Logo image
Logo image

3 dicas para se cuidar sem renunciar à vida social

4 minutos
Ao invés de renunciar à vida social para praticar algum esporte ou se cuidar, tente incluir seus amigos na prática do exercício para que eles também obtenham benefícios. 
3 dicas para se cuidar sem renunciar à vida social
Carlos Fabián Avila

Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila

Última atualização: 23 agosto, 2022

Muita gente acredita que manter um estilo de vida saudável requer muito tempo. Por isso, mostraremos alguns conselhos para se cuidar sem renunciar a vida social.

Ter uma alimentação equilibrada e realizar exercício físico frequente não vai contra manter uma vida social ativa.

1. Integre a alimentação saudável no dia a dia

O primeiro fator chave para manter um estilo de vida saudável é seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Existem uma infinidade de cardápios recomendados para conseguir este tipo de alimentação. Por isso, é fácil perceber que conseguir os produtos adequados para preparar pratos saudáveis e equilibrados é bem simples.

Some figure

Saber onde conseguir os alimentos saudáveis favoritos nos permitirá reduzir o tempo necessários para realizar as compras. Por outro lado, preparar um cardápio semanal equilibrado e com pratos simples de preparar também é bem fácil. Desta forma, todo o tempo que ganharemos em comprar e cozinhar poderemos dedicá-lo a outras atividades. 

Também podemos encontrar alimentos saudáveis na maioria dos bares e restaurantes, podemos nos cuidar sem renunciar a vida social. Não precisa conhecimento básicos de nutrição para saber diferenciar um prato saudável e equilibrado de um que não é. Graças a isso, não nos veremos obrigados a renunciar ir a certos lugares com nossos amigos. 

Simplesmente devemos ser conscientes de quais tipos de alimentos serão convenientes consumir.

2. Realize esportes em grupo: se cuidar sem renunciar a vida social

Outro dos fatores chave na hora de manter um estilo de vida saudável será realizar atividade física de maneira regular. Com relação a isso, uma excelente forma de socializar ser estender nossa vida social ao ambiente onde realizamos esportes.

A grande maioria das academias oferecem aulas em grupo para realizar atividades como yoga, spinning, etc. Ir a este tipo de atividade ajudará a conhecer gente nova com as quais possamos compartilhar certa paixão pelo esporte. Assim poderemos estender nossa vida social ao esporte.

Por outro lado, em todas as cidades existem clubes relacionados com atividades físicas muito variadas. Por exemplo, se temos cachorro, podemos buscar grupos de canicross que se reúnem na cidade. Estes grupos se dedicam a correr junto com seus cães.

Some figure

Com estas atividades conhecerá gente com as quais terá mais coisas em comum, como ter uma mascote, além de praticar esporte. Além disso, para seu cachorro também será muito positivo praticar exercício e se relacionar com outros membros de sua espécie com frequência.

Outros tipos de clubes habituais são aqueles que se reúnem em parques para praticar yoga, exercícios de musculação ou para praticar esportes em grupos como futebol ou basquete. Com todas estas atividades poderemos manter uma interessante e ativa vida social, enquanto nos preocupamos em cuidar de nosso organismo.

Confira Os três melhores exercícios para a sua saúde

3. Estenda a atividade física aos grupos habituais

Algo que preocupa muitas pessoas que desejam começar a praticar esportes de forma habitual é a dificuldade de manter sua relação frequente com certos amigos que não sejam tão partidários de praticar esportes.

Isso não tem que ser complicado. É claro que nossos amigos nem sempre quererão se reunir para praticar esportes, mas também acontecerá conosco.

Não é um problema basear uma reunião com nossos amigos em um bar ou em restaurante, sempre que sejamos conscientes do primeiro conselho e sermos precavidos na hora de consumir certos alimentos.

No entanto, uma forma de estender nosso gosto pelo esporte e integrá-lo em todos os nossos círculos sociais será tentar convencer nossos amigos a se unirem a nós. Não precisa ser com opções como sair para correr ou praticar algum esporte em grupo, já que podem não ser tão atrativos.

Some figure

Ante isso, um bom plano pode ser propor excursões no campo para fazer montanhismo ou trilhas. Este tipo de atividade costuma ser mais interessante e nos permitirão realizar uma boa quantidade de atividade física, enquanto socializamos com nossos amigos.

Leia mais: Benefícios de viver no campo

Com este último conselho poderá inclusive incentivar o interesse de seus amigos pelo esporte, ajudando-os a conhecê-los ainda mais e integrando-os em suas atividades de interesse, para poder se cuidar sem renunciar à vida social. Além disso, sempre é agradável estar acompanhado de nossos familiares ou amigos ao praticar esportes, já que fará com que qualquer atividade seja mais prazerosa e interessante.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Wang ML, Pbert L, Lemon SC. Influence of family, friend and coworker social support and social undermining on weight gain prevention among adults. Obesity. 2014;
  • Cunningham SA, Vaquera E, Maturo CC, Venkat Narayan KM. Is there evidence that friends influence body weight? A systematic review of empirical research. Social Science and Medicine. 2012.
  • Reblin M, Uchino BN. Social and emotional support and its implication for health. Current Opinion in Psychiatry. 2008.
  • Komatsu, H., Yagasaki, K., Saito, Y., & Oguma, Y. (2017). Regular group exercise contributes to balanced health in older adults in Japan: a qualitative study. BMC geriatrics17(1), 190. https://doi.org/10.1186/s12877-017-0584-3
  • Centers for Disease Control and Prevention. Healthy Eating for a Healthy Weight. (2020). Recuperado el 15 de octubre de 2020. https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/index.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.