Benefícios e usos do arroz para a pele

· 7 de janeiro de 2018
Ainda que existam esfoliantes comerciais que podem nos ajudar a eliminar as células mortas, ao prepará-los com ingredientes naturais obtemos muitos mais benefícios e nos expomos a menos componentes prejudiciais.

Você sabia que existem diversos usos do arroz para a pele? Saiba mais sobre como este alimento tão versátil pode se tornar seu aliado de beleza a seguir.

Esfoliar a pele com regularidade é essencial para mantê-la bonita, radiante, livre de células mortas e da possibilidade de desenvolvimento de imperfeições.

Ainda que os esfoliantes comerciais sejam eficazes, a melhor opção é preparar um em casa.

Às vezes as mulheres se deixam levar pelas embalagens que dizem “100% natural”, sem pensar que o produto pode conter químicos muito fortes da mesma maneira, que podem afetar a saúde da pele ao invés de cuidar dela.

Por isso, recomendamos aproveitar os benefícios que os elementos que temos em casa podem nos oferecer, tais como o arroz, cujas propriedades nos permitem gozar de uma pele macia e livre de impurezas, sem a necessidade de aplicarmos substâncias desconhecidas. Confira!

Propriedades e usos do arroz para a pele

Seu principal benefício está em remover a pele morta que se acumula nos poros, deixado que os óleos naturais do corpo hidratem e deem vida à pele.

O arroz é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, manganês, cálcio e potássio. Nossa pele absorverá estas substâncias desde a primeira aplicação do esfoliante.

Esfoliante de água de arroz

Arroz cozido

Ingredientes

  • Restos de arroz
  • ¼ de xícara de água de arroz (62 ml)
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (15 g)

Preparo

  • Coloque a água de arroz no liquidificador com o óleo essencial de lavanda e o óleo de coco. Bata por alguns segundos e adicione os restos de arroz para que a mistura fique cremosa.
  • Quando estiver pronto, coloque o conteúdo do liquidificador em um frasco de vidro e refrigere para poder usar.
  • Uma vez preparada, se guardada na geladeira, a mistura pode durar até duas semanas sem estragar.

Modo de uso

  • Use as duas mãos para pegar uma quantidade de creme suficiente para aplicar por todo o rosto e formar uma máscara. Você pode aplicá-la em outras partes do corpo que deseja esfoliar sem nenhum problema.
  • Deixe secar durante, pelo menos, dez minutos, e comece a massagear sua pele para que o esfoliante possa remover as células mortas.
  • Quando endurecer, enxágue com água preferencialmente morna para que os poros se abram e não fiquem com o creme dentro.

Não use o esfoliante mais de 3 vezes por semana, como qualquer outro creme com esta função. Caso observe algum efeito improdutivo, pare de usá-lo e consulte o médico.

Máscara de arroz

Água de arroz

Ingredientes

  • Meio copo de arroz branco ou integral (75 g)
  • Duas colheres de água (30 ml)
  • 5 gotas de óleo de coco

Preparo

  • A primeira coisa que você deve fazer é transformar o arroz em pó. Bata-o até que veja que se desfaz e, depois, coe o pó para retirar os grãos que ficaram inteiros.
  • O segundo passo é colocar o pó de arroz em um recipiente e adicionar duas colheres de sopa de água mineral ou filtrada e cinco gotas de óleo de coco.
  • Misture bem até que se forme uma pasta parecida com o creme.

O óleo de coco tem ácidos graxos essenciais que farão com que sua pele consiga se manter hidratada e radiante por mais tempo.

Aplicação

  • Para aplicá-lo primeiro limpe bem a pele, de forma que não fique rastro de oleosidade ou maquiagem nela.
  • Depois espalhe o esfoliante com as pontas dos dedos por meio de massagens circulares. Dê ênfase à testa, nariz e queixo.
  • Ao finalizar o tratamento, enxágue a mistura com bastante água. Seu rosto ficará totalmente limpo, e este creme serve para eliminar inclusive os cravos.

Benefícios dos esfoliantes de arroz

Dão suavidade

Mulher cuidando da pele

Entre os usos do arroz para a pele está o fato de que ele pode equilibrar a produção de óleos naturais, fazendo com que a pele se hidrate por si só e se mantenha suave por mais tempo.

Combinado com o óleo de coco, fará com que a sua pele fique radiante.

Combatem a acne

Por não ter química, o arroz não produz eczemas na pele, além disso fortalece os poros, transformando-os em uma ferramenta ideal na luta contra a acne leve.

Se aplicado três vezes por semana, como é recomendado, pode limpar a pele profundamente. Assim, erradica as espinhas e os cravos.

Aliviam as queimaduras de sol

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol fazem com que a pele sofra queimaduras quase imperceptíveis para nós. Este esfoliante enriquece a pele com vitamina B e seu poder antioxidante ajuda a curá-la.

Você já conhecia estes usos do arroz para a pele? Não deixe de tirar proveito de todas as suas propriedades!