10 truques para manter as mãos bonitas e jovens

· 17 de outubro de 2015
As mãos têm a pele mais fina e delicada e estão quase sempre expostas ao sol, ao frio, ao vento e à poeira.

Antes de mais nada, nós usamos as mãos para tudo e, assim, a delicada pele que as recobre absorve substâncias químicas presentes em detergentes, produtos de limpeza e de higiene pessoal, por exemplo.

Levando em conta todos estes “desafios” enfrentados pelas nossas mãos, neste artigo falaremos sobre alguns hábitos que podem conservar a pele das mãos jovem e bonita por mais tempo.

1. Higiene das mãos

Pessoa lavando a pele das mãos

Usamos as mãos para manusear dinheiro, abrir portas em locais públicos, inclusive banheiros, segurar as barras de apoio no transporte coletivo, assim como para entrar em contato com diversas superfícies, expostas a todo tipo de impurezas.

Além disso, também as usamos para limpar os olhos, levar alimentos à boca, tocar outras pessoas e preparar refeições. Por isso, manter mãos e unhas limpas e bem cuidadas é essencial.

Dessa forma, para fazer a higiene das mãos, use um sabonete neutro que limpe sem ressecar. Há muitos sabonetes à base de hidratantes e óleos essenciais que limpam sem agredir, mantendo as mãos macias e hidratadas.

2. Utilize um creme hidratante

Assim como muitas partes do corpo, as mãos precisam de hidratação constante para não ressecar e danificar as células. Seja como for, use sempre um hidratante com proteção solar para proteger a pele da radiação. No frio, se for necessário, use luvas para não ressecar a pele e, assim, mantê-la aquecida.

E já que nossas mãos precisam de uma hidratação constante, ande sempre com um hidratante na bolsa para usar no dia-a-dia.

Leia também: Cuidados básicos para proteger as mãos do sol

3. Luvas para trabalhos domésticos

Pessoa usando luva para proteger a pele das mãos

Detergentes e outros produtos de limpeza, como a água sanitária e o sabão em pó, por exemplo, são agressivos para a pele, o que pode causar problemas.

Evite maltratar a pele, sendo assim, utilize luvas ao lavar pratos, passar pano no chão, lavar roupas ou limpar a casa.

4. Evite o uso de água quente

A água quente deve ser evitada, pois desgasta os óleos naturais da pele, ressecando-a e tornando-a flácida. O ideal é lavar as mãos com água fria, para estimular a circulação e fechar os poros.

5. Faça uma esfoliação regular

As células mortas acumuladas nas mãos aumentam os riscos de aparecerem manchas e áreas escuras. Assim, para remover essas impurezas, recomenda-se usar um esfoliante, de preferência, natural.

Neste artigo, compartilhamos várias receitas de esfoliantes naturais. Além disso, um esfoliante bem conhecido é o que mistura açúcar e mel, hidratando e limpando ao mesmo tempo. Você também pode usar aveia e iogurte natural para peles mais sensíveis.

6. Cuidados com as unhas

As unhas são muito valorizadas pelas mulheres, que adoram mil e uma cores de esmaltes para deixá-las mais bonitas.

Mas você pode apenas limpar as unhas, cortá-las e lixá-las, se não quiser retirar as cutículas, que são uma proteção natural. Evite roer as unhas e, além disso, deixe-as “descansar” do esmalte de tempos em tempos.

Leia também: Remédios naturais para unhas fracas

7. Máscara refrescante

Confira esta simples receita de máscara refrescante para as mãos:

Faça um purê com uma batata cozida e misture com um pouco de azeite de oliva. Ainda morno, aplique sobre as mãos, deixe agir por 15 minutos e, então, enxágue bem com água.

8. Receita para fortalecer mãos e unhas

A fim de reduzir o impacto dos radicais livres em suas mãos e unhas, fortaleça-as com este fácil tratamento natural:

Ingredientes

  • 10ml de óleo de rícino
  • 100ml de azeite de oliva
  • Suco de limão

Modo de preparo:

  • Em primeiro lugar, misture o óleo e o azeite em uma panela e leve ao fogo baixo;
  • Deixe esfriar um pouco e junte o suco de limão;
  • Coloque a mistura em um recipiente e, então, mergulhe as mãos durante 10 ou 15 minutos.

Realize esse tratamento à noite e enxágue cuidadosamente as mãos, pois o limão, em contato com o sol, pode queimar a pele, provocando manchas.

9. Receita para tonificar a pele das mãos (efeito lifting)

A clara de ovo é proteína pura e, assim, quando combinada à maisena, oferece elasticidade à pele delicada das mãos. Dessa forma, confira a receita:

Ingredientes

  • 1 clara de ovo batida em ponto de neve
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1 colher e sopa de óleo de amêndoas (sem fragrância)

Como fazer:

  • Misture todos os ingredientes e aplique sobre a pele das mãos. Deixe agir por 20 minutos;
  • Enxágue com água morna e sabão neutro e, em seguida, use um bom hidratante com filtro solar para finalizar o tratamento;
  • Repita pelo menos duas vezes por semana.