11 alimentos que o ajudarão a combater a ansiedade e o estresse

· 7 de setembro de 2015
Rica em triptofano, que aumenta os níveis de serotonina, a banana pode ajudar a melhorar o nosso humor. Além disso, graças ao potássio, também regula os batimentos cardíacos.

A ansiedade e o estresse são o resultado do estilo de vida moderno que expõe as pessoas a situações agitadas, muitas atividades diárias, ruído, poluição, tecnologia, bem como um grande número de fatores que vão afetando o estado emocional e, indiretamente, o estado de saúde.

Ficar estressado ou em um momento de ansiedade é algo que pode afetar a qualidade de vida daqueles que sofrem com isso;  dessa forma, se sentem oprimidos ou angustiados e provocando sintomas físicos; como por exemplo problemas cardíacos, enfraquecimento do sistema imunológico, etc.

A boa notícia é que este problema pode ser controlado naturalmente, através da prática de técnicas de relaxamento e da adoção de hábitos saudáveis. Portanto, vamos compartilhar 11 alimentos que o ajudarão a combater a ansiedade e o estresse; devido às suas propriedades. Não perca!

Laranjas para combater a ansiedade

Muitas pessoas não podem começar o dia sem uma xícara de café, enquanto outros preferem um copo de suco de laranja. Se você sofrer de estresse ou ansiedade, talvez deva considerar ficar com a segunda opção.

Este cítrico contém vitamina C e outros antioxidantes importantes que contribuem para uma boa saúde cardiovascular, bem como atua como um poderoso elemento antiestresse.

Bagas

Alimentos ricos em vitamina C

Este alimento possui um alto teor de vitamina C, antioxidantes, bem como potássio e fibras que ajudam a combater a ação dos radicais livres; associados com os problemas de estresse e ansiedade.

Além disso, o potássio teria um efeito positivo sobre o sistema neuromuscular, que forneceria uma ação relaxante.

Entre as bagas recomendadas encontramos:

  • Mirtilos;
  • Morangos;
  • Framboesas;
  • Amoras.

Bananas

Elas são doces, versáteis e podem ser desfrutadas a qualquer momento. Além disso, são uma fonte rica de potássio, mineral que ajuda a controlar alguns sintomas do estresse.

Também contêm triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a aumentar os níveis de serotonina, hormônio associado ao bom humor.

Veja também: 5 problemas que as bananas resolvem melhor que os comprimidos

Nozes

nozes são alimentos para combater ansiedade e estresse

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), comer nozes ajuda a clarear os pensamentos nas situações de estresse físico e emocional. Além disso, as gorduras saudáveis deste alimento e suas vitaminas poderiam ajudar a controlar a ansiedade de comer em excesso.

Abacate

Contém gordura monoinsaturada, potássio, fibras, vitaminas e proteínas que ajudam a reduzir a pressão arterial elevada e a melhorar a função dos receptores no cérebro, são responsáveis pelo estado de humor.

Por causa de suas propriedades, combate os radicais livres e mantém as células cerebrais saudáveis, para prevenir possíveis danos.

Aspargos

Assim como outras folhas verdes, os aspargos contêm ácido fólico que estimula a liberação de hormônios que regulam o estado de humor. Além disso, ácido fólico e a vitamina B contribuem para a produção de serotonina, conhecida como estabilizadora do humor.

Peixe azul

consumo de peixe pode ajudar a reduzir a ansiedade

Este alimento é uma fonte de ácidos graxos, ômega-3 e vitaminas B6 e B12, que ajudam a reduzir a pressão arterial elevada e atuam sobre o sistema nervoso. Recomenda-se consumir este alimento, pelo menos 2 vezes por semana.

Entre os recomendados você pode escolher:

  • Salmão;
  • Truta;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Bacalhau;
  • Arenque;
  • Cavalinha.

Chá verde

Este chá é famoso por causa de seu alto teor de antioxidantes que ajudam a combater os transtornos do estado de humor. As pessoas que consomem este tipo de chá regularmente têm um sistema imunológico mais forte e tendem a sofrer com menos estresse, apesar das situações difíceis.

Arroz integral

Este tipo de arroz é mais recomendado do que o arroz branco, pois possui qualidades nutricionais mais completas e importantes. Além disso, fornece ao corpo uma quantidade significativa de vitamina B, que é essencial para evitar o estresse e as emoções negativas.

Este alimento é recomendado para aqueles momentos de irritabilidade ou mau humor.

O chocolate está na lista dos alimentos para combater a ansiedade e estresse?

Chocolate e um dos alimentos que combate ansiedade

Este alimento contém antioxidantes, vitaminas e minerais que agem de forma positiva no sistema nervoso e no cérebro. Comer 60 gramas de chocolate à noite pode ajudar a reduzir significativamente os hormônios que causam o estresse no organismo, enquanto aumenta a serotonina, o hormônio relacionado com a sensação de bem-estar.

Recomendamos a leitura de: 20 dados sobre o chocolate que certamente você não sabia

Espinafre

Este vegetal contém vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde em geral e o bom estado emocional. Além disso, fornece potássio, cálcio e magnésio que reduzem os hormônios do estresse no organismo.

Foose, T. E. (2014). Anxiety. In Encyclopedia of the Neurological Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385157-4.01080-0