Como combater os sintomas do resfriado

· 26 de junho de 2015
Quando o clima está frio, nosso sistema imunológico se debilita e nos deixa mais propensos a sofrer de gripes, resfriados, tosse ou dores musculares, entre outros.

Em um clima como o inverno, para muitas pessoas é inevitável apresentar alguns sintomas do resfriado que as impedem de realizar suas atividades diárias com normalidade e que as fazem se sentir tão cansadas que só pensam em ficar o dia todo na cama.

Quando o clima está frio, nosso sistema imunológico se debilita e nos deixa mais propensos a sofrer de gripes, resfriados, tosse ou dores musculares, entre outros.

Por isso, devemos estar preparados para enfrentar os dias frios e tentar adotar uma rotina que nos permita resistir a quaisquer dos problemas de saúde que possam se apresentar como consequência das baixas temperaturas.

O professor Rum Eccles, do Centro do Resfriado Comum da Universidade do Cardiff (Reino Unido), nos apresenta uma rotina para afastar e vencer os sintomas do resfriado em pouco tempo.

7h00 – tomar um banho quente para combater os sintomas do resfriado

Se, por causa do clima frio, você acordar com uma sensação muito incômoda nas suas articulações e inclusive se sentir dores de cabeça, um banho de chuveiro de água quente pode ser a melhor forma de começar o dia.

A água quente vai ajudar a relaxar o corpo e o vapor vai ajudar a limpar os seios paranasais para evitar a congestão e problemas como a sinusite.

8h00 – um café da manhã saudável

sopa-verduras-quinoa-500x323

A boa alimentação é essencial no processo de recuperação dos resfriados. O café da manhã é a chave para começar bem o dia e lutar contra os incômodos sintomas do resfriado.

Você pode consumir um suco natural de laranja e comer uma xícara de bagas ricas em antioxidantes com um pouco de aveia para ter mais energia. Outra boa opção é começar seu dia tomando no café da manhã um caldo de verduras ou de frango.

10h00 – vaporização para combater os sintomas do resfriado

Durante os resfriados, nosso nariz se congestiona e temos excesso de mucos, que nos impedem de respirar com normalidade. Quando os seios paranasais ficam obstruídos, o mais provável é que tenhamos uma sinusite, que vem acompanhada de uma terrível dor de cabeça.

Nesse caso, é bom consumir algum remédio natural para descongestionar. Você também pode fazer uma vaporização colocando a cabeça coberta com uma toalha sobre uma tigela com água fervendo durante 5 minutos. Isso é ideal para acalmar e limpar as vias respiratórias.

Leia também: Seios paranasais: 5 coisas que deveríamos saber

Meio-dia: dar um passeio

Caminar-diariamente

Mesmo que pareça toda uma provocação desafiar o frio ao ar livre, o certo é que um passeio antes da hora do almoço pode ajudar a melhorar nosso humor e pode estimular o sistema imunológico.

Portanto, não acredite que sair para caminhar vai piorar o seu estado caso esteja resfriado. Um pequeno passeio poderia ser de grande ajuda.

13h00 – hora do almoço

Em lugar de comer frituras e alimentos poucos saudáveis no almoço, o ideal é preparar um pouco de frango grelhado com salada.

As proteínas do frango ajudam a produzir células imunes e impulsionam a resposta imunológica. Por outro lado, as verduras da salada são ricas em antioxidantes e nutrientes essenciais para combater os resfriados.

15h00 – uma bebida saudável para combater os sintomas do resfriado

Cómo combatir Laranja

Na hora do lanche, o ideal é consumir um chá quente de ervas para diluir a mucosidade e expulsá-la facilmente.

Você também pode substituir o chá por um copo de suco de laranja recém-espremido que, devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, é bom para o processo de recuperação do resfriado.

Descubra: O que acontece com seu corpo ao tomar chá verde todos os dias?

18h00 – hora do jantar

Na hora do jantar é muito bom consumir um alimento picante, como o curry picante ou um chili com carne. Esse tipo de alimento vai ajudá-lo a aumentar a temperatura do corpo e contribuirá para a diminuição dos sintomas do resfriado.

Outros ingredientes que você pode incorporar no jantar são o gengibre, o alho e os pimentões, que são conhecidos por suas propriedades antivirais e antibacterianas, que nos ajudam a combater o resfriado e limpar os seios paranasais.

20h00 – banho relaxante

sintomas do resfriado

No final do dia é muito provável que você sinta os músculos cansados e doloridos como consequência do resfriado. Para dormir bem e relaxar os músculos, o ideal é tomar um banho de água quente uma ou duas horas antes de dormir.

Nesse banho é possível adicionar umas gotas de óleo essencial de eucalipto para potencializar seus efeitos contra os sintomas do resfriado.

22h00 – hora de descansar e dormir 8 horas

É muito importante dormir cedo e ter uma boa noite de sono para recuperar as forças rapidamente.

Uma boa qualidade de sono reforça o sistema imunológico e nos ajuda a combater os sintomas do resfriado. Você deve evitar o consumo de bebidas como o café ou o álcool antes de dormir, já que elas podem impedir que você durma bem.