Como preparar um xarope caseiro para curar a constipação rapidamente
Saiba como curar a constipação, uma das doenças digestivas mais comuns na população. Ela ocorre por mudanças nos hábitos intestinais, o que gera dificuldades para evacuar fezes normalmente.
Aqueles que sofrem com isso têm que fazer mais esforços para evacuar e, na maioria das vezes, levam três ou mais dias para sentir a necessidade de ir ao banheiro.
Junto com a incapacidade de eliminar as fezes, surgem dores abdominais, acumulação de gases e uma forte sensação de peso.
Além disso, devido às toxinas que são mantidas no cólon, em muitos casos há complicações que devem ser abordadas pelo médico.
Por isso, é essencial adotar hábitos que ajudem a estimular os movimentos intestinais, especialmente quando a condição está nos estágios iniciais.
Para este fim, gostaríamos de compartilhar um xarope caseiro à base de ameixa que, graças ao seu alto teor de fibra, ajuda a curar a constipação.
Não deixe de experimentar!
Xarope de ameixa caseiro para curar a constipação
O xarope caseiro para o tratamento da constipação é um remédio alternativo que ajuda a estimular o movimento do intestino para facilitar a eliminação de fezes duras e secas e curar a constipação.
É obtido a partir da combinação de ameixas com suco de limão, dois ingredientes ricos em fibras e compostos anti-inflamatórios.
Suas propriedades laxantes atuam como “agentes” de limpeza do cólon, removendo o lixo retido dentro do corpo sem alterar o pH da flora bacteriana.
Benefícios das ameixas
As ameixas vêm da árvore de Prunus, uma espécie da família Rosaceae. A fruta é caracterizada por ter um interior carnudo com uma semente que envolve um endocarpo lenhoso.
Durante anos, elas se destacaram como um dos melhores remédios contra a constipação e a digestão lenta, não só porque promovem a evacuação intestinal, mas também porque reduzem a inflamação e o excesso de acidez.
- Elas contêm grandes quantidades de fibra dietética, um nutriente que ajuda a facilitar a eliminação das fezes.
- Esta substância também diminui a acumulação de colesterol ruim (LDL) e a ansiedade por comida.
- Embora sejam pobres em calorias, são um alimento muito enérgico, uma vez que contêm açúcares naturais que são usados como combustível para as células.
- É um alimento probiótico, isto é, beneficia a flora intestinal servindo como alimento para bactérias saudáveis.
- Além disso, graças às suas contribuições de minerais essenciais , elas são ideais para combater desequilíbrios inflamatórios e a retenção de líquidos, além de curar a constipação.
Como preparar este xarope caseiro para curar a constipação?
Preparar um xarope caseiro para curar a constipação tem várias vantagens:
- É mais econômico do que muitos laxantes comerciais.
- Não contém substâncias químicas agressivas.
- Não causa efeitos colaterais indesejados.
- Pode ser tomado várias vezes por semana.
- Fornece uma energia extra e nutrientes para o corpo.
Por esta razão, compartilharemos detalhadamente a receita simples para que você não hesite em experimentá-la.
Ingredientes
- 10 ameixas
- O suco de um limão
- ½ copo de água (100 ml)
Utensílios
- Liquidificador
- Frasco de vidro com tampa
Preparação
- Adicione as ameixas no copo do liquidificador e adicione o suco de um limão e meio copo de água.
- Processe os ingredientes por 2 ou 3 minutos, certificando-se de que estão bem misturados.
- Depois de obter um produto homogêneo e grosso, guarde-o em uma jarra de vidro com tampa e refrigere.
Modo de consumo
- Se você estiver passando por um período de constipação pontual, consuma 3 colheres de sopa de xarope antes do café da manhã, 3 colheres de sopa no meio da manhã e 2 colheres de sopa à tarde.
- Se a constipação for crônica, consuma doses mais elevadas até que a função intestinal normal seja restaurada.
- Para evitar a constipação, tome 2 ou 3 colheres de sopa por dia.
Importante!
Tenha em mente que, além de consumir esse remédio natural, você deve revisar seus hábitos alimentares para eliminar os produtos que possam influenciar o aparecimento da constipação:
- Farinha refinada
- Açúcar
- Carnes ricas em gordura
- Frituras e conservas
- Alimentos ricos em sódio
Além disso, procure aumentar o consumo de água e alimentos com fibras, uma vez que ambos são determinantes para manter um ótimo funcionamento intestinal.
Se a condição for persistente, mesmo aplicando essas dicas, consulte o médico para determinar se é devido a uma doença que exige um maior cuidado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Escudero Álvarez, E., & González Sánchez, P.. (2006). La fibra dietética. Nutrición Hospitalaria, 21(Supl. 2), 61-72. Recuperado en 10 de enero de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112006000500007&lng=es&tlng=es.
- Sturtzel, B., & Elmadfa, I. (2008). Intervention with dietary fiber to treat constipation and reduce laxative use in residents of nursing homes. Annals of Nutrition and Metabolism. https://doi.org/10.1159/000115351
- Haniadka, R., Saldanha, E., Sunita, V., Palatty, P. L., Fayad, R., & Baliga, M. S. (2013). A review of the gastroprotective effects of ginger (Zingiber officinale Roscoe). Food and Function. https://doi.org/10.1039/c3fo30337c
- Rao, S. S. C. (2011). Biofeedback therapy for constipation in adults. Best Practice and Research: Clinical Gastroenterology. https://doi.org/10.1016/j.bpg.2011.01.004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.