10 simples exercícios que aliviam a dor no pescoço

Caso a dor seja muito aguda, não devemos forçar na hora de praticar os exercícios, já que podemos piorar o quadro

Dor no pescoço? É muito chato que o que parecia um leve sintoma, por dormir mal, passar muito tempo na frente do computador ou porque o estresse está aprontando das suas se torne em eterno sofrimento.

Felizmente nem sempre é necessário um tratamento cirúrgico.

No entanto, temos que prestar atenção e saber distinguir se se trata de um simples formigamento ou se sentimos o nervo queimar, devido ao fato dos músculos tentarem voltar a sua curvatura normal.

Se for o último caso, não duvide em procurar um médico.

Mas, não se preocupe! Os seguintes exercícios ajudarão a aliviar a dor. Estes contribuem para a elasticidade e relaxamento com a finalidade de evitar que os músculos fiquem tensos.

1. Boa postura

  • Sente-se no chão com os pés em forma de borboleta. A coluna tem que estar o mais reta possível e os ombros relaxados.
  • Se por alguma razão você se sentir incomodado, pode tentar com uma cadeira, apoiando-se no respaldo.
  • Sem mudar a postura, concentre-se: inspire e expire, respire lentamente três vezes.
  • Tem que sentir como o ar oxigena o peito até sair pelo nariz. Relaxe, é o momento de localizar a dor.

2. Levante os ombros

Mulher com dor nas costas

  • Depois estique o pescoço.
  • Mova os ombros para trás lentamente. Mantenha a coluna reta, sem perder o ritmo na respiração.
  • Inspire e expire em cada repetição. Realize entre dez a quinze repetições, de acordo com sua condição.

3. Vire o pescoço

  • Recomenda-se que a rotação do pescoço seja feita de pé.
  • De mesmo modo, com a coluna reta e controlando a respiração, vire o pescoço para o lado esquerdo lentamente.
  • Faça três repetições e tente com o lado direito. Repita o movimento duas vezes.

4. Incline a cabeça

Mulher aliviando a dor no pescoço através de alongamentos

  • Neste exercício, ajude-se com a mão esquerda e incline a cabeça de maneira suave, até que a orelha toque o ombro.
  • Mantenha a posição durante 15 segundos.
  • Repita a mesma indicação com o braço direito. Faça sete repetições para cada lado.

5. Cabeça para baixo

  • Da mesma forma que pegou a cabeça com a mão, incline, mas desta vez olhando para baixo, vendo seus sapatos.
  • Mantenha a postura durante 2 segundos.
  • Repita quinze vezes para cada lado.

6. Cabeça para trás

Mulher com dor no pescoço

  • Incline a cabeça para trás, com o olhar para o teto, coluna reta e mantendo a respiração. Inspire e expire.
  • A seguir, gire a cabeça lentamente para o lado esquerdo, volte para o centro e aja do mesmo modo para o lado direito.
  • Repita o movimento quinze vezes.

8. Posição de algemas

  • Fique com a coluna reta. Com a mão esquerda segure a mão direita, como se colocasse algemas.
  • Inspire e expire lentamente, enquanto joga a sua mão para a direita e ao mesmo tempo inclina a cabeça para o mesmo lado.
  • Mantenha a posição durante dez segundos e repita os mesmos passos para o lado esquerdo.
  • Repita duas vezes de cada lado.

9. Mãos sobre a cabeça

Alongar ajuda a aliviar a dor no pescoço

  • Com a cabeça olhando para cima e a coluna reta, coloque suas mãos sobre a cabeça, uma sobre a outra.
  • Estique levemente o pescoço, levante a cabeça, inspire e levante o ombro esquerdo.
  • A seguir, expire e abaixe-o.
  • Faça o mesmo com o ombro direito. Com cinco repetições em cada lado é suficiente.

10. Mãos atrás do pescoço

  • Coloque as mãos atrás do pescoço. Estique os braços para os lados, respire profundamente e levante a cabeça olhando para cima.
  • Mantenha dez segundos essa posição e expire enquanto abaixa a cabeça.
  • Feche os braços e deixe que seus cotovelos se toquem.
  • Espere dez segundos e volte a abrir os cotovelos.
  • Inspire, suba a cabeça e repita. Faça sete repetições.

Recomendações

  • Verifique se seu colchão seja firme.
  • Se for carregar algo pesado, tome precauções.
  • Evite dormir de barriga para baixo, já que danifica as vértebras.
  • Não use travesseiros altos.
  • Não se esqueça de manter a coluna reta.
  • Pratique alguma atividade física para controlar o estresse e manter os músculos em movimento.
  • Não fique na mesma posição: se seu trabalho requer muito tempo de pé ou sentado, mova-se frequentemente e alongue os músculos.

Lembre-se que estes exercícios são só conselhos, baseados em uma opinião médica muito geral, por isso se sua dor for persistente ou intensa, é melhor procurar um especialista. Não coloque seu corpo à prova.

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