Logo image
Logo image

21 maneiras de perder 500 calorias por dia

5 minutos
Opte por servir os pratos na cozinha e não levar a panela para a mesa. Assim você irá evitar servir um segundo prato.
21 maneiras de perder 500 calorias por dia
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila

Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 11 outubro, 2022

Se você não consegue atingir seu objetivo em relação às suas dietas de emagrecimento, é porque seus hábitos ainda não foram modificados suficientemente. Leia esse artigo, pois te contaremos quais são as 21 maneiras para reduzir até 500 calorias por dia. Não é impossível e vale a pena tentar!

Como perder 500 calorias por dia?

Esteja em movimento

Não fique sentado o dia inteiro em frente ao computador ou à televisão. Enquanto fala ao celular, por exemplo, caminhe em volta da sala ou do escritório, movimente as pernas e pés no compasso de uma canção em sua cabeça, tudo a favor da movimentação.

Não consuma frutos secos

Principalmente se eles estiverem em um recipiente grande. Segundo alguns estudos, quanto maior a porção, mais se come. Ainda que as nozes sejam boas para o coração, têm uma grande quantidade de calorias (um punhado contém 175 calorias). Se você gosta muitos destes frutos, opte pelos pistaches, já que a mesma quantidade tem 80 calorias.

Some figure

Não comer diante a televisão ajuda a reduzir calorias

Segundo um estudo, tal hábito faz com que comamos 300 calorias a mais, porque não estamos prestando atenção no que ingerimos. Em vez disso, sente-se à mesa para comer sem a televisão estar ligada e em um local em que não fique olhando para ela.

A salada não é um dos alimentos mais saudáveis? Sim, porém com algumas exceções. Se colocarmos pedaços de presunto ou queijo, bacon, frutos secos, vinagrete, maionese, frituras, etc, ela pode elevar muito o peso. Quatro ingredientes são mais que suficiente.

Use pratos menores para diminuir as calorias

Use pratos de tamanhos menores que o que você está acostumado. Assim, colocará menos comida nele. Se você foi educado para “comer tudo o que está no prato”, essa mudança te ajudará a comer bem menos.

Some figure

Prefira o expresso

Os tamanhos dos cafés vendidos hoje em dia nas lanchonetes são excessivamente grandes. Uma xícara pode conter até 670 calorias, se adicionamos chantili ou chocolate.

Faça pequenos lanches

Se você gosta de batatas frita e biscoitos, não é que estão terminantemente proibidos, você pode consumir uma porção de 5 unidades e guardar o pacote. Não coloque em um grande recipiente, pois você acabará comendo tudo por serem alimentos muito viciantes e deliciosos.

Sirva fora da mesa para evitar calorias

Anteriormente, as famílias se sentavam em frente a uma grande bandeja de massas e carnes. Isso faz com que queiramos nos servir mais e outra vez. Ao contrário, se escolher se servir na cozinha, você reduzirá a vontade de continuar comendo.

Some figure

Diga “não” aos coquetéis

Apenas um copo contém xaropes, adições cremosas, sucos enlatados e açúcares. Isto é, quase 800 calorias. Evite as bebidas desse tipo e prefira os sucos naturais ou as bebidas que contenham cítricos.

Coma menos massas

Apenas um prato (sem molho) tem 220 calorias. No entanto, se adicionamos “sabor”, esse valor pode quintuplicar. Prefira, por exemplo, os espaguetes de farinha integral.

Convide menos pessoas

Se você come com mais de sete pessoas, sem dúvida, sua porção será maior. Isso ocorre pois, quando esperamos muita gente em casa, preparamos o dobro ou triplo do que estamos acostumados, pensando que não pode faltar nada.

Some figure

Não limpe o prato

Um especialista em perda de peso diz que temos que deixar 25% do prato cheio. As sobras podem se transformar na comida para o cachorro ou, ainda, o almoço do dia seguinte.

Faça pedidos pequenos

Nos restaurantes de fast food, por exemplo, nos dão a opção dos combos e isso é ruim para a nossa saúde. O mesmo ocorre em alguns restaurantes. Uma porção acompanhando batatas fritas ou sobremesa pode adicionar muitas calorias a nossa refeição.

Talvez te interesse ler: Por que devemos parar de comer junk food?

Abandone as batidas para perder calorias

São deliciosas e refrescantes no verão, mas também muito calóricas. Um copo grande com banana, leite e açúcar tem, pelo menos, 800 calorias. Opte por suco de frutas.

Some figure

Preste atenção nos óleos escondidos

A melhor opção é preparar a nossa refeição com água ou caldo a prepará-la com óleo, pois cada colher pode conter 124 calorias.

Durma bem

As pessoas que dormem menos de 7 horas por dia comem mais, segundo um recente estudo. Se você não tira um cochilo, uma pequena soneca, por exemplo, pode engordar; já que quando dormimos, economizamos 100 calorias.

Seja anfitrião nas confraternizações

A tarefa de ir ao supermercado, cozinhar, limpar, colocar a mesa, etc; nos faz consumir muitas calorias. Desse modo, convidar pessoas para irem à sua casa é uma excelente ideia para “se permitir” comer um sorvete de sobremesa.

Some figure

Diga não aos refrigerantes

Um copo de bebida açucarada tem quase 200 calorias. Se você bebe dois ou três, estará passando dos limites. Nada melhor que a água para saciar a sede.

Saiba mais: Refrigerante: um verdadeiro risco à saúde

“Encher” com menos

É possível enganar o estômago para comer menos. Por exemplo, antes de almoçar ou jantar beba uma xícara de caldo com baixa caloria e depois faça uma refeição com menos alimentos.

Preste atenção aos sinais

O estômago “avisa” quando já está satisfeito. É bom escutar esse aviso. Em vez de olhar o prato, escute primeiro o seu corpo. Ele sabe dizer quando é hora de parar.

Escolha bebidas sem açúcar para perder calorias

Ainda que esteja bebendo um chá, se você adicionar várias colheres de açúcar, ganhará peso. Opte por outros adoçantes naturais como stevia ou aprenda a adicionar cada vez menos açúcar em suas infusões.

Some figure

Imagens cortesia de: Quinn Dombrowski, Iain Buchanan, Clemens v Vogelsan, Bev sykes, midiman, Josep Ma Rosell, Matt, Selina.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bellisle, F., Drewnowski, A., Anderson, G. H., Westerterp-Plantenga, M., & Martin, C. K. (2012). Sweetness, satiation, and satiety. the Journal of Nutrition142(6), 1149S-1154S.
  • Blass, E. M., Anderson, D. R., Kirkorian, H. L., Pempek, T. A., Price, I., & Koleini, M. F. (2006). On the road to obesity: television viewing increases intake of high-density foods. Physiology & behavior88(4-5), 597-604.
  • Cao, M., Zhu, Y., Sun, F. et al. Short sleep duration is associated with specific food intake increase among school-aged children in China: a national cross-sectional study. BMC Public Health 19558 (2019). https://doi.org/10.1186/s12889-019-6739-8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.