10 razões pelas quais o vinagre de maçã é tão incrível para a saúde

· 3 de julho de 2015
Muito utilizado em todo o mundo, o vinagre de maçã possui muitos benefícios. Conheça 10 deles neste artigo.

O vinagre de maçã é um produto natural muito utilizado em todo o mundo, seja para fins culinários ou medicinais. Nas últimas décadas o uso desse vinagre popularizou-se, já que foi comprovado cientificamente que seu uso pode trazer múltiplos benefícios.

É rico em vitaminas, minerais, enzimas e pectinas, entre outros, que fazem dele bom aliado da saúde e bem-estar.

Se você ainda não conhece os benefícios deste vinagre em sua dieta, deixamos aqui 10 razões.

Ajuda a melhorar a digestão

Dois copinhos de vinagre de maçã

Você tem problemas com a digestão? Uma simples combinação de água e vinagre de maçã pode ser a solução para estes problemas digestivos.

Basta diluir uma colher de em um copo de água e beber a mistura meia hora antes de cada refeição. Dessa forma, essa mistura vai impulsionar seu sistema digestivo e vai ajudar a digerir melhor os alimentos.

Neste caso recomendamos utilizar vinagre de maçã puro e não pasteurizado, pois os filtrados carecem de algumas enzimas importantes. Este tipo de vinagre não pasteurizado é rico em ácido acético, ácido amino, ácido málico, pectinas e enzimas, entre outros.

Combate a acidez estomacal

O vinagre de maçã é um produto alcalinizante que pode ajudar a controlar o pH do estômago e aliviar a acidez estomacal. No entanto, nas pessoas que sofrem de problemas de ardência no estômago e de úlcera crônica, este produto pode ser agressivo devido à sua forte acidez.

Neste caso, é recomendado diluí-lo. O vinagre de maçã orgânico ajudará a reduzir a acidez estomacal e atuará como um laxante suave para combater problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

Elimina as bactérias intestinais e evita a candidíase

Algumas bactérias podem ser combatidas com o vinagre de maçã

O ácido málico e o acético, presentes no vinagre de maçã, podem ser muito saudáveis para a flora intestinal.

Este produto atua como um antibacteriano, antimicótico e antimicrobiano, capaz de eliminar bactérias intestinais e evitar infecções provocadas pelo fungo Cândida, por exemplo, que com frequência ataca os intestinos.

Fortalece o sistema imunológico

O vinagre de maçã ajuda a fortalecer o sistema imune e previne diferentes tipos de infecções e doenças, como é caso das gripes e dos resfriados, por exemplo. Isso se deve ao seu conteúdo de ácido málico, que atua como um defensor contra os vírus e as bactérias.

Leia também: 6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

O ácido acético é um dos compostos ativos do vinagre de maçã e também é o responsável por uma poderosa ação que reduz os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre, pois este ácido ajuda na digestão dos carboidratos simples no corpo, o que contribui para a redução do açúcar presente no sangue.

Além disso, recentes pesquisas determinaram que este produto pode ter um efeito antiglicêmico que pode ajudar a melhorar as secreções naturais de insulina que o corpo precisa.

Reduz a pressão arterial

O vinagre de maçã pode ajudar na pressão arterial

Vários estudos determinaram que o consumo de vinagre de maçã orgânico pode ajudar a reduzir os níveis de pressão alta. Este benefício é atribuído ao fato de que o vinagre de maçã ajuda no aumento do óxido nítrico, por isso ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

Ajuda a limpar e desintoxicar o organismo

Contém enzimas, minerais e vitaminas que contribuem para limpar e desintoxicar o organismo de modo natural. Para isso, basta diluir uma colher de vinagre em um copo de água e beber antes de cada refeição.

Pode ajudar na perda de peso

Mulher se pesando na balança com influência do vinagre de maçã

Este ingrediente natural pode ser um dos melhores aliados na perda de peso, pois atua como um complemento que ajuda a queimar gorduras com mais facilidade.

O ácido acético no vinagre de sidra de maçã ajuda a combater aqueles quilos a mais no corpo, já que contribui para a limpeza hepática e suprime a acumulação de lipídeos e de gordura no corpo. Além disso, proporciona uma sensação de saciedade que evita comer em excesso.

Combate o mau hálito

Este vinagre funciona como um enxaguante bucal natural que combate o mau hálito e mata as bactérias que o produzem.

Este produto possui propriedades antibacterianas que podem eliminar e neutralizar o mau cheiro. Dessa forma, basta fazer gargarejos com vinagre de maçã durante 20 segundos.

Leia também: 12 formas de evitar o mau hálito

O vinagre de maçã é bom para a pele

O vinagre de maçã pode deixar a pele muito hidratada e bonita

O vinagre de maçã a ajuda a controlar o pH da pele, por isso é benéfico no combate de problemas como a acne.