Yoga facial: a nova tendência para parecer mais jovem

O yoga facial ajuda a tonificar os músculos do rosto. Além de combater as rugas, ele melhora a circulação e elimina toxinas. Seus variados benefícios podem ser aproveitados à noite, depois de terminada a rotina diária. Te contaremos tudo a seguir.
Yoga facial: a nova tendência para parecer mais jovem

Última atualização: 09 maio, 2022

O yoga facial consiste em uma série de exercícios utilizados para tonificar os músculos da face, revertendo ou prevenindo as consequências do envelhecimento. Nesse sentido, são realizadas massagens e alongamentos focados nos músculos envolvidos nas expressões e movimentos do rosto.

A idade de trinta anos é a ideal para começar o yoga facial, pois nesse momento os músculos não estão enfraquecidos e reagem mais rápido. Mas claro que ele sempre nos trará benefícios em qualquer idade, pois nunca é tarde demais para começar atividades físicas.

Benefícios de praticar yoga facial

Com o passar do tempo, os tecidos perdem flexibilidade devido à diminuição do colágeno. Isso faz com que a pele e os músculos cedam e apresentem um aspecto flácido, com rugas. Existem várias maneiras de prevenir ou combater essa situação, e uma delas é o exercício.

Assim como no restante do corpo, se os músculos da face não forem exercitados, eles também perdem força e tônus. Para isso temos a opção da yoga facial. Vejamos quais são os benefícios derivados de sua prática:

Combate a flacidez

Realizar uma rotina de exercícios de yoga facial diariamente ativará os músculos do rosto. Isso irá manter o tônus e a firmeza muscular, além de melhorar a aparência da pele.

Por outro lado, a falta de hidratação provoca a deterioração da flexibilidade. No entanto, a yoga pode ajudar os hidratantes a serem absorvidos com mais eficiência, com todos os benefícios que os acompanham.

Oferece flexibilidade

A pele seca é um possível sinal de doenças. E se ela estiver flácida, terá predisposição ao aparecimento de rugas. Pelo contrário, quanto mais flexível for a pele, mais suave ela ficará, retardando o aparecimento ou a percepção dos sinais de envelhecimento.

Na medida em que o yoga facial mantém a flexibilidade da pele, as rugas não são apenas atenuadas, mas até reduzidas. A questão é que essa prática nos ajuda a nos libertar do estresse acumulado e que pode ser percebido no rosto.

Mulher fazendo yoga facial na frente de um espelho.
Os exercícios para o rosto são ideais aos 30 anos, quando a pele é capaz de reagir da melhor forma.

Fortalece os músculos

Músculos fracos e uma pele pouco lisa são uma combinação difícil de dissociar. Mas o oposto também é verdadeiro: músculos firmes estão associados a uma pele firme e elástica. Com o yoga facial, os músculos do rosto são trabalhados para que a pele permaneça no lugar. Sem flacidez, sulcos ou gordura.

Estimula a circulação facial

A maioria dos benefícios que mencionamos se deve a um fato fundamental: o yoga facial melhora a circulação sanguínea no rosto. Isso se traduz em vários benefícios relacionados ao fato de os tecidos serem melhor oxigenados, além de uma melhor eliminação das toxinas.

Também pode te interessar: 5 ótimas dicas de yoga para a ansiedade

Exercícios de yoga facial

Existe uma variedade de exercícios de yoga facial que concentram o trabalho em áreas específicas para firmar a pele e os músculos do rosto e até do pescoço. O ideal é que você deve realize essa rotina na frente de um espelho e usando roupas confortáveis. Vamos começar:

Fortalecimento do pescoço

Fique em pé, olhando para frente. Vire a cabeça para a direita, nem muito rápido nem muito devagar. Quando o queixo estiver alinhado com o ombro, incline a cabeça levemente para trás e segure por dez segundos. Retorne à posição inicial e agora o movimento deve ser para a esquerda. Faça isso quatro vezes para cada lado.

Outro exercício que você pode fazer para a mandíbula, mas que contribui para tonificar o pescoço, é o seguinte: olhando para frente, coloque a ponta dos dedos na parte superior do pescoço ou abaixo das orelhas, que é a mesma coisa. Ao deslizar os dedos para baixo, incline a cabeça para trás.

Esses exercícios ajudam a levantar e tonificar os músculos, enquanto firmam a pele do pescoço, ajudando a diminuir as rugas que se formam com o tempo e a flacidez.

Contorno facial

O contorno facial abrange a área do queixo, que às vezes se torna uma papada. Para exercitar o contorno facial, deve-se trabalhar especialmente a parte da mandíbula onde sentimos a pressão ao morder.

