10 Truques contra o ronco

· 13 de fevereiro de 2015
Entre os remédios naturais para evitar os roncos, além das infusões, pode-se encontrar um bálsamo à base de azeite de oliva e arruda que ajuda a descongestionar as vias respiratórias.

Roncar é um problema que afeta tanto a quem ronca, como a pessoa que pode estar na mesma cama ou perto, já que geralmente esse som tão incômodo interrompe o sono. O ronco acontece quando existe uma pequena obstrução que dificulta a passagem do ar pela parte posterior da boca e do nariz.

Além disso, pode ser um sintoma do transtorno chamado apneia do sono, no qual a pessoa pode deixar de respirar parcialmente ou completamente durante vários segundos, enquanto dorme.

Ainda que o ronco não seja considerado um problema de saúde, o fato é que pode interromper o sono e ser um sinal de que alguma coisa não anda bem no organismo.

Por isso, recomenda-se consultar um médico caso sofra com roncos crônicos frequentes. Para os demais casos, existem diferentes formas naturais de combatê-los e melhorar a qualidade do sono.

Quais são as causas dos roncos?

Os roncos podem ser produto do consumo excessivo de álcool, do sobrepeso ou obesidade, resfriados ou alergias respiratórias.

Ademais, pode ser uma causa da congestão nasal, etapa final da gravidez, deformações no nariz ou desvio de septo, entre outros.

Leia mais: Tratamentos natural para alergias 

Como tratar o ronco?

Existem vários remédios e truques naturais que ajudam a combater os incômodos roncos. Preste muita atenção e coloque-os em prática.

Evitar o consumo de álcool e tranquilizantes

Evite o consumo de álcool para reduzir o ronco

O consumo excessivo de álcool, assim como o de tranquilizantes, faz com que o sistema nervoso central se deprima, e que os músculos do diafragma e da mandíbula se relaxem; o que aumenta o risco do aparecimento do ronco.

Combater o sobrepeso e a obesidade

Caso sofra com sobrepeso ou obesidade, é melhor começar a procurar uma dieta saudável, exercícios e outros métodos para perder peso.

Este fator é um dos que mais influenciam a produção dos roncos, pois dificulta a respiração já que pressiona as vias respiratórias.

Saiba mais: Tipos de obesidade e suas principais causas

Combater as alergias

Alergias_respiratorias

As pessoas que sofrem de alergias respiratórias também costumam roncar mais, por esse motivo é recomendável combatê-las com um descongestionante ou um anti-histamínico.

Ademais, é recomendável evitar o acúmulo de pó em móveis, tapetes e cortinas, pois isso piora o problema.

Dormir de lado

Vários estudos revelaram que as pessoas que dormem de costas tendem a roncar mais, por esse motivo é recomendável dormir de lado.

Para se acostumar a esta postura, um bom truque é colocar algumas meias enroladas ou bolas de tênis na cama, de tal forma que ao deitar de costas sintamos um incômodo e voltamos a ficar de lado.

Escolher um travesseiro mais alto

Coloque um ou dois travesseiros mais altos, faz com que melhore a passagem de ar pelo nariz e pela boa; de fato, pode diminuir o ronco.

Cebola

Cebola

Um velho truque é cortar uma cebola pela metade e polvilhar sobre ela uma boa quantidade de sal. Feito isso coloque-a em um prato perto da cabeceira da cama e deixe até o dia seguinte.

Solução salina

As soluções salinas permitem desobstruir as congestões nasais, o que evita abrir a boca e gerar os roncos.

Simplesmente misture meia colher de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio em uma xícara de água em temperatura ambiente.

Quando estiver pronta, aplique umas gotinhas nas fossas nasais.

Infusão de Urtiga

A infusão de urtiga é um dos bons remédios para evitar os roncos. Basta misturar uma colher de folhas secas de urtiga em uma xícara de água fervendo.

Em seguida, deixe repousar 10 minutos tampada e beba antes de dormir.

Infusão de Sálvia

Salvia

A sálvia é ideal para combater diferentes tipos de problemas respiratórios, entre eles os roncos. Para aproveitá-la basta preparar uma infusão de sálvia, misturando várias folhas desta planta em uma xícara de água fervendo.

Por fim, deixe repousar 10 minutos, coe e beba antes de dormir.

Azeite de oliva e arruda

Este remédio consiste em misturar um copo de azeite de oliva com 50 gramas de arruda em um recipiente hermético.

Deixe a preparação marinar durante duas semanas, coe e aplique nas narinas e no pescoço. O que sobrar da mistura armaze em um recipiente escuro.

  • Balbani, A. P. S., & Formigoni, G. G. S. (1999). Ronco e síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Revista da Associação Médica Brasileira45(3), 273-278.
  • Burger, R. C. P., Caixeta, E. C., & Di Ninno, C. Q. M. S. (2004). A relação entre apnéia do sono, ronco e respiração oral. Rev. CEFAC6(3), 266-71.
  • Mancini, M. C., Aloe, F., & Tavares, S. (2000). Apnéia do sono em obesos. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia44(1), 81-90.
  • Ito, F. A., Ito, R. T., Moraes, N. M., Sakima, T., Bezerra, M. L. D. S., & Meirelles, R. C. (2005). Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) e da síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) com enfoque no aparelho anti-ronco (AAR-ITO). Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, 143-156.