de aloe vera oferece ótimos benefícios para cuidar da pele e melhorar alguns problemas como irritação e vermelhidão, além de retardar o envelhecimento.
 
Das folhas carnudas da planta de babosa, é extraído o famoso gel de aloe vera, uma substância gelatinosa com propriedades medicinais. É frequentemente usado topicamente para hidratar a pele e tratar certos problemas da derme, como o ressecamento, por exemplo.

O gel de aloe vera é um remédio simples e natural comumente usado em casa. Geralmente, é aplicado sozinho, mas em alguns casos é combinado com outros elementos naturais, como o mel.

Abaixo, compartilharemos 5 benefícios do gel de aloe vera para cuidar da pele e melhorar problemas como ressecamento, cicatrizes recentes de acne, irritações ou queimaduras leves.

Gel de aloe vera

Gel de aloe vera para cuidar da pele

A aloe vera ou babosa é uma planta perene, comum em lugares com um clima quente. Ela tem sido usada por milhares de anos, graças às suas propriedades medicinais e sua facilidade para ser cultivada em casa.

Esta planta é muito benéfica graças ao seu alto conteúdo de enzimas, antioxidantes, aminoácidos, mucilagens e muitos outros componentes.

  • O gel tem a vantagem de poder ser extraído da folha de maneira simples para aplicá-lo na pele (depois de lavá-la bem com água para remover os restos de sálvia, a substância amarelada que a cobre).
  • Se não tivermos a planta, podemos comprar o gel em farmácias e casas de produtos fitoterápicos. No entanto, recomendamos a escolha de um produto feito quase inteiramente com gel de aloe vera. Leia o rótulo para descobrir.

Visite este artigo: Como melhorar as unhas quebradiças com 5 tratamentos naturais

Benefícios do gel de aloe vera para a pele

O gel de aloe vera é geralmente recomendado como tratamento tópico para pequenas queimaduras, para acalmar as irritações e ajudar a curar pequenas feridas superficiais (não abertas, como as deixadas pela acne), hidratar a pele, entre outros problemas comuns.

No entanto, é contraindicado em caso de problemas dermatológicos graves (queimaduras, irritações, alergias, etc.).

1. Limpa e combate a acne

O gel de aloe vera limpa e combate a acne

É dito que o gel de aloe vera gel é um excelente limpador para a pele. Graças ao seu conteúdo de enzimas, quando o aplicamos, realizamos uma esfoliação muito suave na pele. Desta forma, eliminamos as células mortas sem ressecar a derme.

À função de limpeza, devemos adicionar as propriedades antissépticas, antimicrobianas, e antifúngicas da aloe vera. Desta forma, podemos prevenir infecções da pele e combater distúrbios como a acne.

2. Hidrata sem deixar oleosa

Não só pode ser aplicado no rosto, mas também no corpo. Porém, algo deva ser esclarecido: o gel de aloe vera, por si só, não consegue hidratar a pele (pelo contrário, tende a ressecá-la), mas se for combinado com algum óleo vegetal (como o óleo de coco, amêndoa, jojoba, etc.) pode proporcionar o efeito desejado, sem dar à pele uma aparência gordurosa.

3. Acalma

Para acalmar a pele em caso de desconforto leve, a aloe vera pode ser um dos melhores remédios. Graças ao seu conteúdo em fitoesterois e emolina, também se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Por esse motivo, todos devemos ter a planta ao nosso alcance ou o gel no armário de remédios. Podemos aplicar o gel para aliviar pequenas queimaduras ou picadas, ou como loção após a depilação e o barbear. Além de acalmar a irritação, também promove a regeneração da pele e nos proporciona uma agradável sensação de frescura.

Você quer saber mais?5 picadas de insetos mais comuns e como tratá-las

4. Cura e regenera

Homem passando gel de aloe vera na mão

Costuma-se dizer que o gel de aloe vera é um excelente remédio natural para acelerar e melhorar a cicatrização das feridas pequenas e mais recentes. De fato, muitos tratamentos incluem este gel combinado com outros ingredientes que ajudam a regenerar a pele e curar pequenas feridas superficiais, como o óleo de rosa mosqueta.

Os hormônios vegetais que o aloe vera contém são aqueles que estimulam o crescimento das células da pele. No entanto, para que tenha efeito, devemos ser constantes.

5. Rejuvenesce

O gel de aloe vera é uma substância que “rejuvenesce” a pele porque fornece parte do que ela precisa para parecer fresca.

  • Facilita a regeneração celular: a regeneração constante das células da pele nos ajuda a prevenir o envelhecimento.
  • Contém vários antioxidantes: eles combatem os danos causados ​​pelos radicais livres e ajudam a pele a desempenhar suas funções corretamente.

Nota final sobre o gel de aloe vera

Embora, em termos gerais, o uso tópico do gel de aloe vera geralmente não cause desconforto, em alguns casos (pessoas com pele sensível, com dermatite atópica ou outras condições da pele) pode causar leve vermelhidão, coceira e queimação, mas normalmente não é nada sério As reações alérgicas são causadas pelas antraquinonas, como aloína e barbaloína. 

Devemos estar atentos ao que o dermatologista nos diz para evitar o uso de produtos como esse e acabar tendo reações adversas.

Contraindicações

  • Não é adequado para o tratamento de queimaduras graves.
  • Não use qualquer preparação com este gel em feridas abertas na pele, pois causará irritação e atrasará o processo de cicatrização.
  • Se você estiver tomando corticosteroides, é melhor não aplicar o gel (ou consumi-lo em bebidas e produtos relacionados), pois pode causar reações adversas.

Antes de aplicar a aloe vera na pele, é recomendável fazer um pequeno teste: coloque um pouco de gel em uma área sensível da pele (como na parte interna do braço) e deixe agir por meia hora.

Se após esse período não houver erupção cutânea e não houver sensação de coceira, podemos usar a aloe vera, caso contrário, devemos suspender seu uso imediatamente e lavar a área com bastante água.