Alimentação para melhorar a fertilidade do homem

Manter um peso saudável e uma alimentação balanceada, rica em zinco e antioxidantes, é essencial para melhorar a fertilidade dos homens. O que você precisa saber sobre isso? Descubra a seguir.
Alimentação para melhorar a fertilidade do homem

Última atualização: 04 Março, 2021

Nas últimas décadas, observou-se um aumento na prevalência dos casos de infertilidade na população. Inúmeros estudos mostram que a dieta desempenha um papel fundamental na tentativa de melhorar a fertilidade do homem.

Nesse sentido, tanto homens quanto mulheres devem seguir uma alimentação saudável, rica em determinados nutrientes que favorecem a sua saúde reprodutiva. Neste artigo, vamos nos concentrar na fertilidade masculina.

Que dieta ajuda a melhorar a fertilidade do homem?

O aumento da infertilidade está relacionado principalmente a estes aspectos:

  • O fato de que as mulheres estão adiando a maternidade.
  • A diminuição da qualidade do sêmen.
  • Exposição a fatores ambientais.
  • O estilo de vida.

Em relação ao estilo de vida, observou-se que a ingestão de dietas desequilibradas em energia e nutrientes, assim como o sedentarismo, o estresse, o consumo de tabaco, álcool e outras drogas, influenciam negativamente a fertilidade do homem.

Homem com problemas sexuais
Muitos fatores afetam a fertilidade. Entre eles, a dieta e a nutrição desempenham um papel muito importante.

Em relação à alimentação, vamos ver quais são os fatores negativos que podem comprometer a fertilidade masculina.

Composição do corpo

O peso desempenha um papel fundamental na fertilidade do homem. Foi demonstrado um impacto negativo do sobrepeso e da obesidade na qualidade do DNA do esperma, embora a obesidade não implique necessariamente infertilidade.

Alto consumo de cafeína e álcool

Existe uma correlação entre o alto consumo de cafeína e álcool e a baixa concentração e contagem de espermatozoides, conforme um estudo publicado na Andrology.

Dieta pobre em zinco

O zinco desempenha um papel importante na fertilidade masculina, uma vez que participa do:

  • Desenvolvimento testicular.
  • Síntese de testosterona.
  • Maturação, quantidade e mobilidade do esperma.

A necessidade diária de zinco para os homens é de 15 mg. Ele é encontrado principalmente em:

  • Carnes.
  • Peixes gordurosos.
  • Fígado.
  • Leguminosas.
  • Moluscos.
  • Cereais integrais.
  • Leite.

A suplementação de zinco tem se mostrado útil no tratamento da infertilidade masculina, pois pode exercer uma melhora na qualidade do esperma.

Dietas estritas de baixa caloria

Manter uma dieta hipocalórica estrita e estar desnutrido afeta a fertilidade do homem. Isso ocorre porque o corpo entra em modo de economia de energia e isso pode diminuir a capacidade sexual, reduzindo a capacidade reprodutiva.

Dietas deficientes em vitaminas

As vitaminas desempenham um papel fundamental na fertilidade. As mais importantes são:

  • Ácido fólico: contribui para a melhora da quantidade e qualidade do esperma.
  • Vitamina A: favorece a síntese dos hormônios sexuais, participa da espermatogênese, protege os espermatozoides dos danos oxidativos.
  • Vitamina D: sua deficiência está associada a menores concentrações de testosterona.
  • Vitaminas C e E: são antioxidantes e neutralizam os efeitos do estresse oxidativo nos espermatozoides.

Recomendações nutricionais para melhorar a fertilidade do homem

Homem comendo salada no trabalho
Uma alimentação saudável e balanceada é decisiva para manter a fertilidade do homem. É necessário garantir o consumo de certos nutrientes.

Manter o peso corporal por meio de nutrição adequada e exercícios físicos é um dos fatores mais importantes para melhorar a fertilidade em homens e mulheres. Assim, as recomendações nutricionais são:

  • Carboidratos: tanto o tipo quanto a quantidade de carboidratos podem afetar a fertilidade. Uma dieta rica em alimentos com baixa carga glicêmica está associada a uma maior qualidade do sêmen. Portanto, alimentos ricos em açúcar devem ser evitados .
  • Gorduras: a alta ingestão de gorduras saturadas e trans altera a qualidade do esperma, diminuindo a taxa de fertilização. Por outro lado, consumir ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e ômega 6 (azeite, peixes oleosos, oleaginosas) é essencial para a espermatogênese.
  • Antioxidantes: são nutrientes com muitos benefícios, já que 30-80% da infertilidade pode ser devido ao estresse oxidativo, de acordo com especialistas na área. Dietas ricas em vitaminas C, E e zinco aumentam a qualidade seminal e o sucesso reprodutivo.
  • Ácido fólico: encontrado em alimentos como vegetais de folhas verdes, leguminosas, levedura de cerveja e amêndoas.
  • Vitamina B12: também é importante, pois está associada à infertilidade. Portanto, especialmente se você é vegetariano ou vegano, certifique-se de atender aos requisitos diários.

Conclusão

Tanto homens quanto mulheres devem ter uma alimentação saudável, manter um peso adequado e evitar o consumo excessivo de cafeína e álcool, além de doces e alimentos ultraprocessados. Caso as vitaminas e minerais necessários não sejam obtidos pela dieta, eles podem ser suplementados sob a supervisão de um profissional. Além disso, é sempre aconselhável a prática regular de exercícios físicos, pois isso ajudará a manter os níveis hormonais sob controle, favorecendo a capacidade reprodutiva.

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