Conheça 10 infusões para emagrecer
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Existem diferentes motivos pelos quais as infusões para emagrecer comentadas nesse artigo são recomendadas. Em geral elas servem para perder peso, garantir o bom funcionamento dos órgãos e beneficiar a saúde.
Em seguida, mostraremos algumas das infusões que podem ser preparadas em casa, com ingredientes muito comuns e econômicos. Elas ajudarão no processo de emagrecimento de forma natural.
Entretanto, é importante que o consumo das mesmas esteja acompanhado de uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
10 infusões para emagrecer
Alcachofra
Essa é uma das infusões mais recomendadas para perder peso. Afinal, funciona como antioxidante e diurético natural.
Além disso, também reduz os níveis de colesterol no sangue, diminui a pressão arterial e, o melhor, seu consumo acelera o metabolismo. O consumo regular de alcachofra oferece ao corpo o teor ideal de fibras.
Para prepará-la:
Primeiramente, retire algumas folhas de alcachofra e coloque-as para ferver em um litro de água. Em seguida, deixe repousar e quando esfriar beba. Seu consumo deve ser constante, ou seja, ao logo do dia.
Chá verde
Esse é o carro chefe das infusões para emagrecer, oferece ao corpo antioxidantes capazes de eliminar gorduras e toxinas. Além disso, combate a enxaqueca, fortalece o sistema imunológico, previne a formação de úlceras, é anticancerígeno, ajuda na concentração e na saúde mental.
Leia também: Chá verde para perder gordura abdominal
Valeriana
A valeriana é recomendada para controlar o estresse e a ansiedade, isso é importante, já que ao nos submetermos a uma dieta e a muito exercício nosso corpo começa a pedir mais do que consumíamos anteriormente. Quando tivermos essa sensação basta tomar um pouco da infusão de valeriana, ela controlará e acalmará a ansiedade.
Toranja
A infusão de toranja também ajudará a eliminar a vontade de comer mais do que o recomendado, afinal, ela no dá a sensação de saciedade.
Para prepará-la:
Primeiramente, parta a fruta em quatro partes e coloque-a para ferver por um minuto, em seguida, tome-a antes das refeições.
Maçã
A maçã possui propriedades depurativas e desintoxicantes, ajudando a eliminar as toxinas e as gorduras ruins do corpo.
Além disso, também é ótima para a prisão de ventre. Utilize três maçãs picadas, coloque-as para ferver em água com canela em pó, deixe um tempo e terá a infusão pronta. Aproveite!
Também vai te interessar ler: Saiba como fazer uma limonada detox com gengibre e maçã
Linhaça com babosa
A linhaça é rica em fibras, isso faz com que o metabolismo acelere e elimine as gorduras. A babosa entra nessa infusão com o papel de limpar o cólon, eliminando as toxinas e os agentes contaminantes que se encontram no organismo.
Para prepará-las, ferva cinco colheres de linhaça em um litro de água, tire o gel da folha de uma babosa e depois misture à linhaça quando ela estiver espessa. O sabor talvez não agrade, por isso é recomendável adicionar também um pouco do suco de um limão.
Cavalinha
Dentre as infusões para emagrecer, esta também pode fazer com que você perca algumas numerações na hora de se vestir.
Ela tem grandes propriedades depurativas e diuréticas, além de servir para combater a amidalite, as anginas inflamadas, a artrose, cálculos na bexiga, cistite, depressão, dores abdominais, hemorragias, hemorroidas, osteoporose, reumatismo, suor excessivo nos pés e nas axilas.
Canela
A canela reduz os níveis de açúcar no sangue, acelera o metabolismo e reduz o apetite, por isso o consumo de sua infusão como uma forma auxiliar de perder peso é recomendável.
Louro
Essa planta melhora a digestão e ajuda o organismo a eliminar as toxinas. Ainda, protege o corpo de infecções respiratórias e previne o desenvolvimento de doenças hepáticas. Também pode ser utilizada de forma externa, para tratar fungos, queimaduras, ulceras e acne.
Sálvia
Além de possuir uma deliciosa propriedade aromática, a sálvia pode te ajudar a conseguir um abdômen reto, além de trabalhar para reduzir inflamações estomacais, é depurativa e possui propriedades antioxidantes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
da Silva Araujo, L. R., Farias, L. O., da Silva, N. F. L., Caldas, J. N. C., Coelho, F. O. A. M., da Cunha Lima, J. R., & de Morais Pinho, L. (2015). ACEITAÇÃO DO CHÁ VERDE E DO CHÁ TERMOGÊNICO COMO INSTRUMENTO COMPLEMENTAR POR PESSOAS COM DESEJO DE EMAGRECER. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 14.
-
PRETO, E. CHÁS VERDE, BRANCO, AMARELO, VERMELHO. lista De tabelas, 150.
-
Feijo, R., Oliveira, E. A. D., Fassina, A., Bernardi, F. R., Fernandes, J. D. S., & Fassina, K. (1996). Adolescentes x peso: o que eles fazem para emagrecer?. Salão de Iniciação Científica (8.: 1996: Porto Alegre, RS). Livro de resumos. Porto Alegre: UFRGS/PROPESQ, 1996.
-
Carpenedo, F. B., de Freitas, K., Liberali, R., & Coutinho, V. F. (2012). O uso de chá verde no tratamento do emagrecimento-Revisão sistemática. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 3(18).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.