3 segredos para aproveitar o espaço da casa
Toda vez que você precisa de mais roupas que combinem com mais sapatos e bolsas, mais brinquedos para as crianças, nas escolas eles pedem mais livros e material escolar, nas cozinhas há mais acessórios e elementos para cozinhar, etc. Em suma, o mundo é mais consumista, e as casas mais caras e menores.
O segredo é descobrir aqueles lugares neutros, escondidos ao olho nu, e que não estão sendo explorados. Olhar para as paredes em sua totalidade e tentar fazer com que os móveis cumpram mais de uma função pode ser a chave. Aqui nós lhe daremos ótimas ideias para que você possa colocá-las em prática em passos simples.
1.- Saiba aproveitar o espaço sob as escadas
Um espaço grande e pouco usado é aquele que está sob uma escada.Você pode aproveitá-lo de várias maneiras, pois dependendo da sua localização, podemos colocar ali:
- Prateleiras e gavetas. Você pode colocar um móvel com prateleiras na parte superior, e gavetas na parte inferior.
- Local de trabalho: Simplesmente com uma pequena mesa e uma cadeira, você pode conseguir um lugar para ler ou escrever. Se a escadaria estiver em um lugar calmo, muito melhor.
- Poltrona. Geralmente o espaço, em termos de tamanho, é perfeito para uma pequena poltrona.
- Adega. Esta pode ser feito com gavetas, ou feita sob medida. O lugar é geralmente fresco e escuro, ideal para armazenar vinhos.
- Uma estufa. Nada mais aconchegante do que uma estufa que finge ser uma lareira. Como elas ocupam muito espaço, você pode usar o lugar embaixo da escada para posicioná-las.
- Casinha para crianças. Quando há crianças pequenas em casa, pode-se fazer a fachada de uma casinha, e guardar os brinquedos ali.
- Casa para animais de estimação. Colocando ali sua cama e seus utensílios para bebida e comida.
Não deixe de ler: Princípios da decoração japonesa para usar em casa
2.- Busque aproveitar o espaço nas cozinhas
Se você olhar atentamente para a cozinha, certamente haverá lugares onde não há nada, e muito pode ser feito; mesmo que o espaço seja pequeno. Mais e mais acessórios são usados para elaborar os alimentos, e muitas vezes não há lugar para armazená-los. Vamos descobrir alguns lugares:
- Tudo em frascos. Se não houver lugar nos armários você pode procurar por frascos vazios, e colocar comida ali. Assim, eles podem ser colocados no balcão contra a parede. Esse lugar está sempre livre, e permite que você tenha tudo à mão.
- Coloque ganchos. Quando nos armários é deixado espaço sem ocupar a parte superior, ganchos podem ser colocados ali, e as xícaras de café podem ser colocados lá. Desta forma, elas ficarão mais ordenadas, e o lugar onde antes não havia nada, foi usado.
- Portas dos armários. Neste setor há geralmente um espaço de poucos centímetros que pode ser usado perfeitamente. Com anexos metálicos aparafusados no interior da porta, é possível adaptar um local para colocar objetos pequenos ou frascos com especiarias.
- Parede livre entre bancada e armário. Nesta seção da parede você pode fixar uma barra horizontal, para pendurar panelas e utensílios.
Confira também: Como transformar o interior da casa com pouco dinheiro
3.- Segredos para aproveitar o espaço no banheiro
Outro ambiente que está se tornando cada vez menor, e onde fica difícil encontrar um lugar para organizar as coisas, é o banheiro. Por isso, para manter tudo arrumado, siga estas dicas:
- Espaço livre sobre o vaso sanitário. Neste espaço livre você pode colocar prateleiras e guardar toalhas, rolos de papel higiênico, perfumes, e outros itens.
- Atrás da porta. Aqui você pode colocar ganchos, ou uma vara para pendurar toalhas. Também pode pendurar bolsas com pincéis, algodão, acessórios, etc…
- Sobre a porta. Certamente entre a porta e o teto há lugar para uma prateleira. Embora fique um pouco alto, pode-se colocar peças para reposição.
Existem vários locais na casa que podem ser usados para armazenar e organizar objetos. Siga as dicas anteriores e você verá como pode guardar mais coisas aproveitando o mesmo espaço.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kondo, M. (2017). La magia del orden. 感染症誌.
- Sanburn, J. (2015). The Joy of Less. Time.
- Madeddu, M., & Zhang, X. (2017). Harmonious spaces: the influence of Feng Shui on urban form and design. Journal of Urban Design. http://doi.org/10.1080/13574809.2017.1336061
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.