Dor abdominal do lado esquerdo: o que pode ser?

· 8 de março de 2015
Na maioria das vezes, as dores abdominais costumam ser fruto do acúmulo de gases. No entanto, se a dor for muito aguda, pode ser uma condição mais grave.

A dor abdominal do lado esquerdo pode surgir em decorrência de muitos fatores diferentes, já que estão localizados nessa região vários órgãos do corpo humano.

Além disso, ela também pode ocorrer devido a alterações em estruturas localizadas longe do abdômen.

As mulheres têm uma chance maior de sofrer com dores no lado esquerdo da região abdominal. Isso porque possuem mais órgãos nessa área do que os homens.

Órgãos no lado esquerdo da região abdominal

Na parte superior estão o baço, parte do intestino, parte do pâncreas, parte do estômago, o rim esquerdo, parte do fígado, além de pele, músculos e costelas que cobrem todos esses órgãos.

A saber, o coração fica localizado logo acima dessa região.

Na parte inferior ficam as continuações dos órgãos mencionados na parte superior, além do ureter esquerdo, o cólon sigmoide (parte inferior do intestino grosso), parte da bexiga, nervos, vasos sanguíneos grandes.

Nas mulheres, portanto, ainda há a trompa esquerda e o ovário.

Possíveis causas da dor abdominal do lado esquerdo

1. Diverticulite

É a causa mais comum de dor abdominal do lado esquerdo. A diverticulite causa uma dor crônica e ocorre quando pequenas bolsas existentes no cólon estão infectadas.

Sua ocorrência costuma ser maior em mulheres de meia idade e é ainda mais comum após os 60 anos.

dor abdominal do lado esquerdo

2. Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas. Geralmente, causa dor na parte superior esquerda do abdômen, acima da linha do umbigo.

A dor costuma ser intensa e começa de repente, se tornando mais forte com o tempo.

Ela não precisa ser desencadeada por um comportamento ou uma atividade específica. Mas a ingestão de álcool alguns dias antes pode influenciar no surgimento da dor.

3. Cálculo renal

Também conhecido como pedras no rim, o cálculo renal é capaz de causar uma das maiores dores que podemos sentir no organismo.

O acúmulo de minerais pode formar pedras no rim ou no ureter. Isso causa, principalmente, dores no abdômen. Mas essas dores também podem se espalhar para a região lombar e da virilha.

Leia também: Remédios naturais para limpar os rins

4. Obstrução intestinal

No caso de uma obstrução no intestino, a dor costuma ser similar a uma cólica forte que é acompanhada pela distensão abdominal e por eventuais episódios de vômito.

Essa condição também pode causar sons e ruídos desagradáveis provenientes das tentativas de movimentação intestinal.

Nessa mesma categoria, a dor abdominal também pode ocorrer como consequência da prisão de ventre, que causa dificuldade de evacuação, sensação de inchaço abdominal e dificuldade para perder peso.

5. Endometriose

A endometriose ocorre quando as células do endométrio, em vez de serem expelidas quando não há fecundação, se deslocam para o ovário ou para a cavidade abdominal, onde continuam a se multiplicar e sangrar.

Essa doença pode causar dor na parte inferior do abdômen e um pequeno inchaço na região.

É uma condição que afeta milhões de mulheres e é difícil de diagnosticar, já que a dor é geralmente sentida durante a menstruação e pode ser confundida com uma cólica normal.

dor abdominal do lado esquerdo

6. Gravidez ectópica

Quando uma mulher com possibilidades de engravidar sente dor na parte inferior do abdômen, pode-se, portanto, suspeitar de gravidez ectópica.

Trata-se de uma gestação que ocorre fora do útero. Dessa forma, o embrião começa a se desenvolver dentro das trompas de Falópio, tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero.

A gravidez ectópica costuma causar dor forte e aguda, que pode ou não ser acompanhada por sangramento vaginal e sensação de tontura constante.

7. Câncer no pâncreas ou no intestino

O câncer no pâncreas, além de dor abdominal, pode causar perda excessiva de peso, mudança no funcionamento do intestino, icterícia, fezes claras e perda de apetite.

Já o câncer no intestino possui como sintomas principais a constipação crônica, perda de peso, falta de apetite e sensação constante de fraqueza. Além disso, também pode causar dor intensa no abdômen.

8. Outras causas

Outras possíveis causas para a dor abdominal do lado esquerdo podem ser uma infecção no rim ou no baço, hérnia, síndrome do intestino irritado, doença de Crohn, intoxicação alimentar, cisto no ovário, volvo gástrico e até malária.

Por fim, se você estiver sentindo dor intensa nessa região, não ignore os sinais do seu corpo. Procure um médico imediatamente. Pois essa dor pode ser decorrente de várias doenças sérias que podem causar danos significativos ao organismo e à saúde.