10 alimentos que ajudam a ir ao banheiro

As causas mais comuns da prisão de ventre são o estresse, uma dieta com poucas fibras e o sedentarismo. Você pode evitar este problema consumindo certos alimentos.

A prisão de ventre é o atraso do esvaziamento intestinal que se manifesta quando o paciente passa dois ou mais dias sem evacuar, salvo algumas poucas fezes duras. Suas causas mais comuns são o estresse, uma dieta com poucas fibras e o sedentarismo. Para curá-lo, podemos consumir alguns alimentos que ajudam a ir ao banheiro.

Alimentos que ajudam a ir ao banheiro

1. Banana

Bananas

O teor de fibras desta fruta faz com que a digestão seja muito mais fácil. Comer uma banana por dia fará com que seus eletrólitos se regenerem graças ao alto índice de potássio que ela possui. Este laxante natural contém um composto chamado fruto-oligossacarídeo, que ajuda a formar bactérias benéficas em seu trato intestinal.

2. Frutas silvestres

O poder antioxidante destas frutas faz com que a evacuação seja mais fácil pois promove o trânsito intestinal. Se você deseja limpar seu cólon de maneira saudável, coma diariamente algum dos tipos de fruta silvestre: mirtilos, morangos, framboesas, amoras, goji berry, cereja, etc.

3. Plantago

Plantago

Esta erva originária da Índia tem muitas fibras entre seus componentes e ajuda a limpar o intestino e o cólon, o que permite ir ao banheiro corretamente. Sua capacidade para absorver água estimula o trânsito intestinal.

4. Cebola

Além de ser um condimento maravilhoso para a maioria das receitas, é um laxante natural muito eficaz. Se você a comer crua, ela ajudará a ativar a secreção de sucos gástricos e favorecerá a saúde da flora intestinal. Além disso, tem o benefício de conter um componente chamado quinina, que estimula o metabolismo do fígado, da vesícula, o estômago e o pâncreas.

5. Alho

Cabeça de alho

Um único dente de alho contém alicina e selênio suficientes para limpar o fígado de maneira natural, ativando suas enzimas e colaborando com a expulsão de toxinas do organismo.

Basta acrescentar um alho picado ou cozido a qualquer prato para colaborar com a desintoxicação do corpo. Além disso, o alho também contém propriedades especiais que o transformam em um ótimo protetor contra o câncer de estômago.

6. Limão

Esta fruta é utilizada para curar diversas doenças comuns. Alivia a prisão de ventre graças à sua riqueza em ácido cítrico, que lhe permite estimular a digestão e eliminar anos de acúmulo de substâncias tóxicas no cólon.

Pode ser preparado da seguinte maneira:

Você vai precisar do suco de ½ limão, uma xícara de água morna, uma pitada de sal e uma colher de sopa de mel (20 g). Basta espremer o suco de limão e misturá-lo com a água. Por último, acrescente o sal, o mel, e beba imediatamente.

7. Alcaçuz

Alcaçuz como laxante natural

O alcaçuz, especialmente o extrato da sua raiz, é usado há milhares de anos como condimento para alguns pratos, enquanto na medicina alternativa sempre foi usado como laxante.

Beber uma xícara de chá de alcaçuz ajudará a facilitar a digestão e expulsar as fezes com muito mais facilidade, já que estimula a função renal, regula a digestão e promove uma ação protetora do fígado.

8. Pera

Uma fruta deliciosa e maravilhosa para aliviar a prisão de ventre é a pera. Sua riqueza em fibras lhe dá o poder de desobstruir o intestino e limpá-lo de forma simples. Contém pectina, uma substância que regula os movimentos intestinais e a depuração do organismo.

9. Tomate

Tomates vermelhos

O número um das saladas também é um dos alimentos que ajudam a ir ao banheiro com regularidade. Os especialistas recomendam comê-lo cru em jejum, seja inteiro ou na forma de suco. No entanto, existe uma receita para aproveitar sua eficácia como laxante.

São necessários dois tomates, um quarto de litro de água e uma colher de sopa de açúcar (15 g). Comece descascando e cortando os tomates em pedaços médios. Em seguida, coloque o açúcar e cozinhe junto com a água durante 45 minutos, mexendo frequentemente.

Quando retirar do fogo, deixe repousar por 15 minutos. Coloque a mistura na geladeira durante toda a noite e beba na manhã seguinte.

10. Aveia

Este cereal é famoso pela quantidade de fibras, minerais, carboidratos saudáveis e vitaminas que contém. Ajuda a combater o sobrepeso, os problemas digestivos como a prisão de ventre, e a reduzir o colesterol.

Para aliviar a prisão de ventre misture três colheres de flocos de aveia (30 g) com um copo de suco de laranja (200 ml) e 250 ml de iogurte líquido ou leite. Você também pode acrescentar aveia em suas vitaminas.

Pronto para incluir estes alimentos que ajudam a ir ao banheiro em sua dieta e acabar com a prisão de ventre de uma vez por todas?

Recomendados para você