3 diferenças nutricionais entre a banana e o plátano

· 28 de maio de 2019
Ainda que muitas pessoas os confundam ou os considerem iguais, os valores nutricionais da banana e do plátano nos confirmam suas diferenças em função dos benefícios que queremos obter.

O plátano e a banana são frutas originárias de países com climas tropicais ou quentes.

Costumam ser considerados como alimentos básicos no consumo diário da população, pois outorgam uma grande quantidade de benefícios para seus consumidores.

Estas frutas têm uma aparência muito similar e pertencem à mesma família de plantas: as musáceas. Além disso, são usadas de diversas formas na hora de cozinhar, sejam fritas, cozidas, assadas ou cruas.

Isso não se deve só as suas pequenas diferenças em termos de textura e sabor, mas também aos seus valores nutricionais.

Se você deseja conhecer quais são as diferenças nutricionais entre a banana e o plátano, te sugerimos continuar lendo este artigo. Não perca!

O plátano

Plátano

Como já indicamos, o plátano é uma fruta pertencente à família das musáceas, o tipo paradisíaca.

Por este motivo pode-se encontrar com maior facilidade em países tropicais e próximos da costa, onde abunda o calor, tais como México, Equador, Costa Rica e claro, o Brasil.

A principal característica desta fruta é sua forma alongada e casca verde, que vai obtendo uma cor amarelada enquanto vai amadurecendo, e preta ao término do amadurecimento.

Os valores nutricionais do plátano a cada 100 gramas são:

  • Valor energético: 96,4 kcal
  • Fibra: 2,5%
  • Cálcio: 7,8 mg
  • Magnésio: 38,5 mg
  • Ferro: 0,3 mg
  • Cobre: 0,1 mg
  • Zinco: 0,2 mg
  • Manganês: 0,1 mg
  • Vitamina C: 17,5 mg
  • Proteínas: 1,7%
  • Potássio: 490 mg
  • Fósforo: 59,1 mg
  • Carboidratos: 22,5%

Todas estas propriedades fazem do plátano uma fruta suculenta quando está madura. Porém, também contém fécula: um amido que contém carbono, oxigênio e hidrogênio.

A fécula faz com que o plátano não possa ser consumido antes de ser cozido, pois é adstringente, borrachudo e seco.

  • Geralmente, quando se encontra verde pode ser cozido em óleo quente, cozido ou fervido.
  • Se estiver maduro ou amarelo, também pode ser cozido ao forno ou grelhado.

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A banana

Banana madura

A banana também pertence à família das musáceas, mas esta é do tipo acuminata, e se cultiva com maior facilidade em países como Uganda, Equador, Filipinas e Brasil.

Sua principal característica é sua forma cilíndrica, suave e mole. Além disso, tem uma polpa de cor branca e casca verde, que se torna amarela ao amadurecer.

Os valores nutricionais da banana a cada 100 gramas são:

  • Valor energético: 110,15 kcal
  • Fibra: 2,3%
  • Cálcio: 12,5 mg
  • Magnésio: 41,5 mg
  • Ferro: 0,9 mg
  • Cobre: 0,3 mg
  • Zinco: 0,2 mg
  • Manganês: 0,1 mg
  • Vitamina C: 18,5 mg
  • Proteínas: 0,3 mg
  • Potássio: 434 mg
  • Fósforo: 59,1 mg
  • Carboidratos: 26,2 %

Diferente do plátano, a banana não contém fécula, por isso pode ser consumida sem a necessidade de cozinhar.

Além disso, é reconhecida em todo o mundo por seu sabor doce e consistência pastosa. Isso a transforma em um dos alimentos favoritos para consumir a qualquer hora do dia.

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Diferenças entre a banana e o plátano

Banana verde

Apesar de terem quase as mesmas características, a banana e o plátano podem ser diferenciados com maior precisão quanto a:

1. Microminerais

O plátano contém uma quantidade menor de microminerais em comparação com a banana, tais como:

Porém, tem mais quantidade de potássio, superando-o por 63,3 gramas para cada 100 gramas da fruta.

Do mesmo modo, tem um teor maior de sódio, superando a banana por 2 mg para cada 100 gramas.

2. Calorias

O plátano contém uma quantidade maior de calorias, sendo 90 para cada 100 gramas da fruta.

Isso faz da banana uma opção melhor na hora de manter uma alimentação saudável e pobre em calorias.

3. Proteínas

Ainda que a banana contenha um baixo nível de calorias, o plátano tem quatro vezes mais proteínas, vitamina A e ferro, por isso é uma opção melhor para proporcionar uma quantidade maior de benefícios ao nosso corpo.

A banana nos proporciona uma série de benefícios na hora de perder peso. Porém, como vimos, o plátano é capaz de promover uma alimentação melhor.

Além disso, fornece mais vitaminas e minerais as pessoas que o consomem.

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