Remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual

· 26 de janeiro de 2018
Seu ciclo menstrual é irregular e causa dores intensas? Há alimentos ideais para equilibrar o ciclo menstrual.

Muitas mulheres sofrem desequilíbrios em seu ciclo menstrual: dor e desconforto antes ou durante o período, irregularidades ou falta de menstruação, fluxo intenso, etc. Neste artigo, analisamos os remédios naturais mais eficazes para equilibrar o ciclo menstrual e melhorar nossa qualidade de vida.

As dores menstruais são normais?

As dores que muitas mulheres sofrem antes ou durante o período são bastante comuns, mas não são normais. A dor é um sintoma usado por nosso corpo para nos alertar para o mau funcionamento de um órgão ou sistema.

Embora isso não implique necessariamente a existência de um transtorno grave, é algo que devemos tentar equilibrar para evitar maiores males e ter uma melhor qualidade de vida.

Embora os ginecologistas não tenham muitas soluções para as dores menstruais (exceto a pílula anticoncepcional, que é uma solução paliativa e não cura o problema) há uma variedade de remédios naturais para tratar este e outros desequilíbrios do ciclo menstrual.

Ao equilibrar o nosso sistema hormonal, também notaremos muitos outros benefícios em nossa saúde,  que não sabíamos que estavam associados à menstruação.

Como equilibrar o ciclo menstrual?

A seguir, destacamos alimentos, suplementos e remédios naturais para equilibrar o ciclo menstrual e o sistema hormonal.

Maca

Maca peruana

maca é um tubérculo nativo do Peru, da região dos Andes. Atua como um regulador hormonal muito completo, seja qual for o desequilíbrio, além de nos dar energia e beneficiar o cabelo, a pele e as unhas.

A maca, um vegetal semelhante ao nabo ou ao rabanete, é rica em aminoácidos, vitaminas B, C e E e minerais como o zinco, o magnésio, o cálcio e o ferro. Essas propriedades a tornam um excelente remédio tanto para as irregularidades do ciclo quanto para os sintomas do climatério e da menopausa.

Podemos tomar de 500 a 1.000 mg, três vezes ao dia, seja em cápsulas ou em pó dissolvido com uma bebida. Sempre começaremos com uma pequena quantidade e a aumentaremos, já que em alguns casos pode causar nervosismo.

Óleo de prímula

A prímula, também conhecida como “a planta de mulheres”, é uma solução para equilibrar o ciclo menstrual. O óleo de prímula, que pode ser encontrado especialmente em cápsulas, ajuda a reduzir os sintomas físicos e emocionais que as mulheres sofrem antes e durante a menstruação.

A prímula também é muito benéfica durante a menopausa e como um tratamento natural para distúrbios da pele.

Abacate

Abacate maduro

abacate é uma fruta muito completa a nível nutricional, imprescindível em qualquer dieta saudável. Esta fruta também se destaca pelo seu teor de fitoesteróis, que equilibram nossos níveis hormonais se forem consumidos regularmente.

Consumir abacate nos ajuda a favorecer a produção de progesterona e equilibrar o excesso de estrogênio causado pela alimentação, poluição, estresse ou maus hábitos.

Figo

O figo é uma fruta macia e doce, uma iguaria para o paladar e um alimento medicinal. Nas mulheres, o figo tem a virtude de equilibrar o sistema hormonal e melhorar as irregularidades do útero e do ciclo menstrual. 

Além das frutas, que podem ser consumidas frescas ou secas, as folhas da figueira em infusão também contêm hormônios que são muito benéficos para as mulheres.

Podemos consumir três figos por dia, sozinhos ou combinados com saladas, sucos e vitaminas.

Levedura de cerveja

Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um superalimento que podemos incorporar à nossa alimentação para enriquecê-la e dar um toque de sabor diferente. É rica em vitaminas e minerais, dentre os quais se destaca o zinco, que tem a propriedade de regular o sistema hormonal. Atua sobre os hormônios da tireoide, a progesterona e a testosterona. 

Podemos consumir todos os dias uma colher rasa (8 gramas) de levedura de cerveja em pó, misturada com iogurte, suco ou qualquer alimento. Também podemos encontrá-la em cápsulas, comprimidos ou levedura líquida.