10 alimentos saudáveis para normalizar a digestão
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Os alimentos condicionam a saúde do sistema digestivo. Se comermos uma dieta carregada de açúcar, gorduras de má qualidade e farinhas refinadas, as chances de aparecimento de problemas estomacais são muito altas. Para evitar esses problemas, mostraremos 10 alimentos que podem ajudá-lo a normalizar a digestão.
Muitas pessoas ficam indigestas devido ao excesso de comida e bebida, e acaba parecendo um problema sem fim. De acordo com o National Center for Health Statistics, mais de 3,3 milhões de pessoas são hospitalizadas anualmente por doenças digestivas nos Estados Unidos.
O que pode nos causar uma má digestão?
A indigestão pode ser resultado de uma refeição exagerada ou por comer muito rápido, também, pelo excesso de alimentos gordurosos ou comer em momentos de estresse. Fumar, beber muito álcool, consumir alguns remédios, cansaço excessivo e estresse contínuo, também podem causar indigestão.
Como evitar digestões pesadas
- É importante cuidar do momento da ingestão de alimentos. Mastigar de forma pausada e salivar bem o alimento ajuda a engolir corretamente.
- Também tomar consciência do momento presente do ato de comer. Se a ingestão é feita de forma desordenada, com estresse, rapidamente, e ao mesmo tempo em que se faz outra atividade ou quando se está muito cansado, isso influencia negativamente o sistema digestivo e causa distúrbios estomacais.
- O humor influencia diretamente na assimilação de substâncias. O estresse ou a ansiedade faz com que as enzimas digestivas se tornem lentas.
- Cuide também do horário. Comer ou jantar tarde demais pode causar peso, inchaço abdominal, queimação ou refluxo. Deixe quatro horas entre o almoço e o jantar, e jante pelo menos 2 horas antes de ir para a cama. Segundo publicação da revista Nutrients, o horário do dia em que são feitas as ingestões do dia determina o metabolismo e a digestão dos nutrientes.
- Você está com fome antes de dormir? Escolha uma proteína leve: um iogurte desnatado, um copo de leite desnatado, ou uma porção mínima de queijo.
Leia também: Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera
Alimentos para normalizar a digestão
1. Repolho fermentado ou chucrute
Algumas colheres de sopa antes das refeições estimulam a produção de ácidos estomacais envolvidos na digestão. Contém bactérias benéficas para os intestinos, que equilibram a flora intestinal e ajudam a manter um bom trânsito.
2. Vinagre de maçã
Há uma boa razão para que o vinagre de maçã produza bem-estar em todos os aspectos. Acontece que o mesmo ajuda o corpo a criar HCL (ácido clorídrico), que é um ácido benigno do ventre que ajuda a digerir gorduras, carboidratos e proteínas.
Além disso, este ajuda na perda de peso e também ajuda a aliviar o refluxo e a síndrome do intestino irritável, devido a todos os probióticos e aminoácidos benéficos.
3. Mangas
Já foi demonstrado que as mangas ajudam a manter as boas bactérias vivas em seu intestino. De acordo com um estudo recente da Oklahoma State University, incorporar uma manga por dia a sua dieta pode melhorar a sua saúde intestinal, enquanto ajuda a reduzir a gordura corporal e controlar o açúcar no sangue.
Melhor ainda, porque a fruta tem um perfil nutricional tão fantástico que, segundo alguns pesquisadores, as mangas contêm muitos nutrientes e outros compostos bioativos que podem proporcionar vários benefícios para a saúde.
4. Kefir
Este alimento é como um iogurte azedo, mas muito mais líquido. O que torna o kefir tão maravilhoso para o seu intestino é que, de acordo com um estudo publicado na revista Information Technology, ele contém pelo menos 10 cepas de bactérias vivas e ativas, em comparação com a maioria dos iogurtes que normalmente têm três.
5. Azeite de oliva para normalizar a digestão
Seu uso é recomendado desde os tempos antigos para favorecer o sistema digestivo. Ele protege do refluxo gástrico que produz acidez e ajuda para que o conteúdo do estômago seja lenta e gradualmente liberado no duodeno, o que aumenta a sensação de saciedade.
6. Alcachofra
Contém cinarina, uma substância ácida que estimula a produção de bílis, que alivia a tarefa do fígado e impede a formação de pedras ou cálculos biliares. É um diurético natural, alivia os sintomas da ressaca, e tem um alto teor de fibras.
O consumo regular de alcachofra está associado a uma menor incidência de doenças que afetam o fígado, de acordo com pesquisa publicada na revista Plant Foods for Human Nutrition.
7. Maçã
Seu conteúdo de pectina, fibra vegetal solúvel, promove a digestão e evita a fermentação intestinal. Também pode ajudar a reduzir a constipação e a controlar o colesterol ruim ou o LDL. As maçãs com casca ajudam a manter a saúde do trato digestivo.
8. Iogurte
Seu conteúdo probiótico faz com que este seja um dos alimentos que mais favorecem a digestão. Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias e leveduras, presentes nos alimentos. Estes fortalecem o sistema imunológico e ajudam a preservar a saúde da flora intestinal. E são úteis para manter um bom trânsito intestinal.
9. Abacaxi
Conforme explicado pela Biblioteca Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o abacaxi contém bromelaína, uma enzima que ajuda a quebrar proteínas difíceis de digerir. O abacaxi também é usado para combater condições intestinais, inchaço e úlceras.
Você também pode estar interessado: Melhore sua digestão e alivie a inflamação com esta vitamina de mamão e leite de amêndoas
10. Gengibre para normalizar a digestão
Esta raiz aromática é um excelente estimulante digestivo. Estimula a liberação de enzimas pelo pâncreas, ajudando a tornar a digestão mais leve e sem acidez. Outra de suas principais propriedades consiste em ser antibacteriano.
Evita alterações da flora intestinal, reduz a diarreia e melhora a evacuação. Em infusão, previne a dispepsia (digestão lenta e trabalhosa).
Uma dieta variada e equilibrada para normalizar a digestão
Finalmente, lembre-se de que cada pessoa tem uma tolerância diferente, por isso é melhor experimentar os alimentos mencionados e se avaliar cuidadosamente para descobrir qual deles é melhor para você, e qual não é. Lembre-se de que evitar alimentos ultraprocessados e gorduras trans contribuirá para uma melhor digestão.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lopez Minguez J., Gómez Abellán P., Garaulet M., Timing of breakfast, lunch and dinner. Effects on obesity and metabolic risk. Nutrients, 2019.
- Anselmo RJ., Viora SS., Ojeda PA., Lausada LI., Efecto antagónico del kefir sobre endosporas y células vegetativas de Bacillus Cereus y Clostridium Perfringens. Información Tecnológica, 2010. 21 (4): 131-138.
- Ben Salem M., Affes H., Ksouda K., Dhouibi R., et al., Pharmacological studies of artichoke leaf extract and their health benefits. Plant Foods Hum Nutr, 2015. 70 (4): 441-53.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.