14 alimentos que rejuvenescem

23 de janeiro de 2019
O chá verde protege a pele e o organismo contra o envelhecimento. Devemos acabar com os maus hábitos, como o cigarro e o álcool, e evitar o excesso de sol.

Como todos sabem é impossível evitar a passagem dos anos, mas está em cada um o cuidado com o corpo; para que transpareça saudável tanto por dentro quanto por fora. Para isso, lembre-se que seu estado de humor reflete em sua aparência, assim como os alimentos que consumimos influenciam bastante nisso.

Existem diferentes alimentos naturais que o organismo necessita para combater o processo de envelhecimento e reduzir sua velocidade; além de ter uma pele suave, jovem e sem rugas.

Alguns destes alimentos são muito econômicos e inclusive pode ser que já os consuma normalmente. No entanto, a ideia é que inclua-os em sua dieta diária.

Alimentos que ajudam no rejuvenescimento

Azeite de oliva

Azeite de oliva

Nos dias de hoje é natural o uso do azeite de oliva na cozinha, graças ao seu preço mais baixo no mercado comparado a antigamente.

A oliva traz bastante benefícios, principalmente em relação aos cuidados com o coração e as artérias, ajudando a baixar a pressão arterial.

Igualmente, ajuda a reduzir o risco de câncer de mama e mantém a pele hidratada e saudável.

Leia mais: Azeite de oliva, o melhor da dieta mediterrânea

Cerejas

Cereja é um dos alimentos para rejuvenescer

A cereja contém fitoquímicos que trazem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O que a torna uma fruta antienvelhecimento, já que previne a artrite e a artrose.
A cereja também é recomendada para as doenças do coração, posto que limpa a gordura nas artérias. 

Verduras de folhas verdes para rejuvenescer

Aipo, couve, brócolis, alface e salsa são algumas das verduras com maior fonte de antioxidantes, os quais se encarregam de combater os efeitos dos radicais livres; principais causadores do envelhecimento celular.

Além disso, estas verduras são ideais para aliviar infecções urinárias, problemas digestivos, anemia e dores de dentes.

Abacate

Abacate para rejuvenescer

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são especialistas em combater o mau colesterol.

Agora falando da pele, graças a sua excelente fonte de vitamina E, o abacate ajuda a manter a pele suave. É muito comum utilizar este alimento em máscaras, principalmente para o cabelo e para o rosto.

Leia também: 9 razões para comer abacate

O alho

Alho na dieta para rejuvenescer

O alho é recomendado para lutar contra as doenças do coração e para a prevenção do câncer. Além disso, equilibra os níveis de colesterol e melhora a circulação sanguínea.

Aveia

Aveia na alimentação para rejuvenescer

A aveia é um importante alimento para perder peso e gordura graças ao conteúdo em fibras solúveis, o que reduz o apetite. A aveia também é fonte de ácido fítico que pode reduzir o risco de câncer.

Morangos

Morangos ajudam a rejuvenescer

Frutas como o morango, amoras e framboesas, possuem um alto conteúdo de antioxidantes, como também funcionam como analgésicos e anti-inflamatórios. Estas frutas também mantêm a saúde cardiovascular.

Lentilhas

Lentilhas ajudam a rejuvenescer

Estes grãos ajudam a manter os ossos fortes, são fontes de ferro, o qual mantém os músculos em forma. As lentilhas também ajudam no trânsito intestinal e o seu consumo é recomendado para quem está de dieta, já que produz uma sensação de saciedade.

Gengibre

Gengibre para rejuvenescer

Esta raiz é perfeita para controlar a digestão e causa melhorias na circulação sanguínea, alivia as dores reumáticas e é excelente para combater as doenças como bronquite, pneumonia e a gripe.

Salmão

Salmão é um ótimo alimento para rejuvenescer

O salmão é rico em ômega 3, que traz valiosos nutrientes para o corpo. Do mesmo modo, possui antioxidantes que se encarregam de regenerar e hidratar a pele.

Chá verde

Chá verde para rejuvenescer

O chá verde é favorável principalmente para o coração. Assim como a maioria dos produtos anteriores, esta bebida contém antioxidantes, ideais para lutar contra o envelhecimento e para proteger a pele.

Do mesmo modo, o chá verde é utilizado para perder peso, pois aumenta o metabolismo basal e favorece o sistema nervoso prevenindo doenças como o Alzheimer. Pode-se aplicar o chá verde na pele para tratar queimaduras.

Tomates

Tomates ajudam a rejuvenescer

O consumo de tomate protege o corpo da luz UV prevenindo as queimaduras solares, também é importante na hora do cuidado da pele, graças ao licopeno presente em sua composição; que também previne o aparecimento de rugas.

Linhaça

Linhaça para rejuvenescer

A linhaça é rica em fibras e antioxidantes, além de ser fonte de Ômega 3, o qual ajuda a reduzir o colesterol e aumenta a energia.

Por outro lado, a linhaça é recomendada para lutar contra a prisão de ventre e a obesidade. 

Mel

Mel para rejuvenescer

O mel, além de conter propriedades antioxidantes, umidifica e suaviza a pele, é ideal para tratar queimaduras e arranhões, ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas na pele.

Lembre-se

É importante incluir estes alimentos nas refeições diárias e reforçar o processo dormindo as horas necessárias, bem como evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas. Além disso, tome água constantemente e não se exponha demais aos raios UV.

  • da SILVA, R. Q., & SÁTIRO, A. F. AZEITE E SEUS BENEFÍCIOS. Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente à Serviço da Vida, 149.
  • Carmo, M. C. N. S., & Correia, M. I. T. D. (2009). A importância dos ácidos graxos ômega-3 no câncer. Revista Brasileira de Cancerologia55(3), 279-287.
  • Silva, F. G. D. (2016). Capacidade antioxidante de hidrolisados proteicos e compostos fenólicos da linhaça (Linum usitatissimum L.) e moduladora da atividade inflamatória em modelo experimental de colite= Antioxidant capacity of protein hydrolysates and phenolic compounds of flaxseed (Linum usitatissimum L.) and its modulatory effects on experimental colitis.
  • Ramos, C. I. (2014). Efeitos dos óleos de oliva e linhaça no tratamento da constipação intestinal de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.