Ficar grávida aos 45: é possível fazê-lo de forma natural?

Muitas mulheres, por diferentes motivos, postergam a maternidade até os últimos anos de sua idade reprodutiva. Informaremos as causas e consequências disso no próximo artigo.
Ficar grávida aos 45: é possível fazê-lo de forma natural?

Última atualização: 12 Maio, 2021

Na maior parte dos países desenvolvidos, surgiu um fenômeno de postergação da maternidade, como o é ficar grávida aos 45 anos.

Existem muitos fatores, principalmente econômicos, acadêmicos e sociais pelos quais as mulheres deslocam a maternidade até os últimos anos de sua idade reprodutiva.

Crises econômicas, falta de estabilidade no emprego e a busca por um companheiro adequado são, na maioria das vezes, as causas que impossibilitam quem deseja ser mãe jovem de realizar seu sonho.

No entanto, engravidar é tão fácil quanto aos 25, por exemplo? Vamos ver mais sobre isso.

O que acontece durante o ciclo menstrual?

Ultrassom
Em caso de gravidez, são necessárias ultrassonografias regulares.

Nos ovários se encontram os folículos, pequenas esferas cheias de líquido. Quando um deles atinge a maturidade, ele libera um ovo.

Ele está pronto para ser fertilizado por um espermatozoide. Se isso acontecer, ocorre uma gravidez. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, o endométrio é eliminado e o corpo o descartará como fluxo menstrual, reiniciando o ciclo.

Pode-se dizer que, após 7 anos do início da menstruação, inicia-se a fase mais fértil da mulher em que o organismo está em melhores condições para a gravidez. Este período dura até o final dos trinta ou início dos anos quarenta.

No entanto, aos poucos, a fertilidade começa a declinar. A que isso se deve?

Ao contrário dos homens, as mulheres têm um certo número de oócitos ou folículos (precursores dos ovos). Este montante é conhecido como reserva ovariana e é um dos elementos mais importantes para a fertilidade feminina.

Desde o nascimento, uma menina tem cerca de um milhão de ovócitos. Quando ele atinge a puberdade, a reserva cai para 400.000. Destas, a mulher terá apenas 300 a 400 ovulações disponíveis para fertilizar ao longo de sua vida reprodutiva.

A melhor idade reprodutiva

A melhor idade reprodutiva para uma mulher é entre 20-25 anos. Porém, conforme o tempo passa e a mulher envelhece, a reserva ovariana diminui. Desse modo, o panorama fértil se complica, pois é um processo irreversível.

Uma mulher saudável de 30 anos tem apenas 20% de chance de engravidar. Na verdade, de acordo com esta pesquisa da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, entre as idades de 35 e 37 anos o pool de oócitos começa a cair drasticamente. Para uma mulher de 40 anos, a chance de engravidar é inferior a 5%.

Em outras palavras, de cada 100 mulheres, apenas 5 serão capazes de engravidar e as demais terão que tentar novamente. Portanto, as chances biológicas de engravidar aos 45 anos são muito baixas. Além disso, o cenário é ainda mais complicado porque a menopausa está se aproximando.

As probabilidades de ficar grávida aos 45 anos

Chances de engravidar
Consultas obstétricas de alto risco são planejadas para esses tipos de gravidez.

Pode-se pensar que a fertilidade não termina até a menopausa. No entanto, a possibilidade de conceber naturalmente cessa anos antes, por volta dos 45 anos. Mesmo essa condição diminui as chances de outros tratamentos de fertilidade, como a fertilização in vitro.

No entanto, graças aos avanços científicos, o trabalho continua a aumentar as chances de ter filhos em uma idade mais avançada por meio de técnicas de reprodução assistida (TARV).

Da mesma forma, de acordo com os dados de uma investigação realizada pela Universidade de Friburgo (Alemanha), há mulheres com mais de 40 anos que tiveram uma gravidez sem problemas. Portanto, valeria a pena considerar uma abordagem personalizada para cada caso.

Em muitos casos, tem-se observado que a angústia e a ansiedade produzidas pelo conhecimento da relação entre idade e fertilidade influenciam significativamente na paciente, podendo causar transtornos tanto na tentativa de engravidar quanto na gestação. período.

O planejamento é essencial

Sem dúvida, com o avanço da idade da mulher, as chances de engravidar diminuem, principalmente após os 35 anos. Por isso, é importante que as mulheres que planejam adiar a procriação não subestimem o fator idade.

Também é vital que elas se instruam, discutam as opções com seu ginecologista e sejam realistas quanto às chances de sucesso. Isso o ajudará a tomar a melhor decisão possível sobre o planejamento familiar.

Pode interessar a você...
Riscos de uma gravidez aos 40 anos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Riscos de uma gravidez aos 40 anos

Uma gravidez é sempre uma bênção, e mais ainda se você tiver quarenta anos ou mais. No entanto, há uma série de riscos de uma gravidez aos 40, tant...