Para começar, belisque suavemente a pele sob o queixo usando os dedos polegar, indicador e médio. Isso é feito com as duas mãos, pressionando primeiro um pouco e depois puxando para fora. Repita três vezes.

Outro exercício para esta área é feito com os polegares, pressionando e deslizando-os ao longo da mandíbula, das orelhas ao queixo. Repita três vezes também. Esses são exercícios que ajudam a liberar a tensão provocada pelo estresse e pela fadiga.

Tonificar as maçãs do rosto

Quando a pele das maçãs do rosto fica flácida, ela tende a marcar as linhas conhecidas como rugas ou dobras nasolabiais. O exercício Para firmar as maçãs do rosto consiste em inflar as bochechas com ar, bater várias vezes com as pontas dos dedos e depois soltar o ar suavemente, contando até dez.

Contorno dos olhos

A região ao redor da órbita ocular é uma das áreas do rosto onde as rugas são mais visíveis, especialmente os chamados pés de galinha. No entanto, existem vários exercícios de yoga facial para ajudar na redução das linhas de expressão nos olhos.

Um desses exercícios consiste em exercer pressão sobre o contorno do globo ocular, fazendo um contorno parecido aos de óculos com o dedo indicador e o polegar de cada mão. Com isso, aperte a pele enquanto pisca cerca de dez vezes. A pressão é então liberada e repetida mais três vezes.

Um exercício mais focado nos pés de galinha consiste em colocar as pontas dos dedos (indicador e médio) nas têmporas, movendo-as em direção às orelhas enquanto abre bem a boca.

Exercícios no rosto para rugas.
A redução das linhas de expressão vem do fortalecimento dos músculos faciais.

Reduz as linhas de expressão

Seja nas bochechas, no queixo ou nos cantos dos lábios, outras linhas de expressão no rosto também podem ser corrigidas, atenuadas ou prevenidas com um pouco de yoga facial.

Para isso você pode realizar o seguinte exercício: com o lábio inferior para dentro, cobrindo os dentes inferiores, posicione a boca como se estivesse desenhando um O. Agora tente sorrir. Repita isso várias vezes. Uma variação do mesmo exercício consiste em colocar as pontas dos dedos no queixo e tentar mover a mandíbula de cima para baixo, depois inclinar a cabeça para trás.

Exercícios de relaxamento

Para terminar sua rotina diária de yoga facial, faça uma massagem de relaxamento. Use as pontas dos dedos para massagear o rosto, pressionando suavemente em círculos do maxilar inferior até a nuca.

Em seguida, dê leves batidinhas no rosto com a ponta dos dedos. Esfregue as palmas das mãos e, quando elas estiverem quentes, coloque-as sobre os olhos fechados com uma leve pressão. Tudo isso deve ser acompanhado de inspirações profundas.

O yoga facial é exercício para prevenir o envelhecimento

O esporte é uma prática comum para tonificar o corpo, mas não devemos esquecer os músculos do rosto. O yoga facial proporciona vários benefícios: ajuda a dar flexibilidade à pele e tonifica, combate as rugas, melhora a circulação e elimina toxinas.

O melhor é que ele pode ser feito de forma muito simples, e leva apenas alguns minutos por dia. Embora possa ser feito por pessoas de todas as idades, é recomendável iniciar a prática antes dos 30 anos para obter melhores resultados.

O momento ideal é no final do dia, para nos ajudar a relaxar do estresse cotidiano. Finalmente, não se esqueça que no yoga facial e em tudo que você faz, o segredo do sucesso é a perseverança.

This might interest you...
8 dicas para eliminar a flacidez em pouco tempo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 dicas para eliminar a flacidez em pouco tempo

Este é um problema que cedo ou tarde acaba afetando a todos nós. Se você quer combatê-lo, siga estas dicas para eliminar a flacidez.



  • Bordon D. Facial Yoga Plan: Belleza Natural. Washingotn: Amazon Digital Services, 2017.
  • Franco M, Olivares E, Pérez N. Terapia regenerativa con plasma rico en plaquetas para el rejuvenecimiento facial. Medisan; 2015, 19(11): 1353-58.
  • Ward, Lesley, et al. “Establishing key components of yoga interventions for musculoskeletal conditions: a Delphi survey.” BMC complementary and alternative medicine 14.1 (2014): 196.
  • Escobar Zurita, Eileen Rosa, et al. “Utilización de yoga como terapia alternativa en el tratamiento del estrés, mitos y realidades.” Revista Cubana de Medicina Militar 48.4 (2019).
  • Mancilla M. Cosmetología y patologías de la piel. Bogotá: Fundación Universitaria del Área Andina, 2017.
  • Saparrowe L, Walden P. El libro del yoga y de la salud para la mujer: Guía para el bienestar físico y mental. Madrid: EDSAF, 2007.