Remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual

A dor menstrual é comum em muitas mulheres, mas não é normal. Existem alimentos ideais para equilibrar o ciclo menstrual como abacate ou figo, entre outros.
Remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual

Última atualização: 10 Maio, 2021

Muitas mulheres sofrem de dores antes ou durante a menstruação e, embora saibam que podem tomar um analgésico conforme indicado pelo médico ou ginecologista, às vezes preferem utilizar diferentes remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual.

Isso geralmente ocorre com o objetivo de evitar o uso de muitos medicamentos. Levando essa necessidade em consideração, neste artigo revisaremos alguns dos remédios naturais mais populares para equilibrar o ciclo menstrual atual e suas contribuições.

As dores menstruais são sempre normais? O que fazer sobre isso?

Dores
Regular a dor menstrual pode ser complicado.

Embora seja verdade que a dor é um sinal que o corpo emite para alertar sobre o mau funcionamento de um órgão ou sistema, muitas vezes não implica a existência de um distúrbio grave. Em torno da manifestação da dor como tal, há uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de se alarmar.

A dor que muitas mulheres sentem antes ou durante a menstruação pode ser classificada como “normal” se ocorrer em tempo hábil, se sua intensidade não afetar significativamente suas atividades diárias e se forem resolvidas com relativa facilidade.

Por outro lado, se elas impedirem que você leve uma vida normal, aparecem com frequência e são acompanhadas de outros sintomas, então é aconselhável consultar o médico o mais rápido possível para saber o que pode estar acontecendo.

  • Se o médico prescreveu algum tipo de tratamento e algumas orientações adicionais para o seu autocuidado, é melhor que você siga as instruções dele. Assim você evitará transtornos e complicações.
  • Se você tem curiosidade em experimentar algum tipo de remédio natural, como complemento ao que o profissional prescreve, converse com ele primeiro para ter certeza de que está aproveitando bem. Lembre-se de que, ao não fazer isso, você corre o risco de sofrer as consequências das interações.
  • Por outro lado, se você não toma nenhum tipo de medicamento continuamente e sente um leve desconforto (durante o período pré-menstrual ou menstruação), também é recomendável que você converse com seu médico antes de experimentar alternativas naturais.

Embora não existam soluções definitivas para as dores menstruais, existem algumas opções que podem contribuir para o alívio, como o chá de camomila, por exemplo.

Como equilibrar o ciclo menstrual?

Remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual podem ser usados ​​- com a autorização prévia do médico – para minimizar desconfortos, aliviar dores no abdômen e tornar “aqueles dias” menos difíceis de suportar. Os mais populares atualmente são os seguintes.

Maca

maca é um tubérculo nativo do Peru, na região dos Andes, onde é mais consumido como alimento. De acordo com algumas hipótesespoderia atuar como um regulador hormonal muito completo. Qualquer que seja o desequilíbrio, além de nos dar energia, vai beneficiar cabelos, pele e unhas.

É um vegetal semelhante ao nabo ou rabanete, que contém aminoácidos e vitaminas B, C e E. Também fornece minerais como zinco, magnésio, cálcio ou ferro. Todos esses nutrientes o tornam um remédio para as irregularidades do ciclo.

Pode ser encontrado em cápsulas ou em pó para se dissolver em água ou alguma outra bebida natural (um chá, um suco ou uma infusão de frutas), portanto seu consumo é muito simples

Óleo de prímula

A sabedoria popular e a medicina naturopática indicam que a prímula pode ser uma solução de médio prazo para equilibrar o ciclo menstrual.

O óleo de prímula, que podemos encontrar especialmente em cápsulas, ajudaria a reduzir os sintomas incômodos sofridos pelas mulheres antes e durante a menstruação, tanto física quanto emocionalmente.

A prímula também é muito benéfica durante a menopausa, bem como um tratamento natural para doenças de pele, embora haja evidências científicas limitadas para isso.

Abacate

abacate é uma fruta nutricionalmente completa, hoje costuma faltar em uma dieta saudável. Destaca-se pelo conteúdo em esteróis vegetais, que podem contribuir para o equilíbrio dos níveis hormonais.

O consumo de abacate, além de ser uma guloseima deliciosa, pode ser uma alternativa para obter alívio durante “aqueles dias” de desconforto.

Especificamente, considera-se que poderia ajudar a promover a produção de progesterona. Dessa forma, o excesso de estrogênios provocados pela alimentação, poluição, estresse ou maus hábitos de vida seriam equilibrados.

Figo

O figo é uma fruta tenra e doce, uma iguaria para o paladar, uma boa fonte de fibras e também um alimento medicinal. Nas mulheres, o figo é considerado como tendo a virtude de equilibrar o sistema hormonal e melhorar as irregularidades do útero e do ciclo menstrual.

No entanto, não há evidências científicas para confirmar isso. Por enquanto, sua eficácia é sustentada apenas por dados anedóticos.

Além das frutas, que podemos consumir frescas ou secas, dizem que as folhas de figo em infusão também contêm hormônios vegetais muito benéficos para as mulheres.

Se o médico autorizar, podem ser consumidos três figos por dia, sozinhos ou combinados com saladas, sucos ou como guarnição de outros pratos.

Levedura de cerveja

Levedura de cerveja
Geralmente é fácil de obter e saudável.

O fermento de cerveja é considerado um superalimento perfeito para enriquecer a dieta e dar um toque de sabor diferente às batidas caseiras e alimentos diversos.

É rico em vitaminas e minerais, entre eles o zinco, que – entre outras coisas- tem a propriedade de ajudar a regular o sistema hormonal. Atua principalmente sobre os hormônios tireoidianos, progesterona e testosterona.

É dito que seria aconselhável consumir uma colher rasa de levedura de cerveja em pó todos os dias para evitar dores durante a menstruação e outros desconfortos semelhantes.

Para tornar seu consumo mais agradável, pode ser misturado com iogurte, suco ou qualquer alimento. Também podemos encontrá-lo em cápsulas, comprimidos ou em fermento líquido vivo. Da mesma forma, o fermento nutricional é muito benéfico.

Agora que você conhece vários remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual, ousaria dar uma chance a algum deles? Nesse caso, lembre-se de consultar primeiro o seu médico para receber as indicações mais adequadas para o seu caso.

Pode interessar a você...
Menstruação irregular: 6 fatores relacionados ao seu desenvolvimento
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Menstruação irregular: 6 fatores relacionados ao seu desenvolvimento

Embora não seja algo necessariamente sério ou alarmante, é importante avaliar a menstruação irregular para evitar o desenvolvimento de outras compl...