10 coisas que precisamos ouvir de quem amamos

16 Agosto, 2020
Palavras e gestos de amor não são apenas bem-vindos, são muito necessários. Eles têm um alcance muito positivo e, portanto, não devemos apenas esperar recebê-los, mas também dá-los nós mesmos.

Costumamos dizer que o pior inimigo de um relacionamento é a rotina, porque quando ela se estabelece, aquela centelha mágica parece desaparecer. Por isso, sentimos que precisamos ouvir novamente risos cúmplices, palavras de carinho, elogios e outras expressões.

Sabemos que o amor é um sentimento que precisa ser cultivado todos os dias, por meio de vários gestos e, claro, palavras. Não basta apenas “estar” ali, como parte da decoração da sala. Não basta compartilhar espaço e tempo.

Um casal que não se comunica bem, que não demonstra carinho nas coisas mais insignificantes e corriqueiras, vai perdendo aos poucos aquele carinho que há pouco tempo expressavam tão bem.

Se você está procurando acender a faísca e retomar aquele “cultivo do amor”, queremos te ajudar ao listar quais são os 10 elogios que todos precisamos ouvir de nossos parceiros.

1. Gosto de você do jeito que você é, não te trocaria por nada no mundo

Exagerado demais, talvez? De forma alguma. Uma frase simples quanto “Gosto de você do jeito que você é” talvez seja o melhor elogio que podemos dar e receber.

  • Representa uma reafirmação em relação ao relacionamento.
  • Aumenta nossa autoestima.
  • Nos dá a garantia de que não devemos mudar nada. Nos lembra de que nossa personalidade é única e que não apenas nos sentimos bem em nossa essência, mas também fazemos a pessoa que amamos feliz.

2. Estou aqui para o que você precisar

Essa é uma frase que nos faz lembrar de que somos cuidados e reconhecidos, e é um dos elogios mais úteis em um relacionamento.

Todos sabemos que, em um relacionamento, o termo “precisar” nunca deve ser sinônimo de submeter, controlar ou necessitar como sinônimo de atender às próprias necessidades.

Precisar é reconhecer que a outra pessoa tem a mim para fazer parte dela e defendê-la, ajudar em seus medos e preocupações, apoiá-la em seu caminho e ser um companheiro fiel em sua vida. Sem se submeter, sempre respeitando.

3. Graças a você, hoje eu sou uma pessoa melhor

Os casais não se unem apenas para formar um relacionamento, para se amarem e passarem tempo juntos. É muito mais que isso.

  • É saber que, embora eu já seja uma pessoa completa, ter um companheiro faz com que eu me sinta mais realizada e aprendo com ela todos os dias. Isso me enriquece.
  • Ouvir do nosso parceiro algo tão importante como que, graças a nós, ele se sente muito melhor e se sente mais orgulhoso de si mesmo é, sem dúvida, muito reconfortante.

Não deixe de ler: A desconfiança no casal: o que fazer?

4. Eu confio em você

O seu parceiro costuma dizer “eu confio em você hoje e sempre”? Você deve saber que a confiança é um dos pilares essenciais de um relacionamento.

  • Confiar na outra pessoa nos dá segurança e paz de espírito.
  • Nós nos sentimos parte de um projeto e parte de uma pessoa que confia tanto em nós quanto em si mesma. Não somos julgados, não somos criticados, nem forçados a ter pensamentos suspeitos, ciumentos ou irracionais.

5. Estou feliz por ter você ao meu lado

Como podemos definir a felicidade? A felicidade não são coisas, são estados, momentos e, acima de tudo, sensações.

Assim, ouvir o elogio dos nossos parceiros de que se sentem bem ao nosso lado é, sem dúvida, algo muito agradável que eleva a nossa autoestima, e que nos reafirma nessa relação.

Não se esqueça de dizer essa frase com frequência! E seu parceiro também deve lembrar você disso.

6. Hoje senti sua falta

Não importa se apenas fomos trabalhar como todos os dias, não importa se estivemos ausentes algumas horas. Chegar em casa, abraçar seu parceiro e dizer a ele que você sentiu sua falta é algo que não tem preço.

7. Eu preciso de um beijo seu

Os beijos não têm prazo de validade entre pessoas que se amam, então não hesite: não deixe os beijos que você pode dar hoje para amanhã, e lembre ao seu parceiro que algo tão simples é muito importante todos os dias.

8. Você é a melhor coisa que já aconteceu comigo

Não é um elogio para ouvir todos os dias, apenas de vez em quando. Saber que, apesar do passado, de tudo o que vivemos, sofremos e aprendemos, ainda somos o melhor para a outra pessoa é algo que todos precisamos ouvir do nosso amor.

9. Faça o que fizer, você sempre é atraente

Sentir-se desejado também é uma das peças essenciais de um relacionamento. A atração física, o saber que somos amados pela maneira como somos, é algo essencial que precisamos sentir com frequência e que nunca devemos menosprezar.

Não deixe de ler: 8 coisas que casais duradouros têm em comum

10. Eu te amo

Não podia faltar. As palavras “eu te amo” não é realmente um elogio. É a sinceridade do nosso coração, é a declaração de amor mais íntima, imensa e intensa que podemos expressar a uma pessoa.

Assim, estamos diante de duas palavras que precisamos ouvir todos os dias e sempre da forma mais sincera possível. Não deixe de dizer em voz alta e lembre-se de que todos nós merecemos ouvir.

Sentir-se amado é um dos aspectos mais importantes da vida.

Expressar amor sempre é bom

Embora seja gratificante, lisonjeiro, mágico e até “bonito” ouvir do nosso parceiro uma frase bonita, um “eu te amo” cheio de significado e sinceridade, também é muito bom expressar nosso afeto sempre que possível. Por isso, não devemos nos limitar a esperar receber um gesto ou uma palavra lisonjeira, também devemos tentar fazer isso.

Para que o amor funcione é preciso manter um papel ativo no relacionamento, além de uma boa comunicação.

  • Maureira, F. (2011). Los Componentes de la Relación de Pareja. Revista Electrónica de Psicología Iztacala.
  • Canto, J. M., García, P., & Gómez, L. (2009). Celos y emociones : Factores de la relación de pareja en la reacción ante la infidelidad Jealousy and emotion : how partners react to infidelity. Athenea Digital. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v0n15.528
  • Rivera, D., Cruz, C., & Muñoz, C. (2011). Satisfacción en las relaciones de pareja en la adultez emergente: El rol del apego, la intimidad y la depresión. Terapia Psicologica. https://doi.org/10.4067/S0718-48082011000100008