10 alimentos que ajudam a dormir melhor

· 1 de agosto de 2015
Sabia que a banana ajuda a dormir? Ao estimular a melatonina e a serotonina, melhoramos a qualidade de sono, e seus conteúdos de magnésio e potássio atuam como relaxantes musculares e nervosos.

Dormir bem é um hábito que todas as pessoas deveriam ter, já que é chave para manter uma boa saúde, tanto física quanto mental.

Uma boa qualidade de sono nos ajuda a sentir renovados, e também é fundamental para que o organismo realize diferentes funções. Entretanto, muitas pessoas têm problemas na hora de dormir.

Este problema é bastante comum hoje em dia, já que as múltiplas tarefas diárias e o uso de tecnologia têm alterado o sono de diferentes formas. 

Para se ter uma boa qualidade de sono é muito importante organizar o horário para dormir e ter um lugar adequado para fazê-lo.

Os especialistas recomendam tirar do quarto todo tipo de dispositivos tecnológicos que possam alterar, de alguma forma, o sono.

Além disso, é também importante manter uma dieta saudável, evitando ingerir alimentos irritantes antes de ir para a cama.

Diversos estudos mostraram que alguns alimentos podem ajudar a dormir melhor, já que possuem propriedades que atuam sobre o sistema nervoso.

Estas propriedades estimulam a liberação de substâncias químicas como a melatonina e a serotonina, que estão relacionadas com o relaxamento e melhor qualidade do sono.

Você sabe que alimentos consumir para dormir melhor?

Aveia

Ainda que, frequentemente, seja recomendado consumir a aveia no café da manhã, também pode ser consumida em outros momentos do dia, inclusive no final da tarde ou no começo da noite.

Este alimento é muito saudável para o sistema cardiovascular e pode ser benéfica para as pessoas com diabetes. Ingerir a aveia duas ou três horas antes de ir dormir pode ajudar a relaxar o corpo e conciliar o sono, já que estimula a produção de melatonina.

Isso também pode interessar você: Perca peso de forma eficaz com a dieta da aveia

Amêndoas

amêndoas para dormir melhor

Um punhado de amêndoas pode ajudar você a dormir tranquilamente sem interrupções. Isto se deve ao fato de que as amêndoas contêm triptofano e magnésio, duas substâncias capazes de induzir o sono.

Mel

Acrescentar mel no leite ou ao chá pode contribuir para uma boa noite de sono. O mel contém glicose, a qual indica ao cérebro que ele deve diminuir a função de orexina, um neurotransmissor que está diretamente relacionado com a vigília.

Pão integral

O pão integral possui as vitaminas B1 e B6 dos cereais. Você pode untar mel nele para que ajude com que o triptofano viaje até o cérebro, onde vai se converter em serotonina e melhorar a qualidade de sono.

Cerejas

cerejas para dormir melhor

Uma das melhores formas de melhorar o sono e evitar acordar durante a noite é através do consumo de melatonina. As cerejas, da mesma forma que a aveia e as nozes, são fontes naturais de melatonina e podem ajudar a melhorar o sono.

Chá de ervas

O consumo de chá de ervas pode ser uma das melhores escolhas para melhorar o sono e descansar adequadamente.

Chás, como o de camomila, cidreira, lavanda, maracujá, tília, limão, entre outros, possuem propriedades relaxantes e sedativas. Certamente ajudarão você a descansar melhor e a ter uma perfeita noite de sono.

Não deixe de ler: Os 5 melhores chás para dormir tranquilamente

Chocolate preto para dormir melhor

O chocolate preto pode ser consumido tanto durante o dia quanto à noite. Este delicioso alimento é tão bom que nos ajuda a melhorar o sono, já que estimula a produção de serotonina.

A serotonina é um hormônio conhecido por sua capacidade de relaxar o corpo e a mente.

Bananas

Bananas para dormir melhor

As bananas atuam como um comprimido para dormir. Este superalimento, além de ser rico em nutrientes, estimula a melatonina e a serotonina melhorando assim a qualidade de sono.

Uma banana antes de dormir proporciona ao organismo uma boa dose de magnésio e potássio. Estas substâncias atuam como relaxantes musculares e nervosos, o que é a chave para um sono reparador.

Leite quente antes de dormir

Certamente, alguma vez em sua vida você já consumiu uma boa caneca de leite quente antes de dormir.

Além de delicioso, também nos ajuda a ter uma melhor noite de sono graças aos conteúdos de triptofano. Este aminoácido é essencial para a produção de melatonina e serotonina, neurotransmissores que participam do ciclo do sono.

Frango

O frango é outro dos alimentos com o aminoácido triptofano. Para aumentar seus efeitos, recomendamos consumir junto com uma porção de pão integral, no lanche da tarde.

Gostou das nossas dicas? Sendo assim, leia os próximos artigos com mais sugestões para o seu bem-estar.

Vera, A. (2010). Dormir Bien. Consejo Editorial de Educación Pública Del Royal College of Psychiatrists. https://doi.org/10.1517/13543784.7.5.803