10 usos alternativos para o papel toalha

· 2 de outubro de 2015
Para que as frituras fiquem crocantes e sem muito óleo, coloque-as sobre algumas folhas de papel toalha para que essas absorvam o excesso de gordura.

Já parou para pensar nas inúmeras maneiras possíveis de fazer uso do papel toalha? Este item presente em praticamente todas as cozinhas é extremamente útil, embora costume ser usado somente para a limpeza rápida de diferentes superfícies.

Certamente se pode e se deve continuar usando o papel toalha como uma ajuda na limpeza, mas hoje falaremos sobre outros dez usos alternativos que pode ter para facilitar o dia a dia na cozinha e no lar.

Alguns deles são mais óbvios que outros, mas talvez nunca tenha pensado em parte destas sugestões. Animado para conhecê-los?

1. Remover manchas de giz de cera com papel toalha

Tem crianças em casa? Se sim, sabe que as manchas de giz de cera podem ser mais comuns do que se pensa. Saiba que é possível remover as manchas usando um papel toalha.

Posicione-o sobre a mancha e passe um ferro por cima. O papel toalha absorverá a cera, ao mesmo tempo que protegerá o ferro. Esta técnica funciona melhor em superfícies duras, mas também pode utilizá-la em carpetes, por exemplo.

2. Absorver o óleo das frituras

Absorver excesso de óleo com papel toalha

Em suma, este uso é amplamente conhecido por quem está acostumado a fazer frituras. Se acaso goste que os alimentos fritos fiquem crocantes e sem a presença de óleo em excesso, retire-os da frigideira ou da panela e coloque-os para descansar sobre algumas folhas de papel toalha.

O papel toalha absorverá o excesso de óleo e deixará as frituras muito mais gostosas.

3. Manter os vegetais frescos

Se acaso esteja acostumado a consumir vegetais, ervas e temperos, sabe que, infelizmente, costumam durar muito pouco, mesmo quando mantidos na geladeira.

Nesse sentido, uma dica que aumenta a durabilidade dos vegetais é armazená-los envolvidos em papel toalha. O papel absorverá as substâncias que apodrecem os alimentos.

Quer saber mais? Como cozinhar vegetais apetitosos?

4. Limpar um abridor de latas

Os abridores de lata muitas vezes acumulam resíduos indesejáveis, que dão um aspecto mais sujo. Para limpar um abridor, basta “abrir” um papel toalha, imitando o movimento que seria feito para abrir uma lata.

Conforme o abridor corta o papel, limpa os resíduos acumulados.

5. Remover os fiapos de milho

Remover fiapos de milho com papel toalha

Os pequenos e incômodos fiapos que cobrem o milho podem ser removidos mais facilmente com a ajuda do papel toalha. Basta umedecer algumas folhas e esfregá-las sobre o milho. Verá como é fácil e eficaz!

6. Congelar (e descongelar) pão

Às vezes congelamos fatias de pão para consumi-las no futuro, mas na hora de descongelá-las acabamos com um pão úmido e nem um pouco apetitoso.

Para evitar esta situação, basta congelar as fatias de pão envolvendo-as com uma folha de papel toalha. O papel toalha reterá a umidade e impedirá que prejudique o pão, evitando o surgimento de fungos e prolongando a vida útil do alimento.

7. Proteger as frigideiras

Para evitar que as frigideiras fiquem enferrujadas, basta posicionar uma folha de papel toalha em cada uma delas depois que as mesmas estiverem lavadas e secas.

Além de absorver a umidade, também prevenirá que uma frigideira arranhe a outra, caso sejam armazenadas umas em cima das outras.

Leia mais: Como manter as esponjas de cozinha limpas?

8. Testar a viabilidade de sementes antigas

Usos alternativos para o papel toalha

Muitas vezes temos sementes antigas que não sabemos se ainda estão em condições apropriadas para germinarem normalmente. Sabe o que pode ajudar nesta situação? O papel toalha.

Dessa forma, coloque uma amostra das sementes entre duas folhas de papel toalha molhadas e mantenha-a em um local aquecido. Se as sementes não brotarem em duas semanas, é provável que passaram da validade e não poderão mais ser usadas.

9. Limpar uma máquina de costura

Se acaso goste de costurar, sabe que alguns resíduos de graxa que ficam presos na máquina podem atrapalhar a sua tarefa. Para limpar a máquina de costura, “costure” um papel toalha antes de posicionar o tecido.

O papel absorverá qualquer resto de graxa e, assim, deixará a máquina pronta para dar continuidade ao seu projeto de costura.

10. Filtro de café de emergência

Uma das situações que podem estragar uma manhã é ter uma vontade enorme de tomar um café e perceber que não se tem um filtro adequado para fazê-lo.

Dessa maneira, o papel toalha pode salvar o seu café da manhã e o seu humor, funcionando como um filtro improvisado para fazer o café!