3 segredos da sabedoria antiga para sermos mais felizes

· 18 de agosto de 2017
Apesar de todos os avanços com os quais contamos atualmente, para sermos felizes basta ter em conta a sabedoria antiga, já que tem ensinamentos mais do que valiosos.

Muitos dos conselhos que nos dão atualmente para que sejamos mais felizes não são novidade, mas provêm da sabedoria antiga.

Uma sabedoria que curiosamente, continuamos tendo a trazer ao mundo atual, porque não soubemos interiorizar tudo o que ela pode nos transmitir.

Leia: O ensinamento dos três macacos sábios: um convite à reflexão

Agora, aqui em nosso espaço, vamos desvendar 3 segredos da sabedoria antiga que seria muito importante que colocássemos em prática hoje mesmo.

É que, se os sábios fazem estas coisas, teria de haver móvitos, não?

Segredos da sabedoria antiga para você pôr em prática

1. Controle só o que você pode controlar, e ignore o resto

Homem infeliz com pássaros

O primeiro dos segredos da sabedoria antiga é muito importante, já que quantas vezes desejamos controlar coisas que não estão ao nosso alcance?

Diante de um problema que nos assola, uma preocupação que nos mantêm acordados, é necessário que nos perguntemos se podemos fazer algo a respeito.

Já diziam os estoicos: “Posso fazer algo diante deste problema? Se posso, então vou agir; se não posso fazer nada, então o aceitarei”.

Porém, não atuamos nunca desta maneira tão sábia. Uma ou outra vez batemos na mesma pedra, nos desgastamos, minando nossa autoestima e nos tornando ansiosos.

Nem sempre podemos controlar tudo, porque há coisas que simplesmente acontecem, e isso está bem. Assumir isso nos livrará de uma carga pesada, pois às vezes queremos nos tornar responsáveis por coisas que não podemos.

Descubra: 10 hábitos aos que devemos renunciar para ser felizes

Isto, em ocasiões, é fruto de algum medo, de inseguranças ou de qualquer outro problema que nos impede de soltar as coisas.

Precisamos nos permitir fluir, aceitar e não nos obcecarmos tanto por aquilo que sabemos que não podemos controlar. O melhor acontece quando aprendemos a soltar esse controle.

2. Aceite e pare de negar

Pessoa feliz andando de bicicleta

Aceitar é uma das coisas mais difíceis da nossa vida, porque isso às vezes implica em deixar de adotar o papel de vítima.

Quando não aceitamos uma doença, uma situação ou um período da nossa vida que não vai bem, começamos a negar o que acontece e nos rebelamos contra isso.

Esta situação é tão absurda como ver que está chovendo e negar ou se rebelar contra isso sem parar. Ganhamos algo? Podemos mudar a situação? A resposta é “não”, onde nossa única opção é aceitar o que está acontecendo.

Porque acontece esta negociação diante da realidade? Por causa de nossas expectativas, do que consideramos boa sorte e má sorte.

Leia: Má sorte? Descubra como converter os pensamentos negativos em positivos

Tudo isso nos leva ao sofrimento e a pôr em prática uma resistência que será inútil. Não somos vítimas, o mundo não está contra nós. As coisas simplesmente acontecem.

Precisamos aceitar o que não está em nossas mãos e não podemos mudar. Fazer o contrário a isso, segundo os estoicos, é desperdiçar uma grande parte da nossa energia.

3. O responsável por sua vida é você

Mulher feliz com folha

O terceiro dos segredos da sabedoria antiga é muito importante para eliminar a culpa de nossas vidas.

Tendemos a culpar nossos pais pelas coisas ruins que nos acontecem, porém, agora já somos adultos!

Como já dizia Sêneca: “Dizemos que não escolhemos nossos pais, que eles nos foram dados por casualidade, mas podemos escolher que tipo de filhos queremos ser“.

Olhar para trás e se lamentar por tudo o que aconteceu não vai nos oferecer nada de bom. É uma maneira de dar desculpas para a nossa passividade para fazer algo diante de todas as dificuldades que estão nos assolando no momento atual.

Porém, somos adultos, temos o poder de recorrer a um caminho diferente do que os nossos progenitores traçaram. Agora somos nós os responsáveis por nossas vidas, ninguém mais.

E o que queremos fazer?

Antes de ir, não perca: Sabedoria japonesa para sermos mais felizes no dia a dia

Hoje é o dia de começarmos a largar o controle daquilo que não podemos resolver, de aceitarmos as situações tal e como se apresentam e de começarmos a tomar as rédeas de nossas vidas.

Cair na obsessão, na negação e na culpa, só nos trará infelicidade.

 

Imagens: Christian Schloe

 

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com