3 apps para prognosticar os dias férteis

· 8 de agosto de 2018
Controlar seus dias férteis é mais fácil hoje em dia graças às novas tecnologias. Existem vários apps que você pode aproveitar ao máximo.

Prognosticar os dias férteis é a melhor maneira de ficar grávida ou evitar a gravidez. Graças às inovações tecnológicas podemos resolver nossas preocupações femininas, dentre elas os ciclos de ovulação, com estes apps para prognosticar os dias férteis.

Hoje em dia existe uma grande variedade de aplicativos para celular que nos ajudam a saber disso. Há duas coisas primordiais que todos os aplicativos consideram para obter um bom prognóstico e é delas que falaremos a seguir.

A ovulação: o que é e quando acontece?

A ovulação é o processo onde um óvulo se desprende do ovário, isso acontece uma vez em cada ciclo menstrual. O folículo ovárico se rompe e o óvulo é expulso rapidamente para a trompa de Falópio. Logo chega ao útero e é aí onde a fecundação se torna possível.

Para as mulheres com um ciclo menstrual ideal a ovulação acontece justo na metade de seu ciclo, ou seja no dia de número 14. Sabendo que este ciclo tem uma duração de 28 dias, começando no primeiro dia do sangramento menstrual e culminando um dia antes do seguinte sangramento.

Mulher que ficou grávida graças à ajuda das APPS para prognosticar os dias férteis

As mulheres com ciclos menstruais regulares todos os meses terão a mesma duração em seu ciclo. Este pode variar de 20 a 35 dias de acordo com o organismo de cada mulher. Em contrapartida, as mulheres com ciclos irregulares podem ter um ciclo com uma duração de 20 dias e o seguinte de 29 dias.

Dias férteis da mulher

O dia mais fértil da mulher é o dia da ovulação. Os cinco dias antes e dois dias depois de ovular também podem ser dias férteis. Geralmente as mulheres ovulam entre os 12 e 16 dias depois de ter começado o ciclo menstrual.

Quando a mulher está em seus dias não férteis, o colo do útero se encontra fechado por um tampão de muco espesso e ácido. Isso acontece com a finalidade de proteger de bactérias e vírus que podem causar infecções no aparelho sexual feminino. Ao mesmo tempo, isso impede a entrada dos espermatozoides.

Em contrapartida, quando o colo do útero se torna mole e o muco é menos espesso, a entrada dos espermatozoides é facilitada. Estes podem chegar até o óvulo que foi amadurecido durante o ciclo menstrual. Por esta razão as possibilidades de gravidez aumentam e se diz que a mulher está em seus dias férteis.

Apps para prognosticar os dias férteis

Mulher mostrando o celular pelo qual pode prognosticar os dias férteis

O genial dos apps é que ao baixá-los em seu celular tem tudo o que precisa. No caso dos apps para prognosticar os dias férteis, não só te darão informação de utilidade, também podem te enviar notificações para te lembrar do que deseja. Te mostramos alguns apps ideais para você.

Leia também: Quais são seus dias mais férteis, os melhores para ficar grávida?

Flo Fem

É um aplicativo grátis que te ajuda a seguir seu ciclo menstrual e saber quando são os seus dias férteis. No começo te fará várias perguntas para poder determinar que tipo de seguimento é o mais adequado para você.

Além disso, te permite registrar desde seus estados de humor até os sintomas de síndrome pré-menstrual, e a partir destes registros receberá lembretes de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se registra que toma pílulas anticoncepcionais, terá a opção de receber lembretes diários na hora que desejar para não se esquecer de tomá-las.

Calendário de Período (Period Calendar)

É um excelente app para prognosticar os dias férteis. Seu desenho é muito atrativo e tem a opção de escolher um animal (coelho, gato, dentre outros) que estará localizado na entrada de seu perfil. É um app muito simples. Ao registrar a data de início de seu período te dará uma data estimada de seus dias férteis e o dia de sua ovulação.

Também pode registrar seus sintomas, peso e os dias que teve relações sexuais. Inclui se usou a pílula do dia seguinte ou se toma anticoncepcionais. Estes registros serão de grande utilidade na hora que tiver de ir ao ginecologista.

Fácil Gravidez

Se seu interesse é em ficar grávida este é o melhor aplicativo para você, já que este app para prognosticar os dias férteis foi desenhado por especialistas em fertilidade. Seu estilo te dará bons conselhos para você e seu parceiro, facilitando a concepção desejada.

O mais importante é que registre a maior quantidade de informação requerida pelo aplicativo para aumentar a probabilidade de sucesso. Alguns requisitos são hábitos de saúde, frequência das relações sexuais, fluxo vaginal, idade, peso, dentre outros.

Recomendações

Poderá encontrar uma grande quantidade de aplicativos que te ajudem a prognosticar seus dias férteis, mas lembre-se que seu organismo é único e deve consultar seu ginecologista para ter a informação adequada sobre como seu sistema reprodutivo age.

Poderá encontrar uma grande quantidade de aplicativos que te ajudem a prognosticar seus dias férteis, mas lembre-se que seu organismo e único e deve consultar seu ginecologista para ter a informação adequada sobre como o seu sistema reprodutivo age.

Leia também: Você sabia que o estresse pode ser a causa do atraso no ciclo menstrual?

Se baixar um aplicativo que te ajude a prognosticar seus dias férteis e não gostar, é totalmente normal. Isso se deve ao fato de que nem sempre os apps se adaptam às suas necessidades. É recomendável provar diferentes apps para prognosticar os dias férteis e poder decidir o melhor para você. Boa sorte